domingo, julho 10, 2011
MOVIMENTOS NATURAIS – Manipulativos
Formação:
Dispersos em um espaço previamente delimitado (salão);
Desenvolvimento:
Cada participante de posse de um balão – encher o seu balão;
Ao som da trilha sonora do filme “Carruagem de Fogo”, os participantes deverão executar os comandos do recreador;
Algumas sugestões:
- Caminhar livremente pela sala, brincar com o balão;
- Caminhar com o balão na palma da mão; antebraço; ombro;
- Equilibrar o balão na cabeça; cabecear o balão bem alto e depois bem pertinho da cabeça; cabecear com o corpo bem estendido e depois agachado;
- Equilibrar o balão no peito e depois nas costas;
- Manter o balão em elevação com as coxas, joelhos e pés;
- Em duplas, jogar os balões livremente;
- Após um sinal do recreador, trocar de par;
- Após uma ‘mágica’ do recreador todos serão ‘atletas’; Todos são ‘corredores’;
- Encenar uma largada, a corrida em si: movimentando os braços e pernas, tronco, etc; a chegada comemorar a vitória;
- O ‘revezamento’ – trocar de balões com os demais participantes;
- Outra “mágica”, todos serão jogadores de basquete: o drible – realizar o movimento simbólico; arremesso a cesta – repetir varias vezes; trocar de passes com os participantes; as fintas – passar o balão por entre as pernas, circundando a cintura, pela cabeça;
- Nova “mágica”, todos serão jogadores de voleibol: o toque, a manchete, a cortada e o bloqueio;
- Mais uma “mágica” e todos serão jogadores de futebol: embaixadinhas, cabeceio, controle com o pé, coxa, joelho, peito;
Alongamento e respiração: ao som “Como uma Onda no Mar”, fazer movimentos calmos de respiração e alongamento.
Relaxamento: os participantes escolhem uma posição bem confortável e atentem as solicitações verbais do recreador, no sentido de relaxar o corpo.
Marcadores: Esquema Corporal
segunda-feira, junho 27, 2011
DONA ARANHA
* Formação: dispersos em um local determinado pelo professor, de preferência perto de uma parede, para seguir os movimentos da canção;
* Desenvolvimento: os movimentos serão produzidos mediante a letra da canção;
* Letra:
A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
A chuva já passou e o sol já vem surgindo
E a dona aranha continua a subir.
A dona aranha subiu pela parede
Veio a chuva forte e a derrubou
Ela é teimosa e desobediente
Sobe, sobe, sobe e nunca está contente.
ROSA AMARELA
* Formação: dispersos em círculo;
* Desenvolvimento: a canção já dita o que fazer, ao cantar o refrão, dar passos de “ciranda” erguendo os braços pra cima;
* Letra:
Olha a rosa amarela tão teimosa e tão bela
Olha a rosa amarela tão teimosa e tão bela.
[Refrão]
[ Iaiá meu lenço pra me enxugar
Esta despedida já me fez chorar] 2x
JACARÉ POIÔ
* Formação: círculo, segurar a cintura ou o ombro do colega da frente;
* Desenvolvimento: os participantes baterão o pé mais próximo do centro do círculo, quando canta ‘jacaré poiô’;
[ Eu sou, eu sou, eu sou
Eu sou o jacaré Poiô.] 2x
[ Balança o rabo jacaré
Balança o rabo jacaré Poiô.] 2x
DONA FORMIGUINHA
* Formação: círculo;
* Desenvolvimento: os participantes, a cada passo, balançarão seus corpos de um lado para o outro, conforme a letra da canção. Ao “encher o seu porão’, os participantes despejarão seus “sacos de ...” para o lado de dentro do círculo;
* Variação: dois círculos, um gira para um lado e vice-versa, a cada rodada: movimento de carregar um saco leve e depois um pesado;
* Letra:
Um, dois, três, sacos de farinha
Quatro, cinco, seis, sacos de feijão
Trabalhando dona formiguinha
Vai enchendo aos poucos seu porão.
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla
domingo, junho 19, 2011
ATIVIDADES DE EQUILÍBRIO UTILIZANDO-SE DO BANCO SUECO
0 comentários Postado por Professora Carminha às 16:14ATIVIDADES DE EQUILÍBRIO PRÓPRIO
Equilíbrio próprio é o equilíbrio em relação ao seu próprio centro de gravidade.
TAREFAS:
* Permanecer imóvel, sobre o banco, de olhos fechados, primeiro com os dois pés e depois com apenas um pé;
* Permanecer imóvel na posição de avião (braços esticados na lateral do corpo, com um pé de apoio e o outro erguido para trás), ficar por 10segundos, sobre o banco;
* Deslocar-se na ponta dos pés pra frente, pra trás e para os lados sobre o banco;
* Pular corda sobre o banco;
* Deslocar-se sobre o banco conduzindo uma bola com os pés;
ATIVIDADES DE EQUILÍBRIO EXTERIOR
Equilíbrio exterior é equilibrar objetos com o corpo ou o equilíbrio das extremidades do corpo.
TAREFAS:
* Equilibrar, estando parado em cima do banco, saquinho de areia ou bastões, sobre a cabeça, ombro e membros, de diversas formas – deixe que as crianças criem formas diferentes de equilibrar;
* Idem a tarefa a cima, agora em movimento;
* Sentado ou deitado equilibrar objetos sobre uma parte do corpo ou membros;
* Deslocar-se de acordo com determinado ritmo, equilibrando algum objeto;
Marcadores: Equilíbrio
EXERCÍCIOS QUE
TRABALHAM NOÇÕES: EM FRENTE-ATRÁS /
EM CIMA-EMBAIXO / DIREITA-ESQUERDA
# O professor pede aos alunos para fazerem mímicas com a mão que executam certas atividades do dia a dia tais como: comer, pentear-se, desenhar, cumprimentar, etc.
# O professor e os alunos com um objeto na mão. O professor em frente aos alunos começa a posicionar o objeto, verbalizando onde o coloca, ex: embaixo, em cima, do lado, do outro lado. Os alunos devem posicionar o objeto e repetir a palavra. VARIAÇÃO: mesmo exercício sem nomear o posicionamento para que a criança o copie e nomeie, e ainda, o professor da a instrução sem executá-la, para que a criança a execute.
# O professor desenha um quadrado no chão, para cada criança se posiciona dentro, o professor dá instruções como pular para um lado (direita), para o outro lado (esquerda), pular para frente, par trás. VARIAÇÃO: designar uma senha a cada movimento, ex: 1dedo pular para frente, 2 dedos para trás, etc, ou ainda, dar duas instruções seguidas.
# Pendurar um tabuleiro (uma tábua ou um pano) na parede, o aluno deverá arremessar uma bola seguindo a ordem do professor, ex: jogue em cima, embaixo, do lado, etc.
# Em uma folha A4 a criança deverá desenhar seguindo as orientações do professor, ex: desenhar uma casa embaixo à esquerda da folha, um sol em cima à direita, uma árvore do lado da casa, uma flor na frente da casa, etc.
# Em folha A4 fazer riscos da esquerda para a direita, do centro para a direita, do centro para cima e do centro para baixo.
EM CIMA-EMBAIXO / DIREITA-ESQUERDA
# O professor pede aos alunos para fazerem mímicas com a mão que executam certas atividades do dia a dia tais como: comer, pentear-se, desenhar, cumprimentar, etc.
# O professor e os alunos com um objeto na mão. O professor em frente aos alunos começa a posicionar o objeto, verbalizando onde o coloca, ex: embaixo, em cima, do lado, do outro lado. Os alunos devem posicionar o objeto e repetir a palavra. VARIAÇÃO: mesmo exercício sem nomear o posicionamento para que a criança o copie e nomeie, e ainda, o professor da a instrução sem executá-la, para que a criança a execute.
# O professor desenha um quadrado no chão, para cada criança se posiciona dentro, o professor dá instruções como pular para um lado (direita), para o outro lado (esquerda), pular para frente, par trás. VARIAÇÃO: designar uma senha a cada movimento, ex: 1dedo pular para frente, 2 dedos para trás, etc, ou ainda, dar duas instruções seguidas.
# Pendurar um tabuleiro (uma tábua ou um pano) na parede, o aluno deverá arremessar uma bola seguindo a ordem do professor, ex: jogue em cima, embaixo, do lado, etc.
# Em uma folha A4 a criança deverá desenhar seguindo as orientações do professor, ex: desenhar uma casa embaixo à esquerda da folha, um sol em cima à direita, uma árvore do lado da casa, uma flor na frente da casa, etc.
# Em folha A4 fazer riscos da esquerda para a direita, do centro para a direita, do centro para cima e do centro para baixo.
Marcadores: Percepção Espacial
Minha turminha |
A percepção espacial integra três aspectos: a orientação espacial, a organização espacial e a estruturação espacial.
Veremos, as áreas que cada uma delas refere-se:
Orientação espacial – refere-se à possibilidade de determinar a posição de um objeto no espaço, com referência a conceitos como os pontos cardeais, a verticalidade e a horizontalidade.
* Causas da dificuldade na orientação: confusão com letras e números com grafias similares, exemplo: b-d, p-q, 6-9, 3-5. Também, problemas em reconhecer direita e esquerda.
Organização espacial – refere-se à maneira como são estabelecidas as relações espaciais, temporais ou espaço-tempo entre elementos que são independentes.
* Causas da dificuldade na organização: problemas de ordenamento das letras para formar uma palavra ou no caso dos números.
Estruturação espacial – refere-se à possibilidade de estabelecer relações entre elementos para formar um todo.
* Causas na dificuldade na estruturação: problemas em separar palavras (percebe-se na alfabetização em separar as palavras escritas em caixa alta, ex: CASABONITA.), e mais, na concordância de gênero, número e conjugação.
Obs: a lateralidade e a direcionalidade encontram-se muito relacionadas com a estruturação espacial.
Professora Carminha♥
Marcadores: Assuntos Complementares, Percepção Espacial
sexta-feira, junho 17, 2011
* DOCE DE LEITE DE COLHER
* DOCE DE LEITE PARA CORTAR
* PIPOCA
* BOLO DE FUBÁ COZIDO
* QUENTÃO PAULISTA
* PAÇOCA TRADICIONAL
* QUENTÃO DE MORANGO
* PAÇOCA PARA CORTAR
* PÉ-DE-MOLEQUE
* COCADA
Marcadores: Datas Comemorativas
FESTA JUNINA ANIMADA NA ESCOLA – Coordenação Visomotora
0 comentários Postado por Professora Carminha às 23:04
Organizar as brincadeiras em forma de barraquinhas.
BARRACA DA PESCARIA
Modelos
* Material: peixinhos de papel cartão, caixa com areia, vara de pescar,
prêmios (brinquedos para balão surpresa);
* Colar em cada peixinho o nome de um prêmio;
* A criança deverá pescar o seu prêmio;
BOLA NA LATA
# Material: 6 latas de leite em pó, forrar com EVA nas cores primárias,
3 bolas de meia ou bolas pequenas de borracha;
# Armar as latas – na 1ª fila 3 latas, 2ª fila 2latas e 3ª fila 1 lata (empilhar
as latas);
# Cada criança tem o direito de jogar 3 vezes nas latas, quem conseguir
derrubar todas as latas ganha uma prenda (um pé-de-moleque);
* Material: confeccionar com antecedência o caipira (ver modelo),
bola pequena que passe com facilidade pela boca do caipira;
* As crianças jogam a bola na boca do caipira, dar 3 a 5 chances;
* A criança que acertas na boca do caipira, ganha um pirulito;
ARGOLA NA CAIXA DE FÓSFORO
Agora vamos fazer uma retrospectiva!
Quem foi criança ou adolescente nos anos 80, deve lembrar dos
Parques de Diversões, que visitavam as cidades, com suas rodas gigantes
e muito mais...
Pois, no parque tinha uma barraquinha de acertar argolas para conseguir
um prêmio, pagava-se para jogar, mas era muito divertido.
O jogador de posse de 3 argolas para jogar, conseguindo enlaçar uma
caixinha com a argola, ele tinha o direito a um prêmio.
Então a brincadeira da argola consiste na descrição a cima e o prêmio
poderá ser um saquinho de pipocas;
Gente, realizei estas brincadeiras com as crianças do 1º Ano.
Elas adoraram!!!!
A minha aula de Educação Física, foi o máximo!!!!!!!!
FESTA JUNINA COM JOGOS NO PÁTIO, VER MAIS NO LINK ABAIXO
Dois Jogos Juninos muito legais
MAIS BRINCADEIRAS NO LINK ABAIXO:
Três Brincadeiras com lenço
BRINCADEIRAS CANTADAS NO LINK ABAIXO:
Rodas Cantadas
Elas adoraram!!!!
A minha aula de Educação Física, foi o máximo!!!!!!!!
FESTA JUNINA COM JOGOS NO PÁTIO, VER MAIS NO LINK ABAIXO
Dois Jogos Juninos muito legais
MAIS BRINCADEIRAS NO LINK ABAIXO:
Três Brincadeiras com lenço
BRINCADEIRAS CANTADAS NO LINK ABAIXO:
Rodas Cantadas
Marcadores: Coordenação Visomotora, Datas Comemorativas
domingo, junho 12, 2011
JOGOS JUNINOS QUE DESENVOLVEM MOTRICIDADE AMPLA
0 comentários Postado por Professora Carminha às 19:22QUEBRA CANELA DE SÃO JOÃO
* Formação em círculo com todos os alunos;
* A professora ficará no centro com uma corda longa nas mãos , girando-a
com velocidade no sentido horário, igual ao ponteiro do relógio, depois no
sentido anti-horário;
* À medida que a corda passar por baixo dos pés dos alunos, eles deverão
saltar; o aluno que for tocado pela corda sai temporariamente do jogo;
OBS: neste jogo a professora poderá usar a música GIRA, GIRA SÃO JOÃO.
CAIPIRA ALVO HUMANO
# Formar um circulo grande com os alunos, que deverão ficar em pé;
# Por meio de sorteio, um deles será deslocado para o centro;
# A professora entregará a um aluno do circulo uma bola leve, este,
ao sinal, tentará acertar o jogador que está no centro do círculo, que
ficará se desviando da bola o maior tempo possível;
# Quando um aluno acertar o aluno do centro trocará de lugar com ele;
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)