sábado, abril 03, 2010

LATERALIDADE - Tarefas

 
LATERALIDADE
* Identificar a mão direita e esquerda;
*Identificar a divisão do corpo em duas partes, esquerda e direita;
*Identificar a posição, direita, esquerda, utilizando objetos;
*Movimentar os olhos da esquerda para à direita, e as braços e as pernas;
*Pular à direita, a esquerda, à frente e atrás;
*Chutar uma bola com o pé esquerdo e direito;
*Jogar uma bola com a mão indicada pelo professor;
*Bater a bola na parede e recolher com a mão indicada pelo professor.

"Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido." (Geraldo Eustáquio)

 
PSICOMOTRICIDADE
  1. Riscar bem forte;
  2. Riscar bem fraco;
  3. Falar alto, baixo, sussurrar;
  4. Correr, parar, andar ligeiro, devagar;
  5. Picar a bola com rapidez, lentamente;
  6. Bater o pé forte, fraco, sem fazer barulho;
  7. Bater palmas rápido/fraco, rápido/forte, devagar/forte, devagar/fraco;
  8. Perceber estruturas rítmicas: marcha lenta, normal e acelerada, associadas a canções fáceis;
  9. Correr, parar ao sinal, dar meia volta e retornar correndo;
  10. Abrir e fechar a porta; assoar o nariz; atirar a bola;
  11. Bater palmas quando a professora diz o nome de um colega, quando for uma  fruta deve parar;
  12. Andar quando a música estiver tocando, parar ao cessar a música;   

 
COORDENAÇÃO - OLHO - MÃO

  • Olhar através de um canudo, de um cone;
  • Olhar pelo buraco da fechadura;
  • Seguir com o dedo, linhas pontilhadas;
  • Arremessar a bola a um alvo determinado;
COORDENAÇÃO - OLHO - PÉ
  • Subir num caixote;
  • Subir uma escada;
  • Descer uma escada de olhos fechados;
  • Chutar a bola a um alvo determinado;
  COORDENAÇÃO VISUAL MOTORA
  • Perceber que a natureza é colorida, e os objetos também;
  • Acompanhar um objeto que se desloca no espaço: bola, avião de papel;
  • Acompanhar a trajetória de um objeto, sem mexer a cabeça;
  • Enumerar objetos da esquerda para à direita, colocados em uma mesa;
  • Cobrir linhas curvas, retas e mistas;
  • Brincar com sinais ( pistas), retas e mistas;
  • Formar grupos quanto à cor do cabelo, olhos, roupa... (elefantinho colorido);
  • Copiar do quadro em sequencia;
  • Desenhar formas simples como: quadrados, retângulos, círculos e triângulos;  

quinta-feira, abril 01, 2010

 
Sintese e Análise

  1. Unir as partes de uma figura para formar o todo;
  2. Decompor o todo para estudar as partes; 
  3. Armar quebra-cabeças;
  4. Perceber que o todo é formado por partes e que as partes reunidas formam novamente o todo;
  5. Montagem e desmontagem, jogos;
  6. Tatear cada parte do seu corpo: relaxar apalpando o seu corpo;
  7. Criar histórias a partir de figuras com partes do corpo;
  8. Completar as partes que faltam do desenho;
  9. Identificar o que falta de um desenho;


sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Criações do meu querido









domingo, outubro 04, 2009

O enigma decifrado por Édipo

_ Qual é o ser - perguntou o prodígio - que de manhã anda com quatro pés, ao meio-dia com dois e à tardinha com três?
_ É o homem - respondeu Édipo - criança, quando engatinha com as mãos e os pés; na idade adulta, caminha ereto; na velhice ampara-se a um bastão.
(Edith Hamilton)

segunda-feira, setembro 28, 2009


       O ser humano dos tempos remotos até a atualidade produz tecnologia para satisfazer suas necessidades, modificando o mundo e a sua forma de interagir com ele.      As tecnologias empregadas com fins educacionais colaboram no sentido de ampliar o potencial humano, tanto físico quanto intelectual.
       Tendo, as tecnologias da informação e da comunicação, um importantíssimo potencial pedagógico quando incorporados à educação.
      Portanto, os profissionais em educação, bem como as instituições, precisam incorporar outras formas de aprender e ensinar utilizando-se cada vez das tecnologias e seus avanços.

                                                                                                                Professora Carminha

sexta-feira, setembro 18, 2009

Criando Blog

Oi pessoal está chegando + uma blogueira!!!!


;;