quarta-feira, maio 24, 2017

Coordenação Visual-motora



COORDENAÇÃO VISUAL-MOTORA

**É a habilidade para coordenar a visão com movimentos do corpo ou partes do corpo.

VEJA ATIVIDADES, JOGOS E BRINCADEIRAS que desenvolvem essas habilidades clicando no link abaixo:


"Ensinar consiste em tirar de dentro
Desenvolver a potencialidade infinita que
se aloja no indivíduo é a verdadeira educação.
É missão do professor ajudar a desenvolver 
os dotes naturais do aluno."
(Masaharu Taniguchi 
A Verdade da Vida, v.13.)

terça-feira, maio 23, 2017



Definição de Percepção Visual
*** Habilidade para reconhecer e discriminar o estímulo visual e interpretar, este estímulo associando-o com experiências prévias.
Problemas causados pela disfunção da Percepção Visual
A criança com disfunção perceptual percebe seu mundo de maneira distorcida, isso faz com que ela tenha:

  1. a    Problemas de aprendizagem para a leitura, escrita e aritmética;

  1. b   Dificuldades de transferir um estímulo visual de um plano vertical para um plano horizontal;

  1. c    Problema de estabilidade emocional.


***São cinco as habilidades da Percepção Visual***
COORDENAÇÃO VISUAL-MOTORA

PERCEPÇÃO DA FIGURA FUNDO
CONSTÂNCIA PERCEPTUAL
POSIÇÃO NO ESPAÇO
RELAÇÃO ESPACIAL
Programa Preparatório
para trabalhar com as crianças

  •  Deve ser realizado com material manipulativo tridimensional, nas 5 habilidades de Percepção Visual.

  •  Treinamento de imagem, conceito e esquema corporal.

  • Associar os movimentos direcionais do corpo com o desenho de linhas.

  •  Reconhecimento de figuras.

terça-feira, fevereiro 09, 2016

VOLTE ÀS AULAS com a Magia dos jogos



JOGO DE ARGOLA



Objetivo:



Desenvolver a coordenação visomotora e as noções de cores, mais/menos, classificação e correspondência.



Materiais:



• Garrafas descartáveis cheias de areia, numeradas de 1 a 9, decoradas com papel crepom de cores diferentes; caixa com botões coloridos para contagem.



Desenvolvimento:



O professor prepara as garrafas, colocando-as agrupadas a uma certa distância dos participantes (de dois a seis alunos). Os demais alunos formam a torcida.

Os participantes lançam a argola e, quando a acertam na garrafa, verificam o número contido na mesma. Ganha o jogo nessa etapa quem conseguir maior número de

pontos.

Cada participante terá apenas uma chance para jogar e deverá retirar da caixa de contagem botões na cor e na quantidade correspondentes ao número contido na garrafa que acertou. Se não acertar, não conta pontos. O mesmo procedimento se repete com todos os alunos da classe.




PUZZLE DE PALAVRAS MÁGICAS  



 - Dividir a turma em grupos de cinco alunos. Pedir aos grupos para pintar um grande cartaz em papel pardo ou cartolina, sobre o tema, por exemplo: "AMIZADE"... , que poderá ter vários centímetros de comprimento. Cada grupo poderá ter um tema diferente.

 - Cortar este cartaz em pedaços, de forma a criar um puzzle (quebra-cabeça grande) de peças grandes.

- Colar um pouco de fita de velcro ou fita adesiva detrás de cada uma destas peças.

Depois das peças serem baralhadas e distribuídas pelos participantes, pede-se para que estes as disponham numa superfície coberta de tecido (onde as peças aderem), de modo a completar corretamente o cartaz.





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