28 de ago de 2011



JOGO DO DESPERTADOR - sala de aula

Material: um relógio despertador que faça ‘tic-tac’;
* Um aluno deverá sair da sala de aula e os demais colegas devem esconder o relógio;
* A criança que está fora da sala é chamada para procurar o relógio, seguindo o som;
* Para ficar mais divertido colocar o alarme para tocar depois de 3 min de procura;
* Repetir o jogo até todas as colegas participarem.

1, 2, 3, PARE OUTRA VEZ – no pátio

* Formação: perto de uma parede, a 8m da parede será marcada uma linha (corda) horizontal paralela à parede;
* Uma das crianças ficará olhando a parede com as nela, dirá: ‘1,2,3, pare outra vez’;
* Enquanto diz isso, as demais crianças que estavam paradas sobre a linha devem avançar à frente, avançar  enquanto a criança estiver de costas, quando acabar a frase as demais deverão parar, dando as costas à criança; esta irá virar para olhá-los e, se vir algum em movimento, manda-o para a linha de saída outra vez;
* Em cada jogada as crianças devem ir avançando até que consigam tocar as costas da criança que está contra a parede; ao ser tocada a criança deve voltar-se e perseguir algum dos jogadores antes que estes cheguem à linha de saída; o que for pego será o que continuará o jogo.

MAR E TERRA – sala de aula ou pátio
 
Momento de Jogo Simbólico

* Desenhar no chão uma linha com giz / fita adesiva ou corda;
* As crianças ficam à esquerda da linha, a professora diz: “Agora vocês estão no mar... Onde vocês estão?” As crianças respondem ‘no mar’;
* A professora explica que quando disser TERRA todos deverão pular com os pés juntos para o outro lado;
* Então a professora irá dizendo mar, terra, terra...Os que se equivocarem serão eliminados.   

VOAM, VOAM – sala de aula

# Este jogo consiste em discernir entre animais e objetos que podem voar e os que não podem;
# A professora dirá o nome de um animal ou objeto; se voa, as crianças devem dizer:’voa, voa’... Se não voa devem dizer: ‘não, não voa’.
# VARIAÇÃO;
- utilizar outros distintivos como pode ser comido ou tomado, nada ou não nada, etc;
- utilizar outro tipo de respostas como levantar-se e sentar-se. 
  
 JOGO DE CORRENTE – sala de aula

* Seguir a ordem na qual as crianças normalmente sentam, pede-se à primeira criança que diga uma palavra;
* O colega que esta ao seu lado deve dizer uma palavra que comece com a última letra da palavra dita pelo seu colega e assim sucessivamente;
* Quando alguém se equivocar ou repetir uma palavra pode ser eliminado ou pagar prenda. 

“Realizei estes jogos com o 2º ano e constatei que são ótimos para exercitar a atenção dos educandos. Além de que, é um recurso de grande relevância no período da alfabetização”. Professora Carminha.


1 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI AS SUGESTOES ISSO VAI ME AJUDAR MUITO NA SALA

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