12 de set de 2012


MEMÓRIA VISOMOTORA
    É a capacidade de reproduzir, com movimentos de partes corporais, experiências visuais anteriores.
 A memória visomotora é responsável pela eficiência da escrita e da caligrafia, pois para o traçado das letras é necessária a memorização de movimentos motores.
A criança com dificuldade visomotora, dificilmente se lembrará do traçado a ser executado para escrever as letras, quer no ditado ou na escrita espontânea.
Na cópia, estas dificuldades caracterizam-se pelo fato da criança copiar cada elemento isoladamente e, consequentemente, com lentidão para realizar a tarefa.
***Algumas sugestões de atividades e brincadeiras***
·       Apresentar modelos de desenhos ou dobraduras, retirar o modelo, e pedir para que reproduza.
·       Reprodução de movimentos com o corpo:
Levantar: 1º o braço direito
                 2º o braço esquerdo
                 3º levantar a cabeça.
·       Sequência de palmas, com diferentes intervalos;
·       Saltitar para diferentes lados;
·       Reconstrução da memória, em situações da vida diária, como por exemplo: ir às compras, à escola, a festas, à igreja...

BOLA NO BALDE  

PREPARAÇÃO: Organizar duas fileiras com o mesmo número de participantes. Cada grupo deverá ter um balde contendo 10 bolinhas cada um.
DESENVOLVIMENTO: Dado o sinal, o primeiro de cada fileira deverá arremessar as bolinhas para dentro do balde, que deverá estar posicionado à sua frente.
OBSERVAÇÃO: A brincadeira deverá ser realizada de dois em dois.
Vencerá a criança que conseguir arremessar o maior número de bolinhas para dentro do balde.

BOLA AO CESTO – envolve, Matemática
Para esta brincadeira, serão necessárias duas bolas, dois cestos ou duas caixas de papelão, em que caibam as bolas escolhidas. A classe deverá ser dividida em duas equipes, alunos em filas, sendo que as equipes, deverão estar mais ou menos distantes uma da outra. Na frente de cada equipe será traçada uma linha e, a partir dela, a mais ou menos um metro, será colocado um cesto ou caixa de papelão.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila deverá posicionar-se o mais próximo possível da linha e arremessar a bola dentro do cesto.
A professora, ou o aluno que arremessou, então pega a bola e entrega para a próxima criança da fila, que deverá seguir os mesmos passos da primeira criança.
Isto será feito sucessivamente, até que todas as crianças tenham feito seu arremesso.
A equipe que tiver feito mais cestas vencerá a partida.
Cada criança ao fazer uma cesta pega uma tampinha para o final contar quantos pontos fizeram cada equipe.
OBSERVAÇÃO: Essa é uma atividade que está diretamente associada a noções de direção, sentido, localização, comparação de quantidades e que possibilita diversas explorações. A professora deve, após o jogo, levantar situações-problema.
É importante também o registro desta atividade e a socialização do mesmo. A professora ou o aluno pode registrar a atividade.

0 comentários:

Postar um comentário