quarta-feira, junho 06, 2012

FESTAS JUNINAS COM JOGOS NO PÁTIO - É só diversão


DOIS JOGOS, MUITO LEGAIS, QUE TRABALHAM:
* PERCEPÇÃO ESPACIAL;
* COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA;
* COORDENAÇÃO MOTORA FINA.

QUEIMADA JUNINA
Material:
- uma bola pequena e macia (bola de meia);
- lenços das cores azul e vermelho (TNT), para o número de jogadores;
- um dado, para o sorteio do inicio da jogada, (ótimo para noção de nº maior e menor);
Como jogar:
* Organize a turma em dois grupos, de quantidade iguais, cada grupo usará uma cor de lenço atado no pescoço;
* O jogo poderá ser organizado em uma quadra ou em um gramado amplo. Na quadra marque com giz um espaço onde ficará o ‘poço’, no gramado utilizo cordas (quatro) em forma de retângulo para marcar o espaço onde será o poço, este, será o lugar onde deverão ficar os jogadores queimados;
* Os jogadores ficam todos misturados e espalhados pelo campo ou quadra, um jogador de cada grupo jogará o dado o que tirar o número maior começará o jogo;
* O objetivo do jogo é ‘queimar’ com a bola a pessoa do outro grupo, se ela deixar a bola cair no chão, vai para o poço. Mas, se a bola for agarrada por um jogador do grupo, ele será salvo;
* É vencedora a equipe que ‘queimar’ todos os jogadores adversários.
Uma sugestão: jogue com as crianças em espaço amplo, logo após, vá limitando o espaço de modo que fique menor, até obter um campo pequeno – utilizo cordas para fazer delimitação de espaço (quatro cordas de 4m cada). Assim, você terá mais êxito ao trabalhar com a criança a noção espacial.
Lembrando sempre que, a percepção espacial é fundamental na preparação da criança para a Alfabetização.

PULA A FOGUEIRA
Este jogo é muito interessante, pois, faço uma preparação do material que será utilizado no jogo um dia antes. Cada aluno desenha e pinta uma fogueira no papel pardo, que será usada para jogar. Portanto, trabalho a coordenação motora fina e a criatividade com as crianças.
Material:
- giz ou duas cordas (4m cada);
- fogueira desenhada em papel pardo;
Como jogar:
# Com o giz ou com as cordas (no gramado use coradas), marque duas linhas retas, representando a largura da fogueira. O intervalo entre as linhas, inicialmente, deverá ser pequeno. Cada criança, de posse da sua fogueira, escolhe o lugar onde a colocará entre as linhas.
# Os alunos enfileirados em frente a sua fogueira, começam a pular a fogueira, ao som da música: ‘Pula a Fogueira”, ou cantando a música.
# O jogo, consiste em quem não atingir o lado oposto é queimado e sai do jogo.
# A cada 4x que pular a fogueira, as linhas serão alargadas, aumentando a dificuldade.
# Ganha o jogo, aquele que pular a maior distância sem se queimar.
# Variação: o professor gritará: - “Caipira troca de fogueira”! Todos os participantes trocam de lugar com o coleguinha, para pular a fogueira. Logo após fala: -“Caipira pula a sua fogueira”.
Desta maneira o jogo se torna mais emocionante. Meus alunos adoram.

LETRA DA MÚSICA:

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