domingo, junho 10, 2012

RODAS CANTADAS – JUNINAS


Brinquedos cantados que desenvolvem:
- Dramatização com música;
- Esquema Corporal;
- Lateralidade;
- Oralidade;

SÃO JOÃO
LETRA: Obs: Utilizo a melodia - "Requebra  Requebradinho" para cantar esta música.

Batam palmas, digam: Viva!
Batam com seus pés no chão.
//:Pra dançar balão faceiro não precisa bojo não.://
Sobe, sobe balãozinho,
Sobe bem devagarinho.
//:Sem fazer nenhum barulho que São João está dormindo.://

Como Brincar:
* Crianças em duplas, de frente uma para a outra;
* As crianças cantam, dramatizando a música:
Na 3ª frase, os pares juntam-se e dançam;
Na 4ª frase, voltam à formação inicial, simulando a subida de um balão com os braços;
Na última frase, os pares voltam a dançar.
VARIAÇÃO:
A brincadeira poderá ser realizada com balões. Cada criança com um balão atado no braço direito. Assim o educador estará dando ênfase à lateralidade.

CAPELINHA DE MELÃO
LETRA:
1ª Capelinha de melão
     É de São João
     É de cravo é de rosa
     É de manjericão
2ª São João está dormindo
    Não acorda não.

Como Brincar:
* 1ª parte da música - Formação em círculo, grupos de 4 ou 6 crianças com a mão direita encostando no centro do círculo, imitando uma estrela. Cantam a música, girando e ao terminá-lo, recomeçam, colocando o braço esquerdo para dentro.
* 2ª parte da música – As crianças abaixam-se, com direito sobre o ombro do colega e a cabeça apoiada nele.


sexta-feira, junho 08, 2012

BRINCADEIRAS JUNINAS COM LENÇO


Aqui estão três brincadeiras que criei para serem realizadas nas festividades juninas, estas brincadeiras desenvolvem:
*Coordenação Motora Ampla;
*Coordenação Motora Fina;
*Freio Inibitório;
*Lateralidade;
*Percepção Espacial;

VARAL DE LENÇOS DO CAIPIRA
Material:
- um lenço para cada participante (TNT);
- um rolo de barbante;
- um prendedor para cada participante;
Como Brincar:
* Arrume o barbante esticado como um varal, distância de 5m do lugar onde será a linha de saída dos participantes;
* Organize os alunos em uma fileira (lado a lado), as crianças de posse do lenço e prendedor, ao sinal do apito, todos correm para estender o seu lenço no varal. É vencedor o aluno que voltar primeiro a linha de saída.
1ª VARIAÇÃO:
Dividir a turma em dois grupos, em fila indiana, ao sinal o 1º de cada fila corre e estende seu lenço, volta encosta no 2º da fila, que fará o mesmo e assim por diante até todos participarem. É ganhadora a equipe que terminar primeiro.
2ª VARIAÇÃO:
Um lenço para cada equipe, 1º da fila, ao sinal corre e estende o lenço no varal e volta, vai para o final da fila, o 2º corre e recolhe o lenço e entrega par o 3º estender o lenço e assim segue, até todos participarem. A equipe que realizar a tarefa 1º será a vencedora.

PEGAR O LENÇO DO JOÃO
Material:
- Um lenço para cada participante;
Como Brincar:
# Os participantes de posse de um lenço, prende-o no cós da calça; ao sinal do professor, eles tentam pegar o lenço do colega, protegendo o seu;
# No final, quem conseguir pegar mais lenços será o vencedor;
# O professor deverá delimitar o espaço onde poderão brincar. A cada novo inicio da brincadeira delimite um espaço diferente (vale até tal lugar...), assim, trabalhará a noção espacial.
1ª VARIAÇÃO:
Os alunos que ficarem sem o lenço virarão estatuas ou caipiras robôs (imitar os movimentos). Deste modo, você estará dando ênfase ao desenvolvimento do Freio Inibitório.
2ª VARIAÇÃO:
Pega-pega: a maioria das crianças estarão de posse de mais de um lenço, 3 a 4 crianças sem o lenço tentarão tirar o lenço da cintura dos colegas. Sendo que quem for tirado o lenço, se torna PROTETOR e pega na mão de um colega que tem lenço para ajudar a proteger o lenço. A brincadeira termina quando todos os lenços forem tomados pelos pegadores.

LENÇO JUNINO
Material:
- Um lenço;
Como Brincar:
* Participantes em círculo com as mãos para trás em forma de concha;
* Um participante ficará fora do círculo com um lenço na mão;
* Este entregará o lenço para alguém da roda e foge para não ser pego, tentando chegar ao lugar que ficou vago;
* Quem recebeu o lenço tenta pegar o colega que foge; assim continuará a brincadeira até todos participarem.

Sabendo, que o jogo simbólico (faz de conta) faz parte do universo infantil, sempre ao começar uma brincadeira com os meus alunos, tanto da Pré-escola quanto do 2ºAno, crio uma história referente a brincadeira para dar uma pitada de emoção e durante a brincadeira ajo como uma animadora. Sem contar que brinco como se fosse uma das crianças.   


 Imagem e esquema corporal
O esquema corporal desempenha um papel fundamental no aprendizado da leitura e escrita. O aluno poderá apresentar problemas na sua percepção espaço-temporal que caracteriza dificuldades tais como:
*confundir letras (b-d, p-q, n-u) e até mesmo sílabas nas palavras, por exemplo:     (cabelo-calobe), ou ainda apresentar-se desajeitado, descoordenado, lento e com letra feia.
Podendo apresentar também problemas de comportamento tais como mau humor, agressividade, apatia, que são na realidade, reações negativas de suas inseguranças.

Sugestões de conteúdos e atividades:
* Consciência e Educação da Respiração: Podem ser explorados todos os tipos de exercícios respiratórios onde envolvam inspiração, expiração, ritmos, esforço, movimento.
- DOIS TEMPOS DA RESPIRAÇÃO:
#O ar entra: inspiração – mostrar o nariz (respirar);
#O ar sai: expiração – mostrar a boca (respirar);
-INSPIRAÇÃO NASAL:
  • Alterar inspiração nasal = expiração bucal;
  • Inspiração nasal = expiração nasal;
- CONTROLE DO FÔLEGO:
1º Inspirar e soltar o ar: (contínuo); (descontínuo); (gradativo);
2º Inspirar e emitir um som: vogal (contínuo + ou – tempo); (contínuo + ou – com intensidade);
- CONSCIÊNCIA SEGMENTADA E O RELAXAMENTO:
#Silêncio absoluto; ordens = calmas, meia-voz, lentidão, pausadas:
·       Decúbito dorsal (costas)
·       Decúbito ventral
·       Decúbito lateral
- Contração muscular do segmento durante a inspiração;
- Relaxação do segmento durante a expiração.
 * Conhecimento e consciência das diferentes partes do corpo: Podem ser explorados exercícios que envolvam o corpo nas mais diferentes posições (sentado, deitado, em pé, de joelho, encostado na parede...).
   Trabalhar também exercícios que envolvam segmentos corporais, tais como, exercícios orofaciais (olho, boca e rosto), cabeça, tronco, eixo corporal e membros, e exercícios que envolvam a relação da criança com os objetos, com o mundo e com o outro.      
* Realizar atividades de:
  •  Sonorização: explorar sons diversos: música, cantiga, sons ambientais, corporais...
  • Sensibilidade: explorar o toque, sempre usando objetos intermediários (bola, tecido de diferentes texturas, algodão, lenço perfumado, talco, perfumes,)...
  • Espelhamento: exercício frente ao outro, onde a criança imita o movimento.
  • Liberação da agressividade: explorar objetos de bater, chutar, estourar; expressões de raiva, choro, tristeza, dor, gritar,...

quarta-feira, junho 06, 2012


DOIS JOGOS, MUITO LEGAIS, QUE TRABALHAM:
* PERCEPÇÃO ESPACIAL;
* COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA;
* COORDENAÇÃO MOTORA FINA.

QUEIMADA JUNINA
Material:
- uma bola pequena e macia (bola de meia);
- lenços das cores azul e vermelho (TNT), para o número de jogadores;
- um dado, para o sorteio do inicio da jogada, (ótimo para noção de nº maior e menor);
Como jogar:
* Organize a turma em dois grupos, de quantidade iguais, cada grupo usará uma cor de lenço atado no pescoço;
* O jogo poderá ser organizado em uma quadra ou em um gramado amplo. Na quadra marque com giz um espaço onde ficará o ‘poço’, no gramado utilizo cordas (quatro) em forma de retângulo para marcar o espaço onde será o poço, este, será o lugar onde deverão ficar os jogadores queimados;
* Os jogadores ficam todos misturados e espalhados pelo campo ou quadra, um jogador de cada grupo jogará o dado o que tirar o número maior começará o jogo;
* O objetivo do jogo é ‘queimar’ com a bola a pessoa do outro grupo, se ela deixar a bola cair no chão, vai para o poço. Mas, se a bola for agarrada por um jogador do grupo, ele será salvo;
* É vencedora a equipe que ‘queimar’ todos os jogadores adversários.
Uma sugestão: jogue com as crianças em espaço amplo, logo após, vá limitando o espaço de modo que fique menor, até obter um campo pequeno – utilizo cordas para fazer delimitação de espaço (quatro cordas de 4m cada). Assim, você terá mais êxito ao trabalhar com a criança a noção espacial.
Lembrando sempre que, a percepção espacial é fundamental na preparação da criança para a Alfabetização.

PULA A FOGUEIRA
Este jogo é muito interessante, pois, faço uma preparação do material que será utilizado no jogo um dia antes. Cada aluno desenha e pinta uma fogueira no papel pardo, que será usada para jogar. Portanto, trabalho a coordenação motora fina e a criatividade com as crianças.
Material:
- giz ou duas cordas (4m cada);
- fogueira desenhada em papel pardo;
Como jogar:
# Com o giz ou com as cordas (no gramado use coradas), marque duas linhas retas, representando a largura da fogueira. O intervalo entre as linhas, inicialmente, deverá ser pequeno. Cada criança, de posse da sua fogueira, escolhe o lugar onde a colocará entre as linhas.
# Os alunos enfileirados em frente a sua fogueira, começam a pular a fogueira, ao som da música: ‘Pula a Fogueira”, ou cantando a música.
# O jogo, consiste em quem não atingir o lado oposto é queimado e sai do jogo.
# A cada 4x que pular a fogueira, as linhas serão alargadas, aumentando a dificuldade.
# Ganha o jogo, aquele que pular a maior distância sem se queimar.
# Variação: o professor gritará: - “Caipira troca de fogueira”! Todos os participantes trocam de lugar com o coleguinha, para pular a fogueira. Logo após fala: -“Caipira pula a sua fogueira”.
Desta maneira o jogo se torna mais emocionante. Meus alunos adoram.

LETRA DA MÚSICA:

sábado, maio 26, 2012

ATIVIDADES PARA IMPRIMIR
MEIO AMBIENTE
 1º E 2º ANO

PARA BAIXAR CLIC AQUI


Poema 

PROCURA-SE
Procura-se dentro da mata
Um tamanduá dando bandeira
Uma simpática arara azul
E a onça-pintada brasileira

Quem encontrar tais raridades
Da grande lista de extinção
Por favor, deixe-os em paz
Tenha consciência e coração.
(Nana Toledo)

quarta-feira, maio 23, 2012


Uma das atividades, que realizarei com os meus alunos da Pré-escola, na semana em que se comemora o dia Mundial do Meio Ambiente. Atividade que desenvolve Percepção Espacial e Visual, Coor. Motora Fina, conceitos de Matemática e Ciências.

QUEBRA-CABEÇA (4 peças)
*1º passo: a criança pesquisa em revista, figuras da natureza ou ambientes que lhe agrade.
*2º passo: escolhida a figura recortar em forma de retângulo ou quadrado.
*3º passo: guardar as revistas no lugar e organizar o ambiente para o 4º passo.
*4º passo: todas as crianças, de posse de sua figura, deverão dobrar ao meio, juntando todas as pontas da figura e passando os dedos para ficar a marca da dobra (a Profe com seu jeitinho carinhoso ajuda aqueles que tiverem dificuldade). Logo a seguir, dobre novamente fazendo o mesmo processo de antes. Agora, abrir as dobras da figura.
 *5º passo: observar as marcas deixadas pela dobra e recortar onde estão as marcas. Então, a criança percebe que dividiu a sua figura em 4 partes.
  Agora ela tem um quebra-cabeça de 4 peças.
*6º passo: montar o quebra-cabeça da figura colando numa folha A4.
*7º passo: apresentar o seu trabalho para os colegas utilizando-se da oralidade, (podem por ex: criar uma história, descrever a figura).
Obs: o Professor deverá ter uma atitude de problematizador, por exemplo, fazer com que a criança observe a figura quando é inteira, a metade e divida em 4 partes. Sempre questionar para que seus alunos expressem o que estão observando ao realizar esta atividade. Pois, sabemos que a criança aprende de diferentes maneiras, portanto, o Profe. saberá através dos questionamentos quais os conceitos que ela adquiriu com atividade. Bem, a criança ao se expressar colocará em dúvida algum colega, que com certeza, tentará defender sua idéia, sendo assim, um tem a oportunidade de aprender com o outro, através da mediação do Profe, claro.

domingo, maio 20, 2012

INCLUSÃO E A PSICOMOTRICIDADE


 PSICOMOTRICIDADE
Entende-se por psicomotricidade a integração das funções motoras e mentais, comandadas pelo Sistema Nervoso Central.
    A psicomotricidade destaca a conexão íntima dos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e com o cognitivo.
    Segundo Piaget, a realização do movimento leva a assimilação, pois favorece a formação das imagens mentais (Pensamento Simbólico), que serão utilizadas quando do ingresso no processo de alfabetização.
 O trabalho de psicomotricidade é um meio prático de ajudar o aluno a dispor de uma imagem corporal operatória, a partir da qual facilitará a sua aprendizagem.
    É pela expressão motora, que é a ação, onde se tem a oportunidade de reparar as questões corporais danificadas, tendo o próprio corpo como referência, um corpo sentido e vivido, que descobre formas de crescer, amadurecer, ser adulto e ser produtivo.
O aluno que apresenta comprometimento nas áreas de desenvolvimento apresenta dificuldades de aprendizagem, necessitando de um atendimento educacional adequado, visando garantir o seu desenvolvimento integral.
    As áreas do desenvolvimento humano, a serem trabalhadas em crianças com dificuldades de aprendizagem abrangem os itens didaticamente distintos como:
*Imagem e Esquema Corporal;
*Lateralidade;
*Estruturação e Organização Temporal – Percepção Temporal;
*Estruturação e Organização Espacial – Percepção Espacial;
*Coordenação Dinâmica Manual – Motricidade Fina (Coordenação Motora Fina);
*Coordenação Dinâmica Global – Motricidade Ampla (Coordenação Motora Ampla);
*Equilíbrio, Postura e Tônus;
*Percepções Sensoriais: Visual, Auditiva, Tátil, Gustativa e Olfativa.
Eu, em particular, adoro ser professora de Ed. Física e Ed. Infantil, pois, sei classificar as brincadeiras e jogos para desenvolver as habilidades psicomotoras em meus alunos. Penso, que todos os professores destas duas áreas, devem dominar os conceitos de psicomotricidade, pois, assim terão noção de sua importância no desenvolvimento dos seus alunos e também na preparação das crianças para a Alfabetização.
O professor de Ed. Infantil e de Ed. Física fazem parte da pedra filosofal do desenvolvimento dos indivíduos. Portanto, eles devem saber o que estão fazendo. Acredito, que a criança com dificuldade de aprendizagem ou com deficiência, terá muitos benefícios com aulas voltadas a psicomotricidade.
Em 2010 trabalhei em uma Classe Especial, atendia  seis crianças, três com  deficiência intelectual, duas com paralisia cerebral e um aluno com dificuldade na aprendizagem (idade de 7 a 12 anos). O meu planejamento para esta turma foi voltado a psicomotricidade, sendo que as atividades, jogos e brincadeiras que realizei com eles fazem parte deste Blog. A psicóloga que acompanhava os meus alunos observou como houve progresso significativo no desenvolvimento deles. Realmente, era impressionante a mudança tanto nas atitudes, quanto no desenvolvimento de muitos conceitos e habilidades.
No entanto, é visível a importância do profissional de educação (PROFESSOR), ter o conhecimento sobre psicomotricidade.

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