sábado, maio 27, 2017
POSIÇÃO
NO ESPAÇO
**Pode ser definida como percepção da relação no
espaço de um objeto em relação ao observador.
ATIVIDADES de Posição no Espaço:
Os exercícios para imagem corporal, conceito
corporal e esquema corporal bem como as sugestões abaixo contribuem para o
desenvolvimento da percepção no espaço e Relação Espacial.
Atividades de relação corpo-objeto, subir em
cadeira, pular sobre blocos, engatinhar embaixo da mesa, caminhar ao redor da
mesa, etc.
Direcionalidade:
é
necessário estabilizar a orientação de direita e esquerda para perceber
a posição no espaço e a relação espacial, corretamente.
Diferenciar a posição dos objetos-esquerda e
direita, em relação a outra criança.
Marcadores: Educação Especial
sexta-feira, maio 26, 2017
CONSTÂNCIA
PERCEPTUAL
** É a habilidade para perceber que um objeto possui
propriedades inalteradas tais como: forma, posição e tamanho.
TREINAMENTO DE CONSTÂNCIA PERCEPTUAL
Tem a finalidade de ajudar a criança a discriminar
tamanho, forma e cor. Também ajuda-os a reconhecer tridimensional objetos
desenhados em plano bidimensional e vice-versa.
“Satisfaça
o desejo de ser reconhecido da criança.
O
homem possui cinco desejos fundamentais, a saber: ser amado, ser reconhecido,
ser elogiado, ser útil e ser livre.
Quando
o filho faz algo bom,
é
preciso que os pais o elogiem sem falta.”
(Masaharu
Taniguchi)
Marcadores: Educação Especial
quinta-feira, maio 25, 2017
PERCEPÇÃO
FIGURA-FUNDO
** É a habilidade para perceber estímulos
relevantes. Esta habilidade é essencial para atenção e também para
aprendizagem.
TREINAMENTO DA FIGURA-FUNDO
Deve ser um aumento de habilidade da criança, para
mudar a atenção concentrada em um estímulo relevante ignorando o estímulo
irrelevante.
As atividades da vida diária, discriminativas e
classificação, são ótimas para treinamento.
VEJA MAIS SOBRE FIGURA-FUNDO NOS LINKS ABAIXO:
Marcadores: Educação Especial
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)