terça-feira, outubro 28, 2014

DESENVOLVER A AUTONOMIA – 1 a 3 anos



AUTONOMIA

 A confiança na capacidade para fazer escolhas e decisões são desenvolvidas enquanto as crianças exercitam as habilidades exploratórias de caminhar, de correr, de escalar e de manusear objetos.

 Os bebês que estão começando a andar e os jovens pré-escolares precisam de pais que lhes permitam escolhas, dentre uma variedade de atividades seguras.

Se as crianças são excessivamente restritas, sempre forçadas a fazer as coisas como seus pais desejam, ou se são submetidas a embaraço pelos erros enquanto fazem explorações, a autodúvida crescerá, ao invés da autoconfiança.
Psicólogo Erik Erikson


quinta-feira, outubro 23, 2014



INICIATIVA



Os pré-escolares aprendem sobre si mesmos e suas culturas por meio de jogos de faz-de-conta; à medida que encenam diferentes papéis, começam a pensar sobre o tipo de pessoa que desejam tornar-se.


 Os pais que apoiam o senso emergente de finalidade e direção das crianças nesse estágio ajudam os filhos a desenvolverem iniciativa, ambição e responsabilidade social. 

Se os pais são demasiadamente controladores ou exigentes, as crianças podem tornar-se culpadas e reprimidas.

Psicólogo Erik Erikson



PRODUTIVIDADE

Durante os anos escolares, as crianças desenvolvem suas capacidades para o trabalho produtivo, aprendem a trabalhar cooperativamente com os outros e descobrem um senso de orgulho por fazer bem as coisas. 


As crianças em idade escolar precisam de pais que encorajem seu senso de competência e domínio, dando-lhes responsabilidades e oportunidades para usarem suas habilidades

e conhecimento.


 As pessoas jovens que não possuem tal encorajamento podem desenvolver um senso de inferioridade e crer que jamais serão boas em coisa alguma.


 Psicólogo Erik Erikson




IDENTIDADE

 Os adolescentes integram o que ganharam nos estágios anteriores em um senso duradouro de identidade; desenvolvem um entendimento de seu lugar na sociedade e formam expectativas para o futuro.


 Eles necessitam de respeito por sua independência emergente. As crianças que não tiveram suas necessidades satisfeitas neste e em estágios anteriores tendem a sentir-se confusas sobre quem são e onde desejam chegar.

Psicólogo Erik Erikson



quarta-feira, setembro 24, 2014


Professor  aproveite o seu dia e faça o Teste do F I B 
(Felicidade Interna Bruta) - seja sincero ao responder as questões e você saberá como anda a sua vida (FELICIDADE).

sábado, junho 14, 2014



BUSCA-PÉ

*** As crianças ficam em círculo e uma é escolhida para permanecer no centro, segurando uma corda (cordel) em cuja extremidade prende-se um peso (saquinho de areia) que será o busca-pé. Ao início do jogo, a criança do centro deve girar a corda junto aos pés dos participantes que devem pular não deixando que o busca-pé o toque.
*** A criança que deixar o busca-pé pegá-la, é afastada do jogo. O jogo terminará quando só restar uma criança no círculo, a que será a vencedora.

;;