terça-feira, maio 06, 2014

Uma excelente canção para ser trabalhada na homenagem para as mães, em comparação com as outras que já postei, eu achei esta uma das mais alegres.

"Mamãe, minha mãezinha
Gosto muito de você,
Você é minha rainha, 
Você é meu bem querer 

Nas minhas orações 
Eu lembro sempre de você
Agradeço ao bom pai
Por ter me dado você"

Aqui o link para baixar em mp3


segunda-feira, maio 05, 2014

CHÁ FESTIVO para MAMÃE!



Chá do Dia das Mães

 LOCAL: Providencie espaço (salão, pátio, etc..) para colocar as mesas e cadeiras suficientes para todas as suas convidadas.

 CARDÁPIO: Chá com salgadinhos (coxinhas, pasteizinhos, rissoles...), pães diversos e bolo.
 
 DECORAÇÃO: Escolha um esquema de cores, e o utilize na escolha dos enfeites, por exemplo:
- suave (cores "pastel", rosas, azuis e verdes claros);
- festivo e quente (dourado, amarelo, laranja);
- apaixonado (vermelho, rosa, violeta);
Escolha a cor de acordo com o tema e ambiente que se quer dar à festa. Acrescente balões (bolas de aniversário), fazer arcos para colocar na porta e arranjos para pendurar nas paredes ou colocar nas mesas.
Obs: Não se esqueça de adicionar trabalhos confeccionados pelos alunos.
Flores: flores de papel, confeccionar os arranjos com as crianças, para enfeitar as mesas.

Toalhas para a mesa: se não as tiver prontas, utilize TNT (é um tecido sintético de 1 metro de comprimento e 1,40m de largura). É fácil de cortar e não desfia, assim não é preciso fazer bainha. Toalhinhas de plástico ou papel imitando renda podem ser colocadas por cima criando contraste.
Obs: Os alunos também podem ajudar na confecção das toalhas - a participação das crianças é fundamental!

Nas paredes você pode colocar pedaços de cartolina ou papel pardo (um para cada mãe, com o nome delas) onde seus filhos e amigos podem escrever dedicatórias e fazer desenhos durante a festa e no final elas podem levar para casa. Ou, coloque fotos das mães com seus filhos, ou com suas mães, quando elas eram crianças. Assim, as pessoas terão uma divertida exposição de fotos antigas, e poderão adivinhar quem é quem.


ATIVIDADES:
Sendo um chá festivo, é importante ter tempo para a convivência e a conversa livre, mas você pode fazer uma ou outra das seguintes sugestões:
- apresentações de teatro e / ou música das crianças (filhos e filhas) para as mães;
- homenagem dos maridos, que cantem uma música, ou leiam poemas, ou entreguem flores ou diplomas;
- gincana - mães e filhos competindo juntos;
 - contar histórias curiosas sobre as crianças e suas mães (peça antecipadamente às convidadas que escrevam histórias de suas famílias, selecione algumas e prepare para serem lidas durante a festa);
-você também pode usar estas histórias para preparar um livrinho, intercaladas com desenhos das crianças, poemas, mensagens etc. Faça tudo em preto e branco, tire xerox e dê o acabamento com grampeador ou coloque numa pasta apropriada para cada mãe.
  
Para garçons convide alguns jovens da comunidade escolar (cujas mães estarão presentes); combine com eles um "uniforme" (calça preta e camiseta branca), providencie aventais (também podem ser feitos de TNT) ou gravatas borboleta para eles usarem.
No mais, um fundo musical agradável e muita diversão!
Lembre-se de convidar as pessoas com antecedência e procure saber quantos vêm para poder calcular cadeiras e os quitutes.
Os convites podem ser confeccionados pelas crianças.
As mamães merecem uma linda festa.

sexta-feira, maio 02, 2014



OBJETIVO: Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons iniciais das palavras – aliteração.


APALAVRA É...

** Organizar os alunos em trios.

** Na sua vez, cada criança lança o dado e avança o número sorteado. Ao parar, o aluno deve dizer uma palavra iniciada pela letra marcada na casa em que parou.

** Se acertar, permanece na casa. Se errar, volta para o posto anterior.

** O primeiro jogador a alcançar a casa de chegada é o vencedor.


Minha turma jogando


Os jogos e brincadeiras proporcionam às crianças um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, de forma a estimular, na criança, a curiosidade a observação, a intuição, a atividade, favorecendo seu desenvolvimento pela experiência.


quinta-feira, abril 17, 2014

MAMÃE EM MOVIMENTO – Dinâmica



FORMAS E MOVIMENTOS

OBJETIVO:

Ampliar a percepção de si e do outro.

MATERIAL:

- Som de CD;

- Música suave;



DESENVOLVENDO A DINÂMICA COM AS MÃES:


** Solicitar que o grupo ande em silêncio pela sala, por todo o espaço e olhando as pessoas, ao som de uma música suave de preferência só melodia.

*** Quando todos percorreram o espaço, pedir que cada um escolha um lugar para estar em de pé.

** O facilitador solicita que cada participante forme, com seu corpo, uma estátua, sem falar, representando o modo como se sente em relação a escola de seu filho(a). Congelar sua posição. Tempo.

*** Quando todos tiverem construído sua forma, solicitar que a desfaçam e formem um grupo.

** O facilitador chama cada um pelo nome, explicando que, ao ouvi-lo, deverá repetir a forma criada para que todos possam vê-la, desmanchando sua estátua antes do próximo nome ser chamado.

*** Quando todos tiverem demonstrado sua criação, pedir que todo o grupo construa uma forma que represente a Escola.

** Plenário - as mães compartilham suas observações  e seus sentimentos:

- O que chamou atenção nas formas individuais?

- O que pôde ser percebido ao vivenciar a criação coletiva?

- Como se sentiram durante a atividade?

quarta-feira, abril 16, 2014



CARACOL ALFABÉTICO 

 
Jogo para reflexão sobre os princípios do sistema alfabético.


REGRA:


*** Um participante por vez joga o dado e anda com o marcador a quantidade sorteada.

** Ao parar, apresenta duas palavras iniciadas com a letra sorteada. Se não souber, retorna ao ponto onde estava.

* Vence o jogo o primeiro participante que entrar na área de chegada.

### A primeira vez que apresentei o jogo para meus alunos os deixei jogar livremente como o jogo da Trilha do Alfabeto.
 
Minha turma de 1º Ano jogando



DINÂMICA

EM CADA LUGAR UMA IDEIA

OBJETIVO: Avaliar e fortalecer laços afetivos com as Mães de nossos alunos.

MATERIAL:


- folha de oficio;

- canetas hidrocor;

- tesouras;

- cola;

- papel pardo (papel metro).

DESENVOLVENDO A DINÂMICA:

*** Todas as mães em circulo, sentadas.

 *** Distribuir para cada Mamãe 4 folhas de ofício.

 *** Solicitar que em uma das folhas façam o contorno de uma das mãos e noutra, o de um dos pés. Desenhar nas demais folhas um coração e uma cabeça, respectivamente.

*** Escrever no pé desenhado o que a escola  proporcionou para a caminhada  do seu filho(a) no ensino-aprendizagem. Escrever dentro da mão desenhada o que possui para oferecer ao grupo escolar. No coração, colocar o sentimento em relação à equipe escolar. Na cabeça sugestões para melhorias no ambiente escolar.

 *** Formar com as Mães 4 subgrupos. Cada subgrupo recolhe uma parte do corpo (pés/mãos/cabeça/coração), discutir as ideias expostas, levando os pontos comuns.

 *** Fazer um painel por subgrupo, utilizando todos os desenhos da parte do corpo que lhe coube, evidenciando os pontos levantados anteriormente, de modo a representar:

- Com os pés, a caminhada dos filhos na escola;

- Com as mãos, o que as mães oferecem a equipe da escola;

- Com os corações, os sentimentos das mães em relação à comunidade escolar;

- Com as cabeças, as ideias e sugestões para melhoramentos na Escola.

*** Cada subgrupo apresenta seu painel.

*** Plenário – as Mães expõem o que de mais significativo foi visto e ouvido.


;;