7 de mar de 2015

CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA



A educação física tem papel muito importante na formação global da personalidade da criança e do adolescente, assegurando-lhes a autonomia individual e sua integração no meio social.
Com vista no estimulo a atividade criadora, o desenvolvimento orgânico e fundamental, e procurando, através das atividades físicas, melhorar os fatores de execução e coordenação.
Também o desenvolvimento da educação psicomotora, a aprendizagem dos gestos e movimentos fundamentais das diferentes formas de atividades físicas e desportivas. Os exercícios devem ser ministrados de modo a proporcionar às crianças alegria e prazer pelo movimento, contribuindo, assim, para seu ajustamento social. Praticados de preferência ao ar livre, e selecionados com objetivo de atender às diferentes fases do desenvolvimento físico e psicológico do educando, tem como características principais: fluência e naturalidade de movimentos.
Os exercícios físicos podem, também, atuar sobre a formação do caráter e contribuir para um maior rendimento do trabalho intelectual, desde que  o professor saiba aplicá-los pedagogicamente, por meio de exercícios de fácil execução, com graduação para cada idade, tendo em conta a evolução física e psíquica.
A área da educação física  pode ser o aspecto da educação, quando seus efeitos se fizerem sentir sobre a totalidade do homem, isto é, quando contribuir para o equilíbrio da personalidade integral do indivíduo.
Ela atende ao indivíduo de forma psicossomáticas e espiritual (a formação psicossomática jamais deverá ser divorciada da forma espiritual).
O ensino das habilidades físicas é de primordial importância, principalmente quando aplicado concomitantemente com o estudo da linguagem escrita e oral.
As crianças se interessam pelas atividades físicas de uma forma bastante espontânea. Em qualquer atividade, torna-se indispensável a supervisão do adulto. A afirmação de que toda criança sabe brincar e de que pode ser deixada sozinha é uma ideia falsa. Ela necessita, sobretudo, de direção e orientação.
Portanto, o professor de educação física tem um papel muito importante na formação integral do indivíduo. Professores façam sua parte!

1 comentários:

Cintia Cristina disse...

Estou amando seu blog, é maravilhoso tem de tudo....
Meu filho tem 3 anos e meio e ainda não vai para a escola, é difícil fazer atividades de concentração com ele, não sei como fazer isso.
E estou adorando tudo o que vc tem escrito aqui.
Muito bom, acho que vai me ajudar

Postar um comentário