quarta-feira, junho 13, 2012


***Equilíbrio, postura e tônus: O equilíbrio, o tônus e a postura formam a base essencial da Coordenação Motora Dinâmica Global.
Os exercícios de equilíbrio, tem a finalidade de melhorar o comando nervoso, a precisão motora e o controle global dos deslocamentos do corpo no espaço.

Sugestões de atividades
 - Exercícios de equilíbrio estático (parado) e dinâmico (em movimento), por ex: ficar parado num pé só (ambos os pés, com olhos aberto, fechados...), pular com um pé só (ambos os pés, para frente, para trás, em cima de linhas retas, linhas curvas...), na pré-escola costumo realizar estas atividades utilizando o encosto da cadeira como apoio.
- Movimentos pendulares do corpo, por ex: balançar o corpo de um lado, do outro, num pé só ir para frente, para trás...
- Passar o peso do corpo de um lado para outro;
- Exercícios de relaxamento;
- Subir e descer escadas;
- Pular amarelinha;
- Marchas;
- Pular corda.
** Trabalhar também, o equilíbrio de objetos sobre o corpo, utilizando diferentes objetos em diferentes partes do corpo, de quebra, trabalha esquema corporal. Realizo estas brincadeiras de equilíbrio organizando um percurso onde as crianças deverão percorrer, pode ser até na sala de aula.

9 comentários:

Amaralleir disse...

Olá Carminha! Sou educador especial e vou me servir de alguma idéias no teu blog. Obrigado por compartilhar tua prática pedagógica conosco. Abração!

Amaralleir disse...

Olá Carminha! Sou educador especial e vou me servir de alguma idéias no teu blog. Obrigado por compartilhar tua prática pedagógica conosco. Abração!

Eugênia disse...

TUDO QUE LI É MUITO BOM! PARABÉNS!

Anônimo disse...

Olá essa atividade seria para que faixa etária?

Professora Carminha disse...

Essas atividades podem serem aplicadas a partir dos 3 anos de idade da criança.

africanidade disse...

OLÁ SOU MESTRE DE CAPOEIRA E ESTES MOVIMENTO SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A ATIVIDADE DA CAPOEIRA.

Professora Carminha disse...

Olá mestre, que alegria receber o seu comentário aqui. Realmente, esses exercícios são de grande valia para o desenvolvimento das crianças, mas a própria capoeira seria muito importante nas escolas para o melhor desenvolvimento psicomotor assim como acontece em Dubai. O seu trabalho trás ótima contribuição para a evolução geral da aprendizagem.

Unknown disse...

O texto está ótimo mais a cor da letra não está ajudando então pessoas que tem problemas na visão não vão poder ver por que o tom da cor da letra não ajuda

Professora Carminha disse...

Corrigida a cor, acho que melhorou, obrigada pela participação construtiva!

Postar um comentário

Sua opinião é importante!