quarta-feira, junho 27, 2012


Estruturação e organização temporal
É a tomada de consciência da sucessão e periodicidade dos acontecimentos, bem como de caráter irreversível do tempo.
    Na orientação temporal, dedicamos atenções especiais ao ritmo, que auxilia a apreensão de sucessão temporal em termos de duração e intervalo.
 A atividade rítmica desempenha papel fundamental na edificação intelectual e na maturidade das atividades motoras sincronizadas.
    Quando o aluno apresenta dificuldade na orientação temporal geralmente está associada às dificuldades nas estruturas espaciais, refletindo a nível pedagógico, nas dificuldades de ordenação das letras, sílabas e reconstituição de frases, podendo acarretar sérios fracassos na matemática, pois para a realização do cálculo o aluno necessita de pontos de referência, tais como: a noção de fileiras, de colunas, do antes e do depois. 
As atividades para a estruturação e organização do tempo, através do ritmo, favorecem a atenção e memória, exigindo a apreensão atenta da sucessão temporal, em termos de duração e intervalo.

***Sugestões de atividades***

Desenvolver a apreensão perceptiva motora do tempo. Realizar atividades que explorem:
  • Ritmos internos (respiração, pulsação, batimentos cardíacos...);
  • Ritmos externos (simples, fortes, suaves);
  • Ritmos cadenciados (cadencias codificada com diferentes tempos);
  • Acompanhamentos de ritmos (tambor, chocalhos, clavas...);
  • Andar, correr, engatinhar, rolar em diferentes ritmos (ritmo, lento e rápido).
  • Ordenação temporal (antes, depois, agora);
  • Desenvolver o sentido de velocidade do tempo;
  • Ordenar o sentido de duração do tempo, explorar sons contínuos e interrompidos, associados ou não ao deslocamento (andar, correr...).

2 comentários:

Claudine disse...

Gostei muito, gostaria de ler, vou trabalhar com uma síndrome de download, mas difícil ler nessa cor é esse fundo! Bigadinha! Bj

Professora Carminha disse...

Realmente Claudine, essa cor está muito ofuscante, mas não é o fundo que não pode ser mudado sem mudar toda a aparência do blog, mas o amarelo da escrita vou substituir assim como já fiz em outras postagens. Obrigada pela tua opinião e que tenha um ótimo trabalho com esses anjinhos, é muito legal. Beijos!

Postar um comentário

Sua opinião é importante!