quarta-feira, abril 16, 2014



DINÂMICA

EM CADA LUGAR UMA IDEIA

OBJETIVO: Avaliar e fortalecer laços afetivos com as Mães de nossos alunos.

MATERIAL:


- folha de oficio;

- canetas hidrocor;

- tesouras;

- cola;

- papel pardo (papel metro).

DESENVOLVENDO A DINÂMICA:

*** Todas as mães em circulo, sentadas.

 *** Distribuir para cada Mamãe 4 folhas de ofício.

 *** Solicitar que em uma das folhas façam o contorno de uma das mãos e noutra, o de um dos pés. Desenhar nas demais folhas um coração e uma cabeça, respectivamente.

*** Escrever no pé desenhado o que a escola  proporcionou para a caminhada  do seu filho(a) no ensino-aprendizagem. Escrever dentro da mão desenhada o que possui para oferecer ao grupo escolar. No coração, colocar o sentimento em relação à equipe escolar. Na cabeça sugestões para melhorias no ambiente escolar.

 *** Formar com as Mães 4 subgrupos. Cada subgrupo recolhe uma parte do corpo (pés/mãos/cabeça/coração), discutir as ideias expostas, levando os pontos comuns.

 *** Fazer um painel por subgrupo, utilizando todos os desenhos da parte do corpo que lhe coube, evidenciando os pontos levantados anteriormente, de modo a representar:

- Com os pés, a caminhada dos filhos na escola;

- Com as mãos, o que as mães oferecem a equipe da escola;

- Com os corações, os sentimentos das mães em relação à comunidade escolar;

- Com as cabeças, as ideias e sugestões para melhoramentos na Escola.

*** Cada subgrupo apresenta seu painel.

*** Plenário – as Mães expõem o que de mais significativo foi visto e ouvido.


terça-feira, abril 15, 2014



TRILHA DO ALFABETO

Organizar as crianças em trios para realização deste jogo.

Explicar as regras do jogo.

REGRAS:
1-    O grupo decide a ordem de jogada de cada participante.

2-    Um participante por vez lança o dado e avança o número de casas que sorteou nele.

3-    Ao avançar as casas, o participante deverá ir lendo cada uma das letras por onde passou.

4-    O primeiro que atingir a casa de chegada é o vencedor. Os outros dois participantes continuam a disputa para saber quem chegará no segundo e terceiro lugar.
 

quarta-feira, abril 09, 2014



Coelhinhos no Jardim


*** Formar uma roda com duas crianças no centro, os coelhinhos.

*** A roda gira, enquanto os coelhinhos pulam sempre que cantamos “Assim...”.

*** No “trá lá...” os da roda batem palmas e os coelhinhos dançam de mãos dadas.

*** A brincadeira prossegue sendo que os coelhinhos deverão escolher seus substitutos.

*** OBS: com turmas de mais de 15 crianças realizo a brincadeira com quatro ou mais crianças no meio da roda e cantamos dizendo o número de crianças ou uso a palavra muitos coelhinhos. Esta brincadeira fará parte da nossa festa da Páscoa e irão brincar sessenta crianças.

MÚSICA  (inventei uma melodia)



HOJE   EU   VI         NO   JARDIM   DOIS   COELHINHOS

E   PULAVAM   ASSIM, ASSIM

IAM  SEMPRE   BEM   JUNTINHOS,   BONS   AMIGOS

A    BRINCAR   ASSIM,   ASSIM

TRÁ   LÁ,   LÁ,   TRÁ   LÁ,   LÁ ...

sexta-feira, abril 04, 2014

SETE    JOGOS / BRINCADEIRA   QUE  TRABALHAM 
OS   NÚMEROS
PRÉ        A       2º ANO







segunda-feira, março 31, 2014

PSICOMOTRICIDADE


     Segundo Pica e Vayer existe um paralelismo entre o desenvolvimento das funções motoras e o desenvolvimento das funções psíquicas.

Psicomotricidade, portanto, é a relação entre pensamento e a ação, envolvendo também a emoção. Assim, a psicomotricidade como ciência da educação, procura educar o movimento, ao mesmo tempo em que envolve as funções da inteligência.

Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter acesso aos símbolos e a abstração. O desenvolvimento psicomotor evolui paralelamente ao desenvolvimento mental. Desta maneira, é essencial às diferentes aprendizagens na escola, principalmente a aprendizagem da leitura e da escrita, que a criança tenha um desenvolvimento psicomotor harmonioso; a motricidade apresenta-se como reação global, onde os fenômenos motores e psicológicos se entrelaçam.

     A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares e escolares, leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, dominar o tempo, a adquirir a coordenação de seus gestos e movimentos.

É na fase de vida da criança pré-escolar (nascimento aos 6 anos) que ela deverá adquirir as capacidades básicas e desenvolve-las. Médicos e Psicólogos afirmam que este período é decisivo para a formação da personalidade adulta.

     Assim, todas as crianças deveriam, independentemente das oportunidades de experimentação oferecidas pela família, frequentar uma pré-escola para complementar essa educação, tão necessária nesta faixa etária. 


**** MOVIMENTO   É    VIDA, e ninguém mais necessita dele do que a criança, desde os movimentos voluntários e bem coordenados.


**** A criança na pré-escola, deverá vivenciar todas as formas de MOVIMENTO que necessita para seu DESENVOLVIMENTO harmônico de maneira criativa, onde ela também possa expressar-se livremente.
 
É bom sempre frisar que a criança percebe-se e percebe o mundo exterior através do corpo e por ele se relaciona com os objetos e fatos. O seu “COMPORTAMENTO” liga-se com a ação corporal que abrange três noções: a de CORPO, a dos OBJETOS e as dos DEMAIS   CORPOS.


Portanto, a Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do homem, através do corpo e do movimento, nas relações com o mundo interior e exterior.   


;;