terça-feira, julho 24, 2012


SÍNTESE

Capacidade de unir, de juntar partes, unidades – exemplo: sílabas – para formar um todo - palavra, a partir da união das partes tiram a conclusão do todo. Um jogo que desenvolve esta habilidade é montar quebra-cabeça.
Exemplos de atividades:
Atividade p/ 1º e 2ºAno


ANÁLISE

Capacidade de decompor, de separar um todo em partes, em unidades menores – exemplo: palavras em sílabas, dividir figuras em partes.
Exemplos de atividades:


ANÁLISE-SÍNTESE

È um processo em que cada uma das partes do todo tem ligação com as outras partes.
Este processo tem grande relevância na aprendizagem da leitura e da escrita.
E caso não estejam, suficientemente desenvolvidas estas capacidades, na criança, ela terá grandes dificuldades na alfabetização.
Portanto, é de fundamental importância trabalhar com a criança na Pré-escola, através de jogos, brincadeiras e atividades os conceitos de análise-síntese.
 Na minha opinião, a Pré-escola prepara os pequeninos para a alfabetização, sendo que as habilidades e conceitos desenvolvidos através do corpo e da interação com o meio tem muita importância para a aquisição destes conceitos.
Trabalho as mesmas atividades, jogos e brincadeiras com o 2º Ano, pois, faço adaptações para o nível da turma e venho obtendo resultados positivos com as crianças que apresentam dificuldade na aprendizagem.   
Exemplo de atividades:
Atividade p/1º e 2ºAno

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!
Parabénsss!

Postar um comentário

Sua opinião é importante!