sexta-feira, fevereiro 05, 2016

PLANO DE AULA atividades com jornal



JOGOS E BRINCADEIRAS COM JORNAL


   Realizo estes jogos e brincadeiras com jornal no espaço da sala de aula, no pátio ou quadra de esportes. Na sala de aula afastamos as carteiras em volta da sala encostadas-se às paredes e brincamos no espaço livre. 

Aquecimento:

- Correr ou caminhar rápido com o jornal no peito, na barriga, sem deixar cair no chão.

- Ondas do mar: com uma mão, fazer círculos, depois troca a mão, duas mãos.

Desenvolvimento:

- Pegar o jornal como se fosse um lenço: inspirar e expiar no jornal, mantendo-o no ar o maior tempo possível;

- fazer avião com o jornal;

- gigante: subir sobre o jornal e espichar-se; após ir dobrando o jornal até ficar num pé só;

- anão: agachar-se sobre o jornal e espichar-se; após; dobrar o corpo até onde conseguir;

- bolinhas: amassar o jornal com as palmas, com os dedos, tamanhos variados;

- atirar as bolinhas para cima e pegar com uma mão e com as duas mãos;

- jogar as bolinhas de uma mão para outra (PERCEPÇÃO VISOMOTORA – óculo- manual);

- jogar as bolinhas de papel e chutar com o pé (percepção visomotora, óculo-pedal);

- jogar as bolinhas e cabecear (óculo-cefal);

- jogar a bola no ar, pular, pegar, depois pegar a bolinha no ar;


- jogar bater palma e pegar;

- jogar girar e pegar;

- jogar, bater palmas, pular e pegar;

- jogar e imitar o Saci (pular numa perna), (depois a outra perna) LATERALIDADE, pegar a bolinha;

- passar a bolinha entre as pernas, fazendo o um 8;

- jogar a bolinha sobre uma corda; correr e pega-la; após sem deixar cair no chão;

- atirar a bolinha um para o outro, após, sobre uma corda (um de cada lado) – PERCEPÇÃO ESPACIALPERCEPÇÃO VISUAL (óculo-motora).

Volta à calma:

Sentar, com as bolinhas de jornal na mão e cantar:

//: O esquilo sobe a árvore, árvore, árvore

O esquilo desce a árvore e vai dormir. ://

Fazer travesseiro com as bolinhas de jornal. As crianças deitam, fecham os olhos e brincam de dormir, (5 a 10 minutos).

sexta-feira, janeiro 15, 2016



JOGO DAS VIRTUDES

- A partir de agora iremos falar apenas de VIRTUDES, e nunca de defeitos.

- Cada um recebe papel e caneta, onde anotará a principal virtude ("qualidade") que acha do companheiro sentado a sua direita, sem identificar a pessoa, apenas colocará a  qualidade, por exemplo:
"honestidade" e não "honesto" /
"simpatia" e não "simpática" /
"coragem" e não "corajosa" e assim por diante.

- Os papéis serão dobrados, recolhidos e misturados.
- O educador então começa a ler as virtudes e os participantes tentarão identificar quem assume melhor aquelas características.

- O mais votado recebe o papel e guarda até o final do jogo. Detalhe: nessa hora aquele que escreveu não revela o que foi escrito.

- Quando todos os papéis forem distribuídos cada um deve dizer como se sentiu, sendo identificado por aquela característica: se concorda ou não que ela seja sua característica mais marcante. Aí sim o companheiro do lado revela o que escreveu dele e justifica.

- Após todos serem identificados, o educador ressalta a importância de nos habituarmos a enxergar as virtudes, aceitar defeitos e viver em harmonia com as pessoas.



NÓS HUMANOS


Objetivo: Estimular o raciocínio e o trabalho em equipe;

-Todos os participantes formam um círculo dando as mãos.

- Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto para si e para os outros: "João está à minha direita e Ana, à minha esquerda", etc.

- Diga para soltarem as mãos e caminharem pelo espaço, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assobio). Ao ouvi-lo, todos param EXATAMENTE ONDE ESTÃO.

- Agora, sem sair de suas posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão esquerda para quem estava à esquerda. Vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as mãos.
Veja mais sobre os Jogos Cooperativos:
JOGOS COOPERATIVOS



Sabendo que, a ginástica tem o objetivo de proporcionar as crianças o conhecimento do seu próprio corpo, dos movimentos e dos seus limites.

Procuro proporcionar aos meus alunos da Educação Infantil e Alfabetização a ginástica com história - ginástica historiada - atividades que permitam a expressão, a criação (em vez de movimentos mecanizados e repetitivos). A ginástica historiada consiste em contar ou ler a história e as crianças fazerem o papel de personagem executando as ações da história ouvida. 

Portanto, trabalho Esquema Corporal, de uma forma em que o aluno realizará movimentos naturais através do lúdico.  



 HISTÓRIA DO BONECO DE BORRACHA

     Era uma vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar.

     Ele gostava de passear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros, as borboletas e as abelhas que voavam no alto.

     De repente, veio um vento forte... Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora ele anda todo torto, virado só para um lado. E assim ele continuou o passeio.

     Ufá! O vento parou, e ele então voltou ao normal. Agora conseguia andar tanto para frente como para trás.

   Caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo!   O vento voltou de novo. Aí, ele entortou-se para frente e anda olhando para baixo. Parece até que procura alguma coisa no chão.

     Mas, de repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entortar-se para trás. Agora ele só vê o que está lá no alto: o céu, os pássaros e as borboletas.

     Finalmente, o vento parou de vez. O boneco de borracha endireitou-se e continuou o passeio observando tudo o que estava ao seu redor.

     Engraçado é que quando o boneco de borracha chegava perto de uma árvore ficava bem magrinho e bem comprido, do tamanho da árvore. Então, o boneco andava elegante, esticado e comprido, quase alcançava o céu.

     Quando chegava perto de uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava todo gordo e pesado como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulhão!

     Ah! O boneco de borracha estava cansado de tanto passear. Então, ele deitou-se no chão para descansar e... Surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho. Podia até caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo!

     De repente, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia. Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão.

     Ficava pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno. E adormecia todo pequenininho...

     Até que amanheceu e chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés as pernas, o tronco, os dedos, as mãos e os braços.

     Ele levantou-se e virou gente.

     Agora, sim, ele consegue conversar, falar bem baixinho com quem está perto dele.

     Essa é a história do boneco de borracha que virou gente.


sábado, março 07, 2015

CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA



A educação física tem papel muito importante na formação global da personalidade da criança e do adolescente, assegurando-lhes a autonomia individual e sua integração no meio social.
Com vista no estimulo a atividade criadora, o desenvolvimento orgânico e fundamental, e procurando, através das atividades físicas, melhorar os fatores de execução e coordenação.
Também o desenvolvimento da educação psicomotora, a aprendizagem dos gestos e movimentos fundamentais das diferentes formas de atividades físicas e desportivas. Os exercícios devem ser ministrados de modo a proporcionar às crianças alegria e prazer pelo movimento, contribuindo, assim, para seu ajustamento social. Praticados de preferência ao ar livre, e selecionados com objetivo de atender às diferentes fases do desenvolvimento físico e psicológico do educando, tem como características principais: fluência e naturalidade de movimentos.
Os exercícios físicos podem, também, atuar sobre a formação do caráter e contribuir para um maior rendimento do trabalho intelectual, desde que  o professor saiba aplicá-los pedagogicamente, por meio de exercícios de fácil execução, com graduação para cada idade, tendo em conta a evolução física e psíquica.
A área da educação física  pode ser o aspecto da educação, quando seus efeitos se fizerem sentir sobre a totalidade do homem, isto é, quando contribuir para o equilíbrio da personalidade integral do indivíduo.
Ela atende ao indivíduo de forma psicossomáticas e espiritual (a formação psicossomática jamais deverá ser divorciada da forma espiritual).
O ensino das habilidades físicas é de primordial importância, principalmente quando aplicado concomitantemente com o estudo da linguagem escrita e oral.
As crianças se interessam pelas atividades físicas de uma forma bastante espontânea. Em qualquer atividade, torna-se indispensável a supervisão do adulto. A afirmação de que toda criança sabe brincar e de que pode ser deixada sozinha é uma ideia falsa. Ela necessita, sobretudo, de direção e orientação.
Portanto, o professor de educação física tem um papel muito importante na formação integral do indivíduo. Professores façam sua parte!



Como ensinar os pequenos a identificar e lidar com seus sentimentos
Todo ser humano é um universo de possibilidades. Ter um filho ou trabalhar com crianças é ter nas mãos uma responsabilidade que vai muito além da educação formal, de ensinar normas básicas de convívio social.
A criança é como uma esponja:

absorve informações e reproduz o que vê ao seu redor.
Como muitas vezes as pessoas responsáveis por ela não se dão conta de suas angústias, de seus sentimentos, os pequenos não estão preparados emocionalmente para verbalizar o que sentem.
Incentivar as crianças a falar sobre seus sentimentos é algo que deveria ser praticado desde o momento em que elas conseguem compreender conceitos como alegria, medo, tristeza, raiva, ciúmes. Sentimentos que podem ser facilmente percebidos pelos adultos que as rodeiam, mas que usualmente deixamos passar. Como fazer, então para que os pequenos possam, desde cedo identificar seus sentimentos e lidar melhor com eles?
Em primeiro lugar, devemos ter consciência de que o que uma criança vive pode não parecer nada para um adulto, mas para ela, em seu universo, é de extrema importância, é real. São esses sentimentos e sensações muitas vezes desprezados por seus responsáveis que farão dela um adulto mais ou menos equilibrado. Portanto, merecem toda a atenção. A criança tem uma capacidade de compreensão muito mais aguçada do que podemos imaginar e, em sua linguagem, devemos estar prontos para o diálogo.
Ao acordar à noite, com medo da bruxa ou do lobo mau, a criança menor (até 4 anos de idade), está tentando dizer que algo a atemoriza. Ela usa o conto de fadas pra enviar essa mensagem. Um erro é tentar provar para a criança que a bruxa não existe, nem o lobo, nem o monstro. Seria o mesmo que dizer a ela que seus medos não existem, seria desdenhar sua angústia. Ela não consegue colocar em palavras e desconhece, na verdade, que seu temor pode ser a possibilidade da perda da proteção de seus pais, por exemplo. Melhor será ajudá-la a ter certeza de que esses "predadores" não estão em casa, abrindo portas, olhando debaixo da cama junto com ela, procurando algum esconderijo possível. E, então, acolhê-la nos braços e dar a ela a segurança que procura, esperando que adormeça no conforto de sua proteção.
Ao ficar um pouco mais velha, a criança terá alguns conceitos mais definidos. Mas precisará do incentivo para não apenas falar sobre suas emoções, mas para perceber que ela mesma tem recursos internos para buscar ajuda ou até resolver por ela mesma as questões que as afligem.
Confira, passo a passo, dicas para desenvolver em seus filhos a percepção das emoções e encorajá-los a pensar e a falar a respeito.

  • Procure ou invente uma historinha que tenha situações passíveis de serem vividas por seu filho, em que os personagens possam ser parecidos com os da vida real.
  • Escolha uma emoção que possa estar presente na história (Por exemplo: raiva ou tristeza porque um dos personagens não foi convidado para uma festa).
  • No fim da história, pergunte ao seu filho: se fosse você, como sentiria se não fosse convidado para a festa? Ou como você se sentiria se alguém quebrasse seu brinquedo? Ou como seria ter viajado com seu amigo?
  • Continue questionando: O que você faria se estivesse no lugar do personagem? Teria outro jeito de resolver a situação?
  • Faça com ele uma lista de possibilidades para aplacar a angústia do personagem, de forma lúdica. Tenha a certeza de que essa "brincadeira" estará fornecendo a ele subsídios para que aprenda a lidar melhor com os próprios sentimentos, a falar sobre eles e a buscar ajuda.
  • Procure sempre saber como foi o dia de seu filho. Quando ele lhe contar algum fato ocorrido na escola, por exemplo, faça com ele o exercício de se colocar na situação. Investigue como ele se sentiria se estivesse no lugar do colega, o que poderia ser feito para solucionar a questão, de forma que fosse melhor para todos os envolvidos. Sugira também alternativas, para que ele perceba que existem muitas saídas para um mesmo problema.
Uma criança emocionalmente bem desenvolvida torna-se um adulto mais capaz de enfrentar e solucionar suas dificuldades. Tenha sempre em mente que você pode aprender muito com seus filhos!

Por Celia Lima

;;