segunda-feira, outubro 04, 2010
HABILIDADE: Coordenação
motora fina - desenvolvimento das extremidades: pulso, mão e dedos
- Enfiar palitos em orifício feito em pote de plástico;
- Atividades que envolvem o rasgar, cortar, colar, enfiar, perfurar, laçar, alinhavar, modelar, montar, pintar - explorando diferentes materiais e texturas.
- Descontração das musculaturas das mãos e dos dedos, deixarem as mãos "moles", balançar (diferentes maneiras).
- Rasgar (papel, plástico, isopor, papelão...), usando todos os dedos / só o polegar e o indicador.
- Confeccionar (colares, pulseiras) com: contas, retroses, bolinhas de argila, canudinhos, etc.
- Perfurar com prego ou perfurador: (papel, plástico, isopor, papelão);
- Fazer o laço dos cadarços de seus sapatos;
- Fazer nós em barbante, arame fino, plástico, tecido;
- Modelar: * simples manuseio de argila, * formar objetos, * usar água como elemento auxiliar no alisar e colar peças ("barbutina"- cola de argila com água), * instrumentos - rolos de massa, palitos, barbante, faca sem fio, colher;
- Colagem com areia, serragem, maravalha - (colorir);
- Fazer montagem com sucata;
Marcadores: Coord. Motora Fina, Motricidade Fina
HABILIDADE: Desenvolvimento da linguagem verbal, gestual e gráfica.
O professor deverá contar e ler muitas histórias e as crianças
participarem EX:
**Contar mostrando as ilustrações
com a participação de comentários pelos alunos;
**As crianças fazem sons, movimentos dos
elementos que a história oferece, dramatizam cenas;
**A criança desenha,
modela a parte que mais achou significativa da história;
**Máscaras: é uma atividade que ajuda a
desinibir crianças tímidas; (fantoches, bonecos de varas);
**Livros, gravuras para as
crianças inventarem histórias;
**Execução de canções
e poesias;
Hora do Conto;
TV – SUCATA: televisão
confeccionada de caixa de papelão, alunos contam o filminho para os colegas.
Essa é uma atividade que os alunos adoram expressar a imaginação, cada um a sua
maneira. No final tem aplausos. É sempre muito divertido todas as vezes que
utilizamos a TV-SUCATA.
Marcadores: Criatividade, Linguagem verbal
DESENVOLVER A LINGUAGEM VERBAL - mais atividades
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:44
Ø
Atividade com o corpo: representar coisas, pessoas, animais - (usando todo o
corpo ou partes).
Ø
Dramatizar: “Eu sou o Sol”. – tronco é o foco de luz e calor; cabeça, pernas e
braços são raios (movimentar se).
Ø
Representar (determinado estado de espírito): bêbado alegre, pessoa forte com
pressa, soldados furiosos, gato com medo... Andar carregando, puxando,
empurrando algo. Arrastar um companheiro ao subir.
Ø
Dramatizar (modo de sentar) lugar confortável ou não: sofá, banco, cadeira,
cavalo, ônibus, trem...
Ø
Personagens se movendo: cachorro que persegue gato; cego que procura atravessar
a rua; etc.
Ø
Mímica: sentir o peso ou a leveza de um objeto; enrolar algo, lançar o laço,
bater clara de ovos.
Ø
Especificar o gesto de: tomar água, vinagre, chimarrão... comer pão,
churrasco...
Ø
Dramatizar sensações: frio, calor, dor, coceira, sono, sede, fome, cansaço... Sensações
psíquicas: alegria, pena, tristeza, raiva, solidão...
Ø
Indicar uma sensação com partes do corpo: mãos alegres, calmas, nervosas,
bravas...
Ø
Improvisações dramáticas individuais ou coletivas – dramatizar cenas
espontâneas.
![]() |
Dramatizações |
Marcadores: Linguagem verbal
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)