sábado, fevereiro 26, 2011
TAREFAS A SEREM
DESENVOLVIDAS PARA A OBSERVAÇÃO
DOMINÂNCIA DA
LATERALIDADE
TAREFAS: DOMINÂNCIA MANUAL
- Enfiar uma agulha grossa, utilizando cordão grosso encerado na ponta;
- Enrolar e desenrolar um carretel;
- Virar páginas de revistas;
- Martelar;
- Girar o trinco da porta;
- Jogo: Posicionar 2 crianças, uma em frente à outra, com uma das mãos às costas e pedir-lhes que agarrem o mais rápido possível, uma bolinha que é colocada entre as duas.
- Jogo de puxar o bastão: uma criança segura um bastão de revezamento pelas 2 extremidades, em atitude em pé semiflexionada; a criança que se quer observar deve puxar com uma das mãos, agarrando o bastão ao meio e tentando deslocar seu adversário; (observar a mão escolhida espontaneamente para a prova de força).
- Arremesso pesado com uma mão: fazer 3 arremessos consecutivos com ambos os lados e comparar os resultados. OBS: se houver contradição entre o arremesso de força e o de precisão, deve-se considerar a dominância genética correspondente ao braço de força.
TAREFAS: DOMINÂNCIA OCULAR
a)
Olhar por um canudo;
b)
Olhar em binóculo fixo;
c)
Olhar em microscópio;
d)
Teste da folha de papel: Material:
uma folha de papel consistente, medindo 15cm x 25cm, com um furo no centro, o
qual deve ter 1cm de diâmetro. APLICAÇÂO: a criança deve ficar com os braços
estendidos, segurando o papel com ambas as mãos e ir aproximando-o, lentamente,
do rosto, para olhar um objeto que o examinador indicar, através da abertura do
papel. Manter ambos os olhos abertos. O professor anota o olho escolhido e
verificar se há constância nas respostas, dá o papel para ser seguro pela mão
contralateral em relação ao olho escolhido e em seguida com a outra mão.
e)
Teste com lápis: O professor se coloca em
frente à criança, a uma distancia de 3 a 5 metros. Pede-se a ela que agarre um
lápis com uma das mãos e tente dirigir a ponta do lápis para o nariz do
professor. Quando ela acatar essa ordem, observa-se que o lápis estará colocado
diante de um dos olhos, o que corresponde ao olho dominante.
TAREFAS: DOMINÂNCIA DO PÉ
- Chutar bola, mínimo 3 chutes;
- Conduzir um objeto com um pé só;
- Cruzar as pernas, (verificar qual a de cima);
- Voltar-se quando chamado, (verificar por qual lado se volta);
- Subir escada, (verificar o pé que inicia a marcha ao subir a escada).
OBS: para o professor
1)
Se a prova de dominância manual confirmar a de
dominância de pé, a dominância assim observada pode ser considerada altamente
verdadeira.
2)
Quando a dominância for homogênea, mão direita –
olho direito, não haverá problema quanto à escolha da mão para a escrita. Igual
para o lado esquerdo.
3)
Se houver discordância entre mão – olho, comunicar
ao psicólogo ou médico as observações realizadas.
4)
Quando a criança tiver dominância do olho direito e
da mão esquerda, preconiza-se o aprendizado da escrita à direita.
Marcadores: Lateralidade
A IMPORTÂNCIA DE OBSERVAR A DOMINÂNCIA DA
LATERALIDADE
È muito importante, o professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
Fundamental, observar qual é o domínio da lateralidade de seus alunos.
Pois assim, terá o cuidado para não impor este ou aquele lado para exercícios
de reforço da lateralidade com as crianças, como: jogos e atividades de expressão
livre, exercícios de manipulação ou coordenação óculo-manual.
Além do mais, o professor terá um conhecimento mais aprofundado do seu aluno,
para ajudá-lo em possíveis dificuldades de aprendizagem e até mesmo informar,
se necessário, a profissionais de outras áreas que atendem o aluno.
Maquete Cidade |
Modelo de ficha de observação para baixar
Marcadores: Lateralidade
CARACTERÍSTICAS QUE APRESENTAM CRIANÇAS
COM LATERALIDADE CRUZADA
Discordância entre mão – olho.
Observou-se que quando há dominância direita ou esquerda perfeita, não há perturbação do esquema corporal e quando a lateralidade é cruzada, os distúrbios psicomotores são evidentes com deformação do esquema corporal.
Características que apresenta a criança com lateralidade cruzada:
Motoras: coordenação motora pobre, fatigabilidade rápida;
Sono: apresenta com frequência, distúrbio de sono;
Aprendizagem: apresenta distúrbio de linguagem, dislalias, linguagem enrolada e rápida;
Na escola: com frequência, o professor tem queixa de falta de atenção;
Sociabilidade: apresenta agressividade;
Emoção: apresentam intranquilidade, sensações de inadequação ou inferioridade;
Outras: são desajeitados, desastrados – deixam cair objetos, caem muito, machucam-se, fraturas, queimaduras e cortes com mais frequência que as outras crianças.
Brincando com massinha de modelar |
Marcadores: Lateralidade
sexta-feira, fevereiro 25, 2011
CORRIDA DOS JORNAIS
- Dividir a turma em 4 colunas, nº iguais;
- Distribuir 2 folhas de jornal para cada participante;
- Ao sinal o 1º de cada coluna, coloca uma folha de jornal no chão e pisa sobre ela, coloca a outra e pisa sobre ela, assim por diante, até chegar ao lugar determinado pelo professor;
- Os seguintes da coluna repetem o que fez o 1º aluno.
CONQUISTAS DAS BANDEIRAS
Material 4 bandeiras de cores diferentes;
Turma
dividida em 4 colunas, formando uma cruz, com a frente para o interior de um
círculo imaginário;
O 1º de cada grupo com uma bandeira na mão,
ao sinal sai correndo ao redor do círculo e entrega ao 2º que repetirá, até que
todos do grupo participam, todos correm no mesmo sentido.
CORRIDA DOS CONES
- Material: 2 arcos, 4
cones; desenhar no chão próximo aos arcos um X e nele colocar os cones;
- Dividir a turma em dois
grupos, formação em colunas;
- Ao sinal o 1º de cada
coluna vai correndo e apanha um a um os cones e coloca dentro do arco, depois
volta ao lugar bate da mão do 2º da coluna, que irá retirar os cones e colocar
no X, assim repete o jogo até todos participarem.
Marcadores: Percepção Espacial
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)