12 de set de 2012


MEMÓRIA AUDITIVA
   
    É a capacidade de reter e recordar informações captadas auditivamente.
    É essa capacidade que vai permitir ao aluno fixar e reproduzir oralmente ou por escrito, as informações recebidas auditivamente, bem como fazê-lo lembrar qual os sons correspondentes aos símbolos gráficos visualizados.
    Dificuldades na memória auditiva são responsáveis por falhas na associação de símbolos gráficos (letras e números) discriminados visualmente, aos correspondentes sonoros.
    ***Algumas atividades e brincadeiras que podem auxiliar o aluno no desenvolvimento da memória auditiva ***
Brincando na sala
·       Identificar sons onomatopaicos (de animais, de objetos...).
·       Decorar músicas, poesias, versos...
·       Trabalhar com séries de sons (ex: 2 batidas de palmas, 1 batida de pé...).
·       Repetição das ideias principais de uma história, trecho lido, frases, etc...

QUEM SOU EU?

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares. Em destaque uma criança com os olhos vendados.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor uma das crianças deverá aproximar-se daquela que está de olhos vendados e dizer: Quem sou eu?
A criança que está de olhos vendados deverá reconhecer o colega pela voz.

TELEFONE SEM FIO
As crianças sentadas em roda, a professora conta uma pequena história no ouvido da criança à sua direita. Esta deverá fazer a mesma coisa no ouvido da coleguinha à sua direita.
Até que a história chegue à última criança, estará “deformada”.
Assim, você mostra para as crianças como são formadas as lendas. (Hoje o dia está lindo. O sol brilha forte e os pássaros voam, bem alto).

0 comentários:

Postar um comentário