sábado, abril 03, 2010
LATERALIDADE
* Identificar a
mão direita e esquerda;
*Identificar a
divisão do corpo em duas partes, esquerda e direita;
*Identificar a
posição, direita, esquerda, utilizando objetos;
*Movimentar os
olhos da esquerda para à direita, e as braços e as pernas;
*Pular à direita,
a esquerda, à frente e atrás;
*Chutar uma bola
com o pé esquerdo e direito;
*Jogar uma bola
com a mão indicada pelo professor;
*Bater a bola na
parede e recolher com a mão indicada pelo professor.
"Tentar e falhar é, pelo menos, aprender.
Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido."
(Geraldo Eustáquio)
Marcadores: Lateralidade
Motricidade Ampla e Fina - Atividades diversas
0 comentários Postado por Professora Carminha às 18:38
PSICOMOTRICIDADE
- Riscar bem forte;
- Riscar bem fraco;
- Falar alto, baixo, sussurrar;
- Correr, parar, andar ligeiro, devagar;
- Picar a bola com rapidez, lentamente;
- Bater o pé forte, fraco, sem fazer barulho;
- Bater palmas rápido/fraco, rápido/forte, devagar/forte, devagar/fraco;
- Perceber estruturas rítmicas: marcha lenta, normal e acelerada, associadas a canções fáceis;
- Correr, parar ao sinal, dar meia volta e retornar correndo;
- Abrir e fechar a porta; assoar o nariz; atirar a bola;
- Bater palmas quando a professora diz o nome de um colega, quando for uma fruta deve parar;
- Andar quando a música estiver tocando, parar ao cessar a música;
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Coord. Motora Fina, Motricidade Ampla, Motricidade Fina
ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO... " Ensina, quem de repente aprende."(Paulo Freire)
3 comentários Postado por Professora Carminha às 18:13
COORDENAÇÃO - OLHO - MÃO
- Olhar através de um canudo, de um cone;
- Olhar pelo buraco da fechadura;
- Seguir com o dedo, linhas pontilhadas;
- Arremessar a bola a um alvo determinado;
COORDENAÇÃO - OLHO - PÉ
- Subir num caixote;
- Subir uma escada;
- Descer uma escada de olhos fechados;
- Chutar a bola a um alvo determinado;
COORDENAÇÃO VISUAL MOTORA
- Perceber que a natureza é colorida, e os objetos também;
- Acompanhar um objeto que se desloca no espaço: bola, avião de papel;
- Acompanhar a trajetória de um objeto, sem mexer a cabeça;
- Enumerar objetos da esquerda para à direita, colocados em uma mesa;
- Cobrir linhas curvas, retas e mistas;
- Brincar com sinais ( pistas), retas e mistas;
- Formar grupos quanto à cor do cabelo, olhos, roupa... (elefantinho colorido);
- Copiar do quadro em sequencia;
- Desenhar formas simples como: quadrados, retângulos, círculos e triângulos;
Marcadores: Habilidades Motoras
quinta-feira, abril 01, 2010
Sintese e Análise
- Unir as partes de uma figura para formar o todo;
- Decompor o todo para estudar as partes;
- Armar quebra-cabeças;
- Perceber que o todo é formado por partes e que as partes reunidas formam novamente o todo;
- Montagem e desmontagem, jogos;
- Tatear cada parte do seu corpo: relaxar apalpando o seu corpo;
- Criar histórias a partir de figuras com partes do corpo;
- Completar as partes que faltam do desenho;
- Identificar o que falta de um desenho;
Marcadores: Análise-síntese, Habilidades Motoras
sexta-feira, fevereiro 19, 2010
domingo, outubro 04, 2009
_ Qual é o ser - perguntou o prodígio - que de manhã anda com quatro pés, ao meio-dia com dois e à tardinha com três?
_ É o homem - respondeu Édipo - criança, quando engatinha com as mãos e os pés; na idade adulta, caminha ereto; na velhice ampara-se a um bastão.
(Edith Hamilton)
Marcadores: Assuntos Complementares
segunda-feira, setembro 28, 2009
O ser humano dos tempos remotos até a atualidade produz tecnologia para satisfazer suas necessidades, modificando o mundo e a sua forma de interagir com ele. As tecnologias empregadas com fins educacionais colaboram no sentido de ampliar o potencial humano, tanto físico quanto intelectual.
Tendo, as tecnologias da informação e da comunicação, um importantíssimo potencial pedagógico quando incorporados à educação.
Portanto, os profissionais em educação, bem como as instituições, precisam incorporar outras formas de aprender e ensinar utilizando-se cada vez das tecnologias e seus avanços.
Professora Carminha
sexta-feira, setembro 18, 2009
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)