1 de set de 2012


***SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS***
(ver, sentir, mostrar)
  a) - Mobilidade ocular: pedir para a criança acompanhar com os olhos movimentos de diferentes objetos (bola, pião, borboletas...).
  b) - Discriminação de cores, formas, tamanhos, quantidades, direções, semelhanças e diferenças. Iniciando com jogos ou exercícios com objetivos concretos (blocos lógicos, diferentes sucatas, botões, tampas coloridas, pedras...), partindo para exercícios semi-concretos, como por exemplo:
    - ordenar figuras de acordo com tamanho e comprimento;
    - ordenar figuras de acordo com uma sequência lógica;
    - cópias de símbolos abstratos;
c) - Relação Figura-Fundo: quando a criança tem dificuldade de dirigir sua atenção e selecionar um determinado objeto de uma cena. Realizar exercícios tais como:
   - identificar símbolos escondidos em várias posições;
   - pedir ao aluno que pinte a parte marcada com um X, para descobrir o que está escondido em um desenho.
   - focalizar diferentes elementos que compõe um quadro.
d) – Organização através de gravuras e histórias sequenciadas;
e) - Identificação em diferentes posições: para cima, para baixo, para direita...
f) – Trabalho com materiais diversos, simulando situações da vida diária.
g) – Trabalho com calendário.
h) – Montagem de quebra-cabeças.
i) – Jogos de 7 erros.
J) - Completar desenhos.
l) – Listagem de diferenças e semelhanças entre dois ou mais objetos, de acordo com a cor, forma, tamanho, textura...

***SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS***

O QUE ESTOU VENDO?

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares.
DESENVOLVIMENTO: O professor deverá descrever um determinado objeto e as crianças deverão identificá-lo. Objetos do ambiente ou pessoas.
EU GOSTO DE VOCÊ 
PREPARAÇÃO: Crianças sentadas em círculo, porém uma em destaque em pé.
DESENVOLVIMENTO: A criança em destaque deverá escolher um dos colegas, posicionando-se a sua frente e dizer: Eu gosto de você. O colega deverá perguntar: Por quê? E este deverá responder: Porque você está de tênis. As demais crianças que estiverem de tênis deverão imediatamente trocar de lugar. E a criança em destaque deverá tentar ocupar um dos lugares.
OBSERVAÇÃO: Reinicia-se a brincadeira com a criança que ficar em pé, porém, deverá destacar outro tipo de acessório utilizado pelas crianças.
Os alunos do 3ºAno em diante adoram esta brincadeira. É ótima, para brincar nos dias de chuva na sala de aula.

MARIA VIOLA
PREPARAÇÃO: Dispor os participantes numa fila, lado a lado. Um deles fica diante do grupo, com a bola. Vira-se de costas e joga a bola para trás. O grupo pega a bola e alguém fica com ela escondida atrás das costas.
DESENVOLVIMENTO: Todos cantam: “Maria viola com quem está a bola”
A criança em destaque vira-se e adivinha com quem está a bola. Se acertar, a criança que está com a bola vai para o seu lugar. Se não, Maria Viola continua sendo o mesmo jogador.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou Carolina aluna de pedagogia 3º semestre ,adorei as dicas muito obrigada....

Anônimo disse...

adorei suas postagem!! voce poderia colocar para crianças de 3 aninhos

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