segunda-feira, janeiro 17, 2011

 

CÃES E GATOS
- Dividir a turma em 2 grupos, separados a 2m um grupo do outro, em posição de quatro apoios;
- Um grupo será os ‘gatos’ e o outro os ‘cães’;
- Ao sinal do professor: ‘cães’, estes perseguem os ‘gatos’; se o contrario diz ‘gatos’ estes que perseguem.
OBS: quem for tocado pelo do outro grupo passa a ser do grupo e pega os outros.

O ASTRONALTA DISTRAIDO
* Riscar círculos no chão, de modo que fique um participante sem círculo.
* Quando o orientador gritar ‘ESTRELAS’, os participantes devem correr para ocupar um círculo;
* O que não conseguir um círculo será o que gritará, “UNIVERSO”, todos os participantes saem correr pelo pátio.
* Ao sinal ‘ESTRELAS’, todos voltam para os círculos.

ARREBATA O BALÃO
- Um aluno com um balão, cheio, preso no cinto;
- Ao sinal do professor, os colegas o perseguem para tirar-lhe o balão;
- Quem conseguir pegar o balão, prende-o no cinto e continua a brincadeira.

LENÇO ATRÁS
* Sentados em círculo, um colega do lado de fora do círculo segurando um lenço;
* O aluno de posse do lenço anda em volta do círculo e deixa cair o lenço atrás de um colega, este sai correndo atrás dele, que deverá ocupar o lugar vago;
* O aluno de posse do lenço continua a brincadeira. 

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Atividades (parte 1) 
Atividades (parte 2) 
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domingo, janeiro 16, 2011

A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS

 
 
A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS
Professora Carminha


          A criatividade e a brincadeira são essenciais para o desenvolvimento humano, sendo atividades naturais nas quais as crianças se envolvem espontaneamente. E através da criatividade e da brincadeira, viajam em reinos arquétipos e místicos, experimentando novos papéis, relacionamentos e estruturas sociais, além de se envolverem em diálogos simbólicos com as tendências e movimentos da história. Assim, tornando a vida um mistério a ser apreciado.
          Durante os primeiros anos, as crianças se envolvem na “brincadeira da incorporação”, explorando seus sentidos, fazendo sons, ritmos, marcas e movimentos, começando a imitar e se relacionar com brinquedos e objetos à sua volta e criando história. Uma vez que estão desenvolvendo habilidades de interagir simbolicamente e começar a entender o seu meio, sendo comum a criança se apegar a um determinado brinquedo, cobertor ou paninho, significando um símbolo de segurança, amor ou amizade.
          Constata-se, portanto, que através da brincadeira, a criança aprende, cresce e se desenvolve.
Filme na TV-sucata

         

quarta-feira, janeiro 12, 2011

PERCEPÇÃO AUDITIVA – Jogos

BOM  DIA (Boa Tarde)
     Alunos em círculo, de mãos dadas, no interior um colega de olhos vendados.
     O círculo rodará para a esquerda ou para a direita. O jogador do centro bate os pés e todos param. Ele apontará para círculo e o indicado dirá: Bom  Dia. O do centro terá que reconhecer pela voz, dizendo seu nome.
     Em caso de erro em o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando será substituído pelo jogador indicado, e assim seguirá o jogo.
VARIAÇÃO – tentar reconhecer os colegas tateando-lhes o rosto.
     Um jogador de olhos vendados e outro com uma sineta, os dois dentro do círculo, o jogador da sineta bate-a e o de olhos vendados tenta pega-lo.



O QUE CAIU, E ONDE?
Alunos divididos em duas equipes, uma de números pares e outra ímpares.
Colocar o círculo em ordem numérica crescente.
Todos de olhos vendados, o orientador deixa cair um chocalho e chama a atenção para o som que produziu, quando o chocalho cair novamente ele chamará dois alunos um de cada equipe, ex: o 3 e o 10, que deverão com os olhos vendados, sair do círculo e procurar o chocalho.
Nesse momento todos retiram a venda para acompanhar o trabalho realizado pelos colegas.
Quem encontrar o chocalho primeiro ganha 1 ponto para sua equipe.




APROXIMAÇÃO SILENCIOSA

     Alunos em círculo sentados, no centro um aluno de olhos vendados.
     O professor aponta para um dos alunos, que se levanta e vai silenciosamente, em direção ao que está de olhos vendados, este ao perceber algum movimento estende o braço em direção de onde pensa que o outro está.
     Aquele que conseguir tocar sem ser percebido substituirá o de vendas nos olhos.
     Obs: Não é permitido pular para chegar mais depressa junto ao colega de olhos vendados.

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Cognição e Percepção Auditiva

terça-feira, janeiro 11, 2011

COORDENAÇÃO MOTORA - Jogo

QUATRO CORES

 O azul não se encosta ao azul, o verde não se encosta ao verde. Com esse jogo, a turma aprende a planejar e a corrigir.

- IDADE: A partir de quatro anos.

- O QUE DESENVOLVE: Capacidade de planejamento e de análise de erros e coordenação motora.

- COMO FAZER: Em uma folha de papel, faça o contorno de uma figura qualquer - um objeto, um animal ou uma forma geométrica. Divida-a aleatoriamente. Para os pequenos de quatro a seis anos e para os iniciantes de 7 a 10, faça até dez subdivisões para não dificultar muito. Quando sentir que os alunos maiores já dominam a atividade, aumente as subdivisões ou deixe que criem as próprias figuras.

- COMO JOGAR: O jogo é individual. Cada aluno recebe quatro canetas hidrocor ou lápis de cores diferentes e a folha com a figura desenhada. Os pequenos podem trabalhar com giz de cera grosso, pintura a dedo e colagem de papéis ou de tecidos. O objetivo é colorir a figura usando as quatro cores sem deixar regiões vizinhas da mesma cor. Áreas limitadas pelo vértice podem ter tonalidades iguais. Se a criança não conseguir completar a figura, dê a ela a oportunidade de repintar algumas áreas.

- VARIAÇÃO: É possível trabalhar em duplas. As crianças têm de encontrar
juntas uma solução para o desafio.

 

quarta-feira, janeiro 05, 2011

 
ATIVIDADES
Preparação:
Um ambiente amplo com colchonetes ou toalhas distribuídas pelo chão, uma para cada participante.
Músicas lentas ou sons da natureza.
É importante que as crianças se sentem à vontade, relaxadas e descontraídas.

1) EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO
Caminhar lentamente, à vontade, de diferentes formas pela sala ao som da música.
Incentivar os participantes para:
  • Caminhar em diferentes planos: baixo, médio, alto;
  • Caminhar tentando perceber tudo o que tem na sala (parar a atividade e descrever o que perceberam);
  • Caminhar de olhos fechados, devagar, tentando não “atropelar” ninguém;
  • Caminhar olhando para um colega, até que ele perceba. Quando isto acontecer, olhar para outro colega (não toque nesta atividade);
Obs: Atividades feitas em silêncio, ouvindo o som da música e o som do deslocamento dos participantes.

2) DETETIVE
Livres pela sala, cada um escolhe um colega para observar, sem o outro saber.
O observado deve ser visto sempre de frente, pelo observador. Ao sinal da professora, escolher outro colega para observar.
Ao sinal de um apito, todos correndo deverão tocar na cintura do colega que observou.

3) BONECO
Em duplas, um é o boneco e o outro é o dono do boneco.
O boneco fica de pé o mais relaxado possível e o dono do boneco ‘explora’ todos os tipos de movimentos possíveis de todas as partes do corpo do boneco. Ex: movimentos dos braços, fazer o boneco sentar, deitar, quadrupedar, ajoelhar...
Após alguns minutos o boneco troca de função com o dono.

4)ESPELHO
Dois a dois, um de frente para o outro, começar colocando as mãos de um contra as do outro, tocando-se.
Um conduz (conforme combinação prévia) os movimentos, e o outro repete seguindo os movimentos como se fosse um espelho.
Podem ser realizados quaisquer movimento como flexões, inclinações, extensões em plano alto, médio e baixo (trocar as funções entre si).

5)CONDUZIDO
Duplas, um atrás do outro.
O colega da frente fica de olhos fechado, bem relaxado. O colega de trás conduz o da frente pelo ombro, para diferentes lugares da sala e em várias direções e sentidos.
O da frente deve relaxar e deixar-se levar, procurando perceber o movimento que o colega deseja que ele faça.

6)SOLTURA
Em duplas, um de frente para o outro.
Um dos colegas flexiona o tronco, com as pernas afastadas, o mais relaxado possível.
O outro colega começa a balançar partes do corpo do colega em posição de tronco flexionado: balança o braço direito, esquerdo, mão, cabeça, tronco.

7)DESCOBERTA
Todos deitados à vontade no chão da sala, olhos fechados.
Ao som de música lenta, relaxar bem e começar a se movimentar devagarzinho da forma escolhida (caminhando, rastejando, engatinhando...), na sala, sem abrir os olhos.
Andar pela sala e procurar identificar pelo toque quem vai encontrando.

8)ENTRAR NA FIGURA
Duas crianças escolhidas criam uma ‘figura’ com o corpo.
Uma terceira criança passa por dentro da ‘figura’, por cima, se possível entra na figura, colocando-se a ela (da forma criada por ela).
Uma 4ª criança entra na figura, toca-a e se cola na mesma e assim por diante.
Esta figura pode se movimentar, se modificar, sem as crianças se soltarem.

9)FIGURAS GEOMÉTRICAS
Em grupos, cada grupo forma com seu corpo, uma figura geométrica.
O professor dá um sinal e diz triângulo-circulo, neste momento o grupo do triângulo toma a forma do circulo dentro do circulo e depois volta a forma original.

10)VIVENDO O BEBÊ
Cada participante deitado em posição de feto, dramatiza:
·        A criança ao nascer;
·        As posições e movimentos que a criança realiza nos primeiros dias;
Pré-A Brincando
·        Os ensaios do rastejar, engatinhar;
·        Os ensaios do caminhar e do subir escadas, do corre...

     12)MATERNIDADE
     Dois a dois, um representa o bebê e o outro o pai ou a mãe.
     Dramatizar situações de convívio na relação mãe/pai e criança: cuidados com higiene, amamentação, sono do bebê...

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