20 de mai de 2012

INCLUSÃO E A PSICOMOTRICIDADE


 PSICOMOTRICIDADE
Entende-se por psicomotricidade a integração das funções motoras e mentais, comandadas pelo Sistema Nervoso Central.
    A psicomotricidade destaca a conexão íntima dos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e com o cognitivo.
    Segundo Piaget, a realização do movimento leva a assimilação, pois favorece a formação das imagens mentais (Pensamento Simbólico), que serão utilizadas quando do ingresso no processo de alfabetização.
 O trabalho de psicomotricidade é um meio prático de ajudar o aluno a dispor de uma imagem corporal operatória, a partir da qual facilitará a sua aprendizagem.
    É pela expressão motora, que é a ação, onde se tem a oportunidade de reparar as questões corporais danificadas, tendo o próprio corpo como referência, um corpo sentido e vivido, que descobre formas de crescer, amadurecer, ser adulto e ser produtivo.
O aluno que apresenta comprometimento nas áreas de desenvolvimento apresenta dificuldades de aprendizagem, necessitando de um atendimento educacional adequado, visando garantir o seu desenvolvimento integral.
    As áreas do desenvolvimento humano, a serem trabalhadas em crianças com dificuldades de aprendizagem abrangem os itens didaticamente distintos como:
*Imagem e Esquema Corporal;
*Lateralidade;
*Estruturação e Organização Temporal – Percepção Temporal;
*Estruturação e Organização Espacial – Percepção Espacial;
*Coordenação Dinâmica Manual – Motricidade Fina (Coordenação Motora Fina);
*Coordenação Dinâmica Global – Motricidade Ampla (Coordenação Motora Ampla);
*Equilíbrio, Postura e Tônus;
*Percepções Sensoriais: Visual, Auditiva, Tátil, Gustativa e Olfativa.
Eu, em particular, adoro ser professora de Ed. Física e Ed. Infantil, pois, sei classificar as brincadeiras e jogos para desenvolver as habilidades psicomotoras em meus alunos. Penso, que todos os professores destas duas áreas, devem dominar os conceitos de psicomotricidade, pois, assim terão noção de sua importância no desenvolvimento dos seus alunos e também na preparação das crianças para a Alfabetização.
O professor de Ed. Infantil e de Ed. Física fazem parte da pedra filosofal do desenvolvimento dos indivíduos. Portanto, eles devem saber o que estão fazendo. Acredito, que a criança com dificuldade de aprendizagem ou com deficiência, terá muitos benefícios com aulas voltadas a psicomotricidade.
Em 2010 trabalhei em uma Classe Especial, atendia  seis crianças, três com  deficiência intelectual, duas com paralisia cerebral e um aluno com dificuldade na aprendizagem (idade de 7 a 12 anos). O meu planejamento para esta turma foi voltado a psicomotricidade, sendo que as atividades, jogos e brincadeiras que realizei com eles fazem parte deste Blog. A psicóloga que acompanhava os meus alunos observou como houve progresso significativo no desenvolvimento deles. Realmente, era impressionante a mudança tanto nas atitudes, quanto no desenvolvimento de muitos conceitos e habilidades.
No entanto, é visível a importância do profissional de educação (PROFESSOR), ter o conhecimento sobre psicomotricidade.

0 comentários:

Postar um comentário