domingo, maio 20, 2012
UM BALANÇO NA ÁRVORE – Percepção Temporal (Ordem Alfabética)
0 comentários Postado por Professora Carminha às 22:05
ALUNOS AJUDANDO NA ORGANIZAÇÃO DA ROTINA
Os meus alunos da Pré-Escola aprenderam a ordem alfabética através da problemática como organizar a fila para o lanche e demais atividades do dia.
Foi assim, todos os dias era um problema para organização da fila, pois, todos queriam ser o primeiro para pegar na mão da Profe.
Então, propus o seguinte, vamos seguir a ordem do alfabeto. E o primeiro da fila será o ajudante do dia, uma criança do sexo feminino e uma do sexo masculino serão os ajudantes. Todos concordaram, então fomos em frente ao alfabeto de parede para entender a ordem alfabética.
Surgiu um problema, duas meninas começam com a letra (A). Fiz, caras e bocas, pedindo ajuda para resolver esta situação.
Todos, em frente ao alfabeto de parede tentando achar a solução. Escrevi o nome das meninas na lousa, Ágata e Ana, comparamos a letra inicial e riscamos, então, eles sugeriram comparar a segunda letra, eles observaram que o (G) vem antes do (N) no alfabeto e deram a solução quem vai à frente é a Ágata. E eu, Profe coruja, fiquei com estrela no olhar de tão feliz em perceber que meus alunos são capazes de resolver situações problemas como esta. Eu era apenas uma ouvinte e questionadora das sugestões levantadas pela turma, eles tem de 4 a 5 anos de idade, com tanta autonomia para decidir sobre a organização da turma.
Resolvida a questão de quem é o primeiro da fila e os demais em que lugares ficarão. Agora é só fazer a fila e cantar “Eu Já sei Entrar na fila” e “Para Ouvir o Som do Mosquitinho”. È uma maravilha trabalhar com crianças organizadas e educadas.
Dias depois, fiz um balanço na árvore, nesta ocasião avaliei o quanto foi significativo para meus alunos à aprendizagem sobre a ordem alfabética.
Feito o balanço, todos queriam ser o primeiro, natural. Então uma das meninas sugeriu que fosse na ordem alfabética, no entanto, um coleguinha que faltou a algumas aulas, não conseguia entender porque ele era o último a se embolar.
Quando vi, cadê meus alunos, só estava no pátio à criança do balanço... Todos estavam em frente ao alfabeto de parede explicando para o colega a ordem alfabética e o motivo dele ser o último.
Gente eu achei o máximoooo!!!
Eu simplesmente levantei um problema e uns proporcionaram a aprendizagem para os outros.
Isto é o que os meus teóricos favoritos expressam em suas pesquisas.
O conhecimento é construído através da interação do sujeito com o objeto e o meio – socioconstrutivismo – idéias piagetianas e vigotskyanas, que enfatizam a construção do conhecimento numa visão social, histórica e cultural.
Uma vez que, eu educadora tenho a função de propiciar situações para que o meu aluno construa seu sistema de significação, o qual, uma vez organizado na mente, será estruturado no papel ou oralmente.
Marcadores: Assuntos Complementares, Percepção Temporal
quinta-feira, maio 10, 2012
Aqui se encontra uma pequena seleção de músicas com o tema central, Mãe.
(Se alguém não conseguir baixar, crie uma conta no 4Shared, é bem rápido, basta escrever seu e-mail, e crie uma senha de referencia que seja diferente da qual você usa no e-mail . Depois entre no seu e-mail
e clique no link que você recebeu para a confirmação da sua conta e pronto. Faça login no 4Shared usando seu e-mail e a senha criada toda vez que for baixar algo da internet que esteja hospedado nesse servidor).Marcadores: Datas Comemorativas
quarta-feira, maio 09, 2012
MAIS DINÂMICAS PARA O DIA DAS MÃES - As mães voltam a ser criança
17 comentários Postado por Professora Carminha às 22:03
OS NÙMEROS
Objetivos: Conhecimentos Pessoais.
Material: Cartões com números diferentes.
Desenvolvimento: Cada mãe recebe um número que não deve ser mostrado para ninguém.
Dada a ordem, cada uma vai procurar o número igual ao seu e não acha.
Comentam-se as conclusões: a mãe é única e insubstituível.
CUMPRIMENTAR AS MÃES
Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 25 minutos.
Matéria: Musica animada.
Descrição: Orientador explica ao grupo de mães que quando a música tocar todas deverão mover-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical, congelar o movimento e prestando atenção a solicitação que será feita pelo orientador. Quando a música recomeçar atender a solicitação feita.
Orientador pedirá formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical.
Exemplo:
-Com as palmas das mãos;
-Com os ombros;
-Com os cotovelos;
-Com as costas;
-Com os joelhos;
-Com os pés;
Após vários tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontraído, orientador diminui a música pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estarem de pé, olhos fechados, esperando que a respiração volte ao normal. Abrir os olhos, olhar as companheiras e sentar.
Comentar o exercício:
-O que foi mais difícil executar? Por quê?
-O que mais gostou?
-O que pode observar?
JOGO COMUNITÁRIO
Material: uma flor.
Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda: senhora... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhora...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...
E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gata. Quando tiverem que se referir a ela, as suas vizinhas, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-la pelo nome do bicho.
O animador deve ficar atento e não deixar as participantes entediadas. Quanto mais rápido se faz à entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
Esta dinâmica é muito boa para realizar com as mães da turma.
CASAS DAS MÃES
Tempo Estimado: 40 minutos.
Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as mães possam se movimentar.
Descrição: Dividir-se em grupos de três pessoas e deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e uma moradora. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes.
A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:
MORADORA!!! - Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.
PAREDE!!! - Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.
TERREMOTO!!! - Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir até observar que há interesse dos participantes.
Conclusão: Como se sentiram os que ficaram sem casa? Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?
Sugestão: Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica, já que isso propicia várias trombadas. É muito divertido!!!
Com esta dinâmica as mamães se sentirão como os seus pequenos nas aulas de Ed. Física. Tenho certeza!!!
Marcadores: Dinâmicas
quarta-feira, abril 25, 2012
DESPERTAR VALORES ATRAVÉS DA MÚSICA - Músicas que fazem à diferença.
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:45
Algumas das músicas que canto com meus alunos, tenho êxito quando quero despertar sentimentos de carinho e amizade entre eles.
COM CRISTO (Oração cantada)
/: Com Cristo na vida tudo vai muito bem
/: Por isso mãos aos céus, em forma de oração
e unido aos demais é a corrente da união:/
* Com Cristo na Escola..
* Com Cristo na sala..
*Com Cristo na Família..
CANÇÃO DA ORAÇÃO(Oração cantada)
- Melodia Marcha Soldado
Minhas mãos se unem como capelinha
Dentro dela eu faço, minha coraçãozinha
Meus joelhos dobram quando eu vou orar.
E levanto os olhos para Deus olhar.
Nesta minha prece, feita com amor
Agradeço e peço Paz ao meu Senhor.
Cantar fazendo os gestos fica muito legal e as crianças gostam.
BOA TARDE COLEGUINHA (Valores – Canção de Rotina)
Boa tarde meu coleguinha [para dramatizar
De volta a escola estou. fizemos duas fileiras
Deixei a mamãe em casa um colega de frente
Seu amigo, agora sou. para o outro, eles se
Palma, palma, palma, saúdam e se
Pé, pé, pé, abraçam]
Roda, roda, roda,
Nossa escola alegre é.
Uma das músicas que as crianças adoram. O interessante é que aprendi com a minha colega e Amiga Professora Lílian.
Nós educadores sempre temos muito a aprender uns com os outros e compartilhar ideias que dão certo só trás melhorias na qualidade da educação em nosso País.
MÃO NA CABEÇA (Valores – Esquema Corporal)
Esta é uma música muito legal, a utilizo no final da aula de 6ª-feira, pois, ela deixa no ar uma saudade do coleguismo e amizade. A música ajudou muito este ano com as crianças que tem dificuldades em relação à afetividade. As crianças do 2º Ano adoram.
Põem a mão na cabeça
Põem a mão no umbigo
Dá um remelexo no corpo
E abrace um amigo.
Põem a mão na orelha
Põem a mão no umbigo
Dá um remelexo no corpo
E abrace outro amigo.
Olhos... Nariz... Boca... Queixo...
Pescoço... Ombro...
Marcadores: Música
terça-feira, abril 24, 2012
Utilizo em minhas aulas músicas relacionadas aos assuntos trabalhados, principalmente com a pré-escola. Mas, tenho certeza que crianças até o 5º Ano adorariam aulas com música.
BICHO PAPÃO (Higiene – canção de rotina) -(Melodia Marcha Soldado)
OBS: ñ tenho a música
O bicho Papão
Não tem educação
Não escova os dentes
E pra comer não lava as mãos.
Eu não sou, não,
Bicho Papão.
Eu escovo os dentes
E pra comer eu lavo as mãos.
Canto esta música nos tons grave (voz grossa), agudo (fininho) e em voz normal. Os pequenos acham o máximo, eles pedem para cantar na voz grave.
THEC, THEC (Higiene – canção de rotina)
OBS: ñ tenho a música
Thec, thec, thec, thec (2X)
Para cima e para baixo
Minha escovinha tem que andar
E assim meu dentinho
Bem limpinho vai ficar.
Thec, thec, thec, thec (2X)
Roda, roda, escovinha
Roda, roda, sem parar
E assim o meu dentinho
Bem branquinho vai ficar.
EU ERA ASSIM (Ser vivo)
Quando eu era nenê, nenê, nenezinho
Eu era assim, eu era assim
Quando eu era menina, menina, menina
Eu era assim, eu era assim
Quando eu era mocinha, mocinha, mocinha
Eu era assim, eu era assim
Quando eu era casada, casada, casada
Eu era assim, eu era assim
Quando eu era mamãe, mamãe, mamãe
Eu era assim, eu era assim
Quando eu era vovó, vovó, vovó
Eu era assim, eu era assim
Quando eu era caduca, caduca, caduca
Eu era assim, eu era assim
Quando eu era caveira, caveira, caveira
Eu era assim, eu era assim.
QUATRO ESTAÇÕES (Natureza – Percepção Temporal)- (Melodia Dindon-bléu sinos de Belém)
OBS: ñ tenho a música
Quantas são as estações
Que um ano pode ter?
Bem de pressa já respondo
Quatro pode ser.
Tem a primavera
Que flores nos darão.
Também lindo ar.
Outono folhas secas,
Inverno chegará.
Cada uma delas
Com a gente vai ficar.
Quando trabalho sobre os animais, uma das músicas que utilizo é o “Sítio do seu Lobato”, também faço teatro de dedoches e brincadeiras, os atores são as crianças.
Ver mais: AQUI
Marcadores: Música
domingo, abril 22, 2012
TRABALHAR MATEMÁTICA ATRAVÉS DA MÚSICA – Percepção Temporal
5 comentários Postado por Professora Carminha às 21:08
Essas músicas eu trabalho com a Pré-escola e o 2º Ano, as crianças adoram cantar e fazer os gestos das músicas.
DIAS DA SEMANA (canção de rotina)
Sete dias a semana tem
Quando um acaba
O outro logo vem
Domingo, segunda,
Terça-feira, quarta-feira,
Quinta-feira, sexta-feira,
(Os gestos são feitos com os dedinhos formando a quantia 7, cada vez que canta um dia da semana vai aumentando um dedinho).
GALINHA DO VIZINHO (quantidade e dezena)
A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três, bota quatro,
Bota cinco, bota seis, bota sete, bota oito,
Bota nove, bota dez.
Para a atividade se tornar mais divertida nós fizemos bolas de jornal e utilizamos na contagem dos ovos enquanto cantamos, cada aluno faz dez bolinhas de jornal. E de quebra, trabalhamos motricidade fina.
UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ (quantidade, dezena e alimentação)
Vamos aprender a contar,
A contar, contar e comer
Preste muita atenção
Pra o que vai acontecer:
Um, dois feijão com arroz
Três, quatro raspei o prato
Cinco, seis bolo inglês
Sete, oito comer biscoito
Nove, dez quem quer pastéis?
Viu como é fácil contar até dez?
Para brincar com esta música, um dos alunos distribui pratos e garfinhos de plástico para os colegas. Brincamos que tampinhas coloridas de refri são nossos feijões.
Aproveito a brincadeira para trabalhar quantidade de tampas (feijões) cada um se serviu, e quando raspei o prato quantas tampas ficaram, isso é subtração. È muito legal aprender com música e brincadeira, a aula se torna inclusiva todos aprendem, tudo isso traz muita satisfação para o educador.
(Pedido: Solange Lopes).
(Pedido: Solange Lopes).
Marcadores: Matematicando, Música, Percepção Temporal
segunda-feira, abril 16, 2012
Nos dias chuvosos, eu encosto as cadeiras e classes nas paredes. E brinco com meus alunos na sala de aula.
CORRIDA DE BASTÃO
* Serve qualquer objeto, em geral utilizo os tubos de rolo de papel de cozinha.
* Faça duas filas em ordem crescente de tamanho, com número igual de participantes.
* Marque um determinado lugar onde o 1° aluno deverá correr e bater a mão, ele volta bate na mão do 2° entregando-lhe o bastão e vai ocupar o último lugar na fila.
* Repete-se o procedimento, ganha a fila que terminar primeiro.
* Os alunos que sobram servem de juiz ou bandeirinha.
CORRIDA DE CRACHÁS
A corrida de bastão pode ser feita com crachás, primeiro cada aluno coloca seu crachá no pescoço e se apresenta, sentado ou em roda, depois a professora faz duas filas, os alunos retiram os crachás e colocam sobre a mesa, em dois grupos respectivos às suas filas, o nome deve estar virado para cima .
Marque um determinado lugar onde o 1° aluno deverá correr e pegar um crachá que não seja o seu e entregar na mão do dono, e sai da fila.
Repete-se o procedimento, ganha a fila que terminar primeiro. Os alunos que sobram servem de juiz ou bandeirinha.
PASSAR ANEL PIRULITO
Material: Dois anéis iguais, pirulitos pequenos no mesmo número dos participantes.
Brincadeira: Faça duas filas em ordem decrescente de tamanho( o maior fica na frente ) os alunos ficam sentados lado a lado, com os pirulitos na boca , quem chupar o pirulito é eliminado, atrapalhando seu grupo. Ao sinal da professora o 1° aluno passa o anel do cabo do seu pirulito para o do segundo e assim sucessivamente. Se o anel cair, tem que voltar ao primeiro aluno e a turma que termina por último perde. O prêmio pode ser pirulitos para o grupo que vencer. Esta brincadeira também serve para trabalharmos ordem crescente e decrescente.
ENFIAR BARBANTE EM AGULHÃO
Material: Dois agulhões iguais e dois pedaços iguais de barbante;
Os agulhões podem ser encontrados em armarinhos, agulhão de enfiar elástico ou também tem alguns com bolinha na ponta, na falta do agulhão ,assim como na brincadeira de passar anel com pirulito, utilizo clipes ou grampo de cabelo.
Brincadeira: Faça duas filas em ordem decrescente de tamanho (o maior fica na frente) os alunos ficam sentados lado a lado, com os agulhões e o barbante. Ao sinal da professora o 1° aluno enfia o cordão no agulhão levanta o agulhão enfiado mostrando-o para todos desenfia-o, passando para o do segundo e assim sucessivamente e a turma que termina por último perde.
O PALHACINHO
Quando der a largada um aluno de determinada equipe deverá caracterizar de palhaço, outro da mesma equipe ganha quem terminar primeiro.
Para esta tarefa, a professora deverá dar o material igual para as equipes. Lápis de sombra, batom ou quit de maquiagem para tatuagem e maquiagem de palhaço, compradas em papelarias.
Esta brincadeira é muito divertida e criativa.
Marcadores: Dia de chuva
sábado, março 24, 2012
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA PRÉ-B II – Percepção Figura-fundo e Esquema Corporal
0 comentários Postado por Professora Carminha às 22:32
Registro da brincadeira de IMITAR FIGURAS ver mais Clicando AQUI
Estava trabalhando Esquema Corporal e utilizei a brincadeira de imitar figuras
com a finalidade dos alunos desenharem figuras humanas.
Fiquei deslumbrada com os registros e a riqueza dos detalhes dos desenhos das crianças.
Nós professores devemos proporcionar momentos para que nossas crianças expressem-se de modo criativo.
Aproveitar jogos e brincadeiras para realizar momentos de criatividade é maravilhoso para os pequenos. Professora Carminha.
AMOSTRA DOS DESENHOS:
Ana 4a. e 11m. |
Muryel 4a. e 11m. |
Jean 5a. e 7m. |
Carolini 4a. e 11m. |
Marcadores: Esquema Corporal
quarta-feira, março 21, 2012
A música é um importante mediador do desenvolvimento infantil, pois proporciona o desenvolvimento das habilidades físicas, mentais, espirituais, verbais, sociais e emocionais.
O corpo da criança é o ponto de partida para as atividades com música, sendo a voz um precioso instrumento e a expressão corporal promotora de ritmo e dança.
A criança através da música é levada a praticar, a reconhecer e a descobrir o ritmo e o som de maneira livre e organizada, a partir dos movimentos corporais e depois fora dele – sons ambientais, sons da natureza, eletrônicos, etc.
É um trabalho de desenvolvimento global que possibilita à criança usar toda sua capacidade para uma aprendizagem de acordo com seu ritmo.
A música encaminha os pequenos à cooperação e às trocas sociais, proporcionando o desenvolvimento da compreensão mútua pelo intercâmbio de ideias e conhecimentos, além de oportunizar a vivência dos próprios sentimentos.
A música faz parte da minha rotina docente, tanto na Pré-escola quanto no 2º Ano, as minhas crianças adoram cantar e dançar.
Marcadores: Desenvolvimento da Criança, Música
domingo, março 18, 2012
ATIVIDADES COM JORNAL - Desenvolver as percepções sensoriais e esquema corporal
0 comentários Postado por Professora Carminha às 09:55
ATIVIDADES COM JORNAL PARA OS PEQUENINOS
**Apalpar a folha de jornal, sem amassá-la para sentir a sua textura.
** Descobrir cores no seu jornal.
** Se o jornal tiver foto as crianças tentam imitar a foto (procurar páginas que não contenham cenas de violência).
** Descobrir cores no seu jornal.
** Se o jornal tiver foto as crianças tentam imitar a foto (procurar páginas que não contenham cenas de violência).
** Fechando o jornal. (dobrar a folha em 2, 4, 8 partes), nestas atividades aproveito para trabalhar as noções de INTEIRO, METADE, ¼. Pois as crianças necessitam ampliar seu vocabulário e o professor deve aproveitar os momentos de atividades lúdicas para sistematizar o conhecimento, ao meu ver, mesmo que seja verbalmente.(Profª Carminha)
Com o jornal dobrado:
-colocar na cabeça
-nas costas
-no ombro esquerdo/direito
-no pé e andar
-na mão direita, na mão esquerda
-atrás do joelhos e andar num pé só
Deixar a folha de jornal dobrada em 2 (fechado)
**Colocar o jornal no chão:
-sentar no jornal e fazer a volta com o bumbum nele
-andar em volta do jornal sem tocá-lo
-pular sobre ele sem tocá-lo
-deitar-se sobre ele, levantar a barriga e tentar movimentar-se em circulo, sem tocar a barriga nele.
-marchar sobre o jornal sem sair do lugar
-movimentar-se com os dois pés em cima do jornal
colocar seu jornal em cima do jornal de um amigo e movimentar-se ambos com um pé no jornal e o outro fora dele.
-colocar os jornais , um a frente do outro, formando uma estrada e engatinhar em fila sobre eles.
LIMPANDO A CASA
** Cada aluno pega seu jornal. Amassa, abre novamente a folha e sente a textura, observando a diferença entre a folha lisa e a amassada
** Amassa novamente o jornal, fazendo uma bolinha.
Com a bolinha fazer o jogo "Limpando a Casa".
**Divide a turma em duas equipes e faz um risco no chão, que pode ser de giz.
**Cada equipe ficará de um lado da casa e deverá jogar suas bolinhas de um lado para o outro, tentando sujar a casa da outra equipe. O que conta nesse jogo é o tempo, pois as bolinhas são reaproveitadas e jogadas novamente.
** Amassa novamente o jornal, fazendo uma bolinha.
Com a bolinha fazer o jogo "Limpando a Casa".
**Divide a turma em duas equipes e faz um risco no chão, que pode ser de giz.
**Cada equipe ficará de um lado da casa e deverá jogar suas bolinhas de um lado para o outro, tentando sujar a casa da outra equipe. O que conta nesse jogo é o tempo, pois as bolinhas são reaproveitadas e jogadas novamente.
** Estipule um tempo que poderá ser de 3 minutos. Ao passar o tempo, pare o jogo e conte quem tem menos bolinha na casa. Essa será a equipe vencedora.
RECEITA MASSA DE PAPEL MACHÊ
*#*Terminado o jogo, se quiser, pegue as bolinhas, junte com mais jornal picado pelos próprios alunos e façam uma massa de papel machê, deixando por alguns dias de molho e batendo no liquidificador com um grude feito de farinha e água.
*#* Coloque a farinha e a água para ferver (1/2 copo de farinha para 2 copos de água), deixe ferver e coloque uma colherinha de vinagre.
*#*Aperte bem o papel que estava de molho para escorrer a água, junte com o grude e bata aos pouquinhos no liquidificador. Vai formar uma pasta que pode ser trabalhada como massinha de modelar.
Veja + sobre Esquema Corporal AQUI
Veja + sobre Esquema Corporal AQUI
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)