quinta-feira, outubro 23, 2014
IDENTIDADE
Os adolescentes integram o que ganharam nos
estágios anteriores em um senso duradouro de identidade; desenvolvem um
entendimento de seu lugar na sociedade e formam expectativas para o futuro.
Eles necessitam de respeito por sua
independência emergente. As crianças que não tiveram suas necessidades satisfeitas
neste e em estágios anteriores tendem a sentir-se confusas sobre quem são e onde
desejam chegar.
Psicólogo
Erik Erikson
Marcadores: Desenvolvimento da Criança
quarta-feira, setembro 24, 2014
Professor aproveite o seu dia e faça o Teste do F I B
(Felicidade Interna Bruta) - seja sincero ao responder as questões e você saberá como anda a sua vida (FELICIDADE).
Marcadores: Datas Comemorativas
sábado, junho 14, 2014
BUSCA-PÉ
*** As crianças ficam em círculo e uma é escolhida para permanecer no centro, segurando uma corda (cordel) em cuja extremidade prende-se um peso (saquinho de areia) que será o busca-pé. Ao início do jogo, a criança do centro deve girar a corda junto aos pés dos participantes que devem pular não deixando que o busca-pé o toque.
*** A criança que deixar o busca-pé pegá-la, é afastada do jogo. O jogo terminará quando só restar uma criança no círculo, a que será a vencedora.
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sexta-feira, junho 13, 2014
Atar o lenço do Caipira
Desenvolve: agilidade, coordenação motora
fina/ampla e orientação espacial.
** Uma cadeira e um lenço colorido para cada equipe. Como para o "Revezamento simples em coluna". ** Sobre a linha de retorno e bem em frente a cada equipe, coloca-se uma cadeira, à qual se amarra, com um lado frouxo, uma fita.
** Devendo cada jogador ir até a cadeira, desatar o laço (ou atá-lo, conforme o caso), deixando a fita sobra o assento, antes de voltar para bater na mão do seguinte. A fita é hora atada ou desatada pelos componentes de cada equipe.
**Constituem faltas, que acarretam a partida, perda de um ponto, além das indicadas pelo revezamento simples: deixar de atar (ou desatar) a fita; dar um laço que não se mantenha firme, até o jogador seguinte chegar à cadeira.
* A fita, depois de desamarrada, não é deixada na cadeira, mas trazida na mão e entregue ao jogador seguinte.
* Atrás de cada partido e a 3 m do último jogador, fica outra cadeira. Cada criança corre para o lugar onde a fita está amarrada, desata-a e leva-a para o lado oposto, deixando-a presa em outra cadeira.
* Em variante encontrada no Coréia, cada criança tem uma flor de papel, com barbantes dos lados. Ao chegar a sua vez, amarra a flor numa estaca, a qual, findo o jogo, está coberta de flores.
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CAIPIRA DO CONTRÁRIO
## Uma criança é escolhida no grupo. Ela ordena para as demais:
"- Andem para frente". – “Pular para o lado”. – “Correr pra trás”. – “Sentar”. (...)
## E elas deverão andar para traz, executando as ordens sempre ao contrário.
## As crianças que forem errando irão saindo da brincadeira.
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Onde está o pandeiro
Material:
Um pandeiro e uma venda de pano.
Desenvolve:
Percepção Auditiva.
Preparação:
** As crianças formam
uma roda, sendo uma destacada para ir ao centro e ter os olhos vendados.
** Para iniciar o jogo, a professora entrega o pandeiro, sem fazer ruído, a uma das crianças da roda. Esta passa a agitá-lo, enquanto a do centro, guiada apenas por tal som, deve descobrir o colega que tem o pandeiro. Se acertar recebe palmas e escolhe um companheiro para substituí-la na repetição do jogo.
OBS:
No caso de demonstrar dificuldade, a professora, habilmente, procurará
ajudá-la, com pistas.** Para iniciar o jogo, a professora entrega o pandeiro, sem fazer ruído, a uma das crianças da roda. Esta passa a agitá-lo, enquanto a do centro, guiada apenas por tal som, deve descobrir o colega que tem o pandeiro. Se acertar recebe palmas e escolhe um companheiro para substituí-la na repetição do jogo.
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