sexta-feira, maio 02, 2014
OBJETIVO: Desenvolver a consciência fonológica, por meio
da exploração dos sons iniciais das palavras – aliteração.
APALAVRA
É...
** Organizar os alunos em trios.
** Na sua vez, cada criança lança o dado e avança o
número sorteado. Ao parar, o aluno deve dizer uma palavra iniciada pela letra
marcada na casa em que parou.
** Se acertar, permanece na casa. Se errar, volta para o
posto anterior.
** O primeiro jogador a alcançar a casa de chegada é o
vencedor.
Minha turma jogando |
Os
jogos e brincadeiras proporcionam às crianças um ambiente agradável, motivador,
planejado e enriquecido, de forma a estimular, na criança, a curiosidade a
observação, a intuição, a atividade, favorecendo seu desenvolvimento pela
experiência.
Marcadores: Jogos de Regras
quinta-feira, abril 17, 2014
FORMAS
E MOVIMENTOS
OBJETIVO:
Ampliar a percepção de si e do outro.
MATERIAL:
- Som de CD;
- Música suave;
DESENVOLVENDO
A DINÂMICA COM AS MÃES:
** Solicitar que o grupo ande em silêncio pela sala, por
todo o espaço e olhando as pessoas, ao som de uma música suave de preferência
só melodia.
*** Quando todos percorreram o espaço, pedir que cada um
escolha um lugar para estar em de pé.
** O facilitador solicita que cada participante forme,
com seu corpo, uma estátua, sem falar, representando o modo como se sente em
relação a escola de seu filho(a). Congelar sua posição. Tempo.
*** Quando todos tiverem construído sua forma, solicitar
que a desfaçam e formem um grupo.
** O facilitador chama cada um pelo nome, explicando que,
ao ouvi-lo, deverá repetir a forma criada para que todos possam vê-la,
desmanchando sua estátua antes do próximo nome ser chamado.
*** Quando todos tiverem demonstrado sua criação, pedir
que todo o grupo construa uma forma que represente a Escola.
** Plenário - as mães compartilham suas observações e seus sentimentos:
- O que chamou atenção nas formas individuais?
- O que pôde ser percebido ao vivenciar a criação
coletiva?
- Como se sentiram durante a atividade?
Marcadores: Dinâmicas
quarta-feira, abril 16, 2014
CARACOL ALFABÉTICO
Jogo
para reflexão sobre os princípios do sistema alfabético.
REGRA:
*** Um participante por vez joga o dado e anda com o
marcador a quantidade sorteada.
** Ao parar, apresenta duas palavras iniciadas com a
letra sorteada. Se não souber, retorna ao ponto onde estava.
* Vence o jogo o primeiro participante que entrar na área
de chegada.
### A primeira vez que apresentei o jogo para meus alunos
os deixei jogar livremente como o jogo da Trilha do Alfabeto.
Minha turma de 1º Ano jogando |
Marcadores: Jogos de Regras
DINÂMICA
EM
CADA LUGAR UMA IDEIA
OBJETIVO: Avaliar e fortalecer laços afetivos com as Mães
de nossos alunos.
MATERIAL:
- folha de oficio;
- canetas hidrocor;
- tesouras;
- cola;
- papel pardo (papel metro).
DESENVOLVENDO A DINÂMICA:
*** Todas as mães em circulo, sentadas.
*** Distribuir
para cada Mamãe 4 folhas de ofício.
*** Solicitar que em uma das folhas façam o
contorno de uma das mãos e noutra, o de um dos pés. Desenhar nas demais folhas
um coração e uma cabeça, respectivamente.
***
Escrever no pé desenhado o que a escola
proporcionou para a caminhada do
seu filho(a) no ensino-aprendizagem. Escrever dentro da mão desenhada o que
possui para oferecer ao grupo escolar. No coração, colocar o sentimento em
relação à equipe escolar. Na cabeça sugestões para melhorias no ambiente
escolar.
*** Formar com as
Mães 4 subgrupos. Cada subgrupo recolhe uma parte do corpo
(pés/mãos/cabeça/coração), discutir as ideias expostas, levando os pontos
comuns.
*** Fazer um painel por subgrupo, utilizando
todos os desenhos da parte do corpo que lhe coube, evidenciando os pontos
levantados anteriormente, de modo a representar:
- Com os pés, a caminhada dos filhos na
escola;
- Com as mãos, o que as mães oferecem a
equipe da escola;
- Com os corações, os sentimentos das
mães em relação à comunidade escolar;
- Com as cabeças, as ideias e sugestões
para melhoramentos na Escola.
*** Cada subgrupo apresenta seu painel.
*** Plenário – as Mães expõem o que de
mais significativo foi visto e ouvido.
Marcadores: Dinâmicas
terça-feira, abril 15, 2014
JOGO DE TRILHA DO ALFABETO – Orientação Espacial
0 comentários Postado por Professora Carminha às 21:10
TRILHA
DO ALFABETO
Organizar
as crianças em trios para realização deste jogo.
Explicar
as regras do jogo.
REGRAS:
1-
O
grupo decide a ordem de jogada de cada participante.
2-
Um
participante por vez lança o dado e avança o número de casas que sorteou nele.
3-
Ao
avançar as casas, o participante deverá ir lendo cada uma das letras por onde
passou.
4-
O
primeiro que atingir a casa de chegada é o vencedor. Os outros dois
participantes continuam a disputa para saber quem chegará no segundo e terceiro
lugar.
Marcadores: Jogos de Regras
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)