sexta-feira, setembro 24, 2010
* Relacionar algo
que está: em cima, atrás, à frente, em baixo, dentro, fora, longe, à direita, a
esquerda, ao lado, entre, etc.
* Distância: longe, perto, aqui, ali, lá, etc.
* Posição: deitado, sentado, de lado, etc.
* Correr livremente e ocupar todo o espaço do pátio - (espaço amplo).
* Correr, andar, pular num espaço determinado - (espaço restrito).
* Andar em passos largos, rápido para frente, para trás, para o lado.
* Arremessar saquinhos de areia para longe, perto, para trás, para frente, para cima e para o lado.
* Olhar tão longe quanto possível.
* Perceber diferentes posições do corpo: deitado, sentado, em pé, de joelhos, de cócoras.
* Correr ora para longe do objeto, ora para perto.
* Distância: longe, perto, aqui, ali, lá, etc.
* Posição: deitado, sentado, de lado, etc.
* Correr livremente e ocupar todo o espaço do pátio - (espaço amplo).
* Correr, andar, pular num espaço determinado - (espaço restrito).
* Andar em passos largos, rápido para frente, para trás, para o lado.
* Arremessar saquinhos de areia para longe, perto, para trás, para frente, para cima e para o lado.
* Olhar tão longe quanto possível.
* Perceber diferentes posições do corpo: deitado, sentado, em pé, de joelhos, de cócoras.
* Correr ora para longe do objeto, ora para perto.
![]() |
Brincando na Sala |
Marcadores: Percepção Espacial
domingo, setembro 12, 2010
- Perceber através das mãos e dos pés que a natureza e os objetos possuem:
a) diferentes texturas: liso, áspero, macio, etc;
b) diferentes consistências: duro, mole;
c) diferentes unidades: úmido, molhado e seco;
d) diferentes temperaturas: quentes, morno, frio, gelado...
e) diferentes pesos: leve, pesado;
- Sentir através do teto diferentes partes do corpo;
- Colecionar objetos da natureza e classificar quanto à forma e aspereza;
- Vendar os olhos e apalpar vários objetos tentando identificá-los;
Marcadores: Percepção Tátil
1. Identificar
o objeto diferente numa coleção;
2. Identificar
os objetos iguais numa coleção;
3. Identificar
os objetos maiores ou menores;
4. Reconhecer
e juntar objetos misturados de várias cores e formas; (botões, tampas...);
5. Identificar
entre objetos: iguais, diferentes, maior, menor, cores, alto, baixo;
6. Desenhar
o que falta para completar a figura (detalhes);
7. Fechar
os olhos e tentar enumerar o que viu;
8. Formar
fila do mais alto para o mais baixo, depois inverter a situação;
9. Perceber
as dimensões: grande/pequeno, fino/grosso, maior/menor/igual, curto/comprido,
alto/baixo, muito/pouco, mais/menos, coleção/unidade;
Observar um colega e desenhar;
Marcadores: Percepção Visual
- Identificar, nomear, comparar e diferenciar ruído e sons não vocais e localizar suas fontes;
- Sons produzidos por madeiras, metal, borracha, papel, plástico, sólidos;
- Teste de sons graves e agudos, (batidas, apitos);
- Apitos - palmas - batidas de lápis, sineta, tambor;
- Ouvir a voz de um colega e de olhos fechados identificá-lo;
- Andar em direção a um som de apito ou sineta;
- Citar os ruídos ouvidos de fora e nomeá-los;
- Explorar sons do corpo;
Marcadores: Percepção Auditiva
segunda-feira, agosto 02, 2010
Marcadores: Assuntos Complementares
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)