domingo, abril 22, 2012


Essas músicas eu trabalho com a Pré-escola e o 2º Ano, as crianças adoram cantar e fazer os gestos das músicas.

DIAS DA SEMANA (canção de rotina)
Sete dias a semana tem
Quando um acaba
O outro logo vem

Domingo, segunda,
Terça-feira, quarta-feira,
Quinta-feira, sexta-feira,
Sábado, que bom! 
Música para baixar 
(Os gestos são feitos com os dedinhos formando a quantia 7, cada vez que canta um dia da semana vai aumentando um dedinho).

GALINHA DO VIZINHO (quantidade e dezena)
A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois, bota três, bota quatro,
Bota cinco, bota seis, bota sete, bota oito,
Bota nove, bota dez.
Para a atividade se tornar mais divertida nós fizemos bolas de jornal e utilizamos na contagem dos ovos enquanto cantamos, cada aluno faz dez bolinhas de jornal. E de quebra, trabalhamos motricidade fina.

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ (quantidade, dezena e alimentação)

Vamos aprender a contar,
A contar, contar e comer
Preste muita atenção
Pra o que vai acontecer:
Um, dois feijão com arroz
Três, quatro raspei o prato
Cinco, seis bolo inglês
Sete, oito comer biscoito
Nove, dez quem quer pastéis?
Viu como é fácil contar até dez?
Para brincar com esta música, um dos alunos distribui pratos e garfinhos de plástico para os colegas. Brincamos que tampinhas coloridas de refri são nossos feijões.
Aproveito a brincadeira para trabalhar quantidade de tampas (feijões) cada um se serviu, e quando raspei o prato quantas tampas ficaram, isso é subtração. È muito legal aprender com música e brincadeira, a aula se torna inclusiva todos aprendem, tudo isso traz muita satisfação para o educador.  
(Pedido: Solange Lopes). 

segunda-feira, abril 16, 2012


Nos dias chuvosos, eu encosto as cadeiras e classes nas paredes. E brinco com meus alunos na sala de aula.
CORRIDA DE BASTÃO
* Serve qualquer objeto, em geral utilizo os tubos de rolo de papel de cozinha.
 * Faça duas filas em ordem crescente de tamanho, com número igual de participantes.
* Marque um determinado lugar onde o 1° aluno deverá correr e bater a mão, ele volta bate na mão do 2° entregando-lhe o bastão e vai ocupar o último lugar na fila.
 * Repete-se o procedimento, ganha a fila que terminar primeiro.
* Os alunos que sobram servem de juiz ou bandeirinha.
CORRIDA DE CRACHÁS
               A corrida de bastão pode ser feita com crachás, primeiro cada aluno coloca seu crachá no pescoço e se apresenta, sentado ou em roda, depois a professora faz duas filas, os alunos retiram os crachás e colocam sobre a mesa, em dois grupos respectivos às  suas filas, o nome deve estar virado para cima .
 Marque um determinado lugar onde o 1° aluno deverá correr e pegar um crachá que não seja o seu e entregar na mão do dono, e sai da fila.
Repete-se o procedimento, ganha a fila que terminar primeiro. Os alunos que sobram servem de juiz ou bandeirinha.
PASSAR ANEL PIRULITO
Material: Dois anéis iguais, pirulitos pequenos no mesmo número dos participantes.
Brincadeira: Faça duas filas em ordem decrescente de tamanho( o maior fica na frente ) os alunos ficam sentados lado a lado, com os pirulitos na boca , quem chupar o pirulito é eliminado, atrapalhando seu grupo. Ao sinal da professora o 1° aluno passa o anel do cabo do seu pirulito para o do segundo e assim sucessivamente. Se o anel cair, tem que voltar ao primeiro aluno  e a turma que termina por último perde. O prêmio pode ser pirulitos para o grupo que vencer. Esta brincadeira também serve para trabalharmos ordem crescente e decrescente.



 ENFIAR BARBANTE EM AGULHÃO
Material: Dois agulhões iguais e dois  pedaços  iguais de barbante;
Os agulhões podem ser encontrados em armarinhos, agulhão de enfiar elástico ou também tem alguns com bolinha na ponta, na falta do agulhão ,assim como na brincadeira de passar anel com pirulito, utilizo clipes ou grampo de cabelo.
Brincadeira: Faça duas filas em ordem decrescente de tamanho (o maior fica na frente) os alunos ficam sentados lado a lado, com os agulhões e o barbante. Ao sinal da professora o 1° aluno enfia o cordão no agulhão levanta o agulhão enfiado mostrando-o para todos desenfia-o, passando   para o do segundo e assim sucessivamente e a turma que termina por último perde.
O PALHACINHO
Quando der a largada um aluno de determinada equipe deverá caracterizar  de palhaço, outro da mesma  equipe ganha quem terminar primeiro.
Para esta tarefa, a professora deverá dar o material igual para as equipes. Lápis de sombra, batom ou quit de maquiagem para tatuagem e maquiagem de palhaço, compradas em papelarias.
Esta brincadeira é muito divertida e criativa.

sábado, março 24, 2012


Registro da brincadeira de IMITAR FIGURAS ver mais Clicando AQUI

Estava trabalhando Esquema Corporal e utilizei a brincadeira de imitar figuras
com a finalidade  dos alunos desenharem figuras humanas.
Fiquei deslumbrada com os registros e a riqueza dos detalhes dos desenhos das crianças.
Nós professores devemos proporcionar momentos para que nossas crianças expressem-se de modo criativo.
 Aproveitar jogos e brincadeiras para realizar momentos de criatividade é maravilhoso para os pequenos. Professora Carminha.
AMOSTRA DOS DESENHOS:
Ana 4a. e 11m.
Muryel 4a. e 11m.
Jean 5a. e 7m.
Carolini 4a. e 11m.

quarta-feira, março 21, 2012

A MÚSICA E SEU VALOR EDUCATIVO


A música é um importante mediador do desenvolvimento infantil, pois proporciona o desenvolvimento das habilidades físicas, mentais, espirituais, verbais, sociais e emocionais.
O corpo da criança é o ponto de partida para as atividades com música, sendo a voz um precioso instrumento e a expressão corporal promotora de ritmo e dança.
A criança através da música é levada a praticar, a reconhecer e a descobrir o ritmo e o som de maneira livre e organizada, a partir dos movimentos corporais e depois fora dele – sons ambientais, sons da natureza, eletrônicos, etc.
É um trabalho de desenvolvimento global que possibilita à criança usar toda sua capacidade para uma aprendizagem de acordo com seu ritmo.
A música encaminha os pequenos à cooperação e às trocas sociais, proporcionando o desenvolvimento da compreensão mútua pelo intercâmbio de ideias e conhecimentos, além de oportunizar a vivência dos próprios sentimentos.
A música faz parte da minha rotina docente, tanto na Pré-escola quanto no 2º Ano, as minhas crianças adoram cantar e dançar. 

domingo, março 18, 2012


 
ATIVIDADES COM JORNAL PARA OS PEQUENINOS

**Apalpar a folha de jornal, sem amassá-la para sentir a sua textura.
** Descobrir cores no seu jornal.
** Se o jornal tiver foto as crianças tentam imitar a foto (procurar páginas que não contenham cenas de violência).

** Fechando o jornal. (dobrar a folha em 2, 4, 8 partes), nestas atividades aproveito para trabalhar as noções de INTEIRO, METADE, ¼. Pois as crianças necessitam ampliar seu vocabulário e o professor deve aproveitar os momentos de atividades lúdicas para sistematizar o conhecimento, ao meu ver, mesmo que seja verbalmente
.(Profª Carminha)
Com o jornal dobrado:
-colocar na cabeça
-nas costas
-no ombro esquerdo/direito
-no pé e andar
-na mão direita, na mão esquerda
-atrás do joelhos e andar num pé só

Deixar a folha de jornal dobrada em 2 (fechado)
**Colocar o jornal no chão:
-sentar no jornal e fazer a volta com o bumbum nele
-andar em volta do jornal sem tocá-lo
-pular sobre ele sem tocá-lo
-deitar-se sobre ele, levantar a barriga e tentar movimentar-se em circulo, sem tocar a barriga nele.
-marchar sobre o jornal sem sair do lugar
-movimentar-se com os dois pés em cima do jornal
colocar seu jornal em cima do jornal de um amigo e movimentar-se ambos com um pé no jornal e o outro fora dele.
-colocar os jornais , um a frente do outro, formando uma estrada e engatinhar em fila sobre eles.
LIMPANDO A CASA
** Cada aluno pega seu jornal. Amassa, abre novamente a folha e sente a textura, observando a diferença entre a folha lisa e a amassada
 ** Amassa novamente o jornal, fazendo uma bolinha.
Com a bolinha fazer o jogo "Limpando a Casa".
**Divide a turma em duas equipes e faz um risco no chão, que pode ser de giz.
**Cada equipe ficará de um lado da casa e deverá jogar suas bolinhas de um lado para o outro, tentando sujar a casa da outra equipe. O que conta nesse jogo é o tempo, pois as bolinhas são reaproveitadas e jogadas novamente.
** Estipule um tempo que poderá ser de 3 minutos. Ao passar o tempo, pare o jogo e conte quem tem menos bolinha na casa. Essa será a equipe vencedora.
RECEITA MASSA DE PAPEL MACHÊ

 *#*Terminado o jogo, se quiser, pegue as bolinhas, junte com mais jornal picado pelos próprios alunos e façam uma massa de papel machê, deixando por alguns dias de molho e batendo no liquidificador com um grude feito de farinha e água.
*#* Coloque a farinha e a água para ferver (1/2 copo de farinha para 2 copos de água), deixe ferver e coloque uma colherinha de vinagre.
*#*Aperte bem o papel que estava de molho para escorrer a água, junte com o grude e bata aos pouquinhos no liquidificador. Vai formar uma pasta que pode ser trabalhada como massinha de modelar.
 Veja + sobre Esquema Corporal AQUI

terça-feira, março 13, 2012


O AMOR PELA PROFESSORA AJUDA O ALUNO A VIRAR ESTUDANTE

A professora é a referência máxima na vida escolar da criança. Nos anos iniciais é o alvo do carinho dos pequenos. A situação é conhecida e desejável, pois facilita o envolvimento do aluno com a vida escolar e consequentemente, o aprendizado.

A passagem da escola infantil para a fundamental causa muito impacto nos pequenos. As mudanças no ambiente físico, exigências intelectuais e atitudes receptivas da professora, isto torna a criança um pouco carente e insegura. No primeiro e segundo ano, a criança ainda tem pouca autonomia, precisando assim do apoio dos pais e da atenção da professora para amadurecer e aprender a ser um estudante.
Por isso, nos anos iniciais o educador tem de levar em conta o afeto infantil, muitas das vezes os pequenos precisam se aproximar da professora até fisicamente. Podemos observar nos corredores da escola as crianças se certificando da relação com a professora o tempo todo, por exemplo, se passarem dez vezes pela professora, fora da sala de aula, dez vezes eles vão cumprimentá-la, sem levar em conta a disputa para pegar na mão da professora na hora da fila. Você já deve ter visto cenas assim, acontece que as necessidades afetivas que são levadas em consideração na Educação Infantil, meio que de forma brusca, deixam transparecer um certo desinteresse ou esquecimento quanto as questões afetivas na passagem para o Ensino Fundamental.
Essa foi uma observação feita por mim e minhas colegas de Educação Infantil, Marilda e Marisa, em comum acordo, e achei interessante trazer para o Jogos e Brincadeiras Carmenlandia 
para a análise de outras professoras.


                                                                        Professora Carminha.

domingo, março 11, 2012

PULO GIGANTE    
 
** Dois jogadores têm de trazer duas cadeiras até uma linha  marcada pelo orientador, à 2 metros do ponto de partida, sem que coloquem nem as mãos nem os pés no chão.
** Uma hipótese de resolver a situação é saltitar ruidosamente cada um deles em sua cadeira.
** Outra é encontrarem uma estratégia cooperativa, deslocando-se sobre as cadeiras (avançam uma cadeira, passam os dois para cima desta, etc).
** O jogo pode ser repetido aumentando o número de jogadores e de cadeiras.
VARIAÇÃO: jogar utilizando tapetes ou almofadas, principalmente com os pequenos.

 ILHA DESERTA     
 
# Os participantes formam uma roda, pondo-se de pé em cima de cadeiras ou bancos.
# Estes representam ilhas desertas no meio do oceano.
# O objetivo é os alunos disporem-se segundo a ordem alfabética dos seus primeiros nomes, a partir de um ponto da roda.
# No entanto a deslocação de uma ilha para a outra tem uma regra: aquele oceano tem tubarões e outros animais marinhos perigosos, pelo que ninguém deve tocar no chão

 SOMOS TODOS VENCEDORES 
 
** Marcar uma pequena área no chão com uma cor ou um contorno. Esta área é uma ilha e os participantes são nadadores que precisam alcançá-la para ser salvo.
** O objetivo do jogo é encontrar uma solução que permita salvar o maior número possível de nadadores e, para isso, é necessário que nenhuma parte do seu corpo esteja na água.
** Com um giz pode-se ir reduzindo a área correspondente à ilha e ir repetindo o jogo.



terça-feira, março 06, 2012


JOGOS COOPERATIVOS 


O incentivo e desenvolvimento do espírito de cooperação e de participação na comunidade vêm transformando profundamente o estilo de se trabalhar em grupo.
A própria capacidade cooperativa é um quesito valorizado na hora de conseguir emprego, porque as pessoas estão descobrindo que não dá para ir muito longe sozinha. Antigamente, as grandes invenções eram atribuídas a uma pessoa. Foi assim com o telefone, com a lâmpada. Hoje, são as equipes que trabalham em conjunto, e unir-se de maneira eficiente tornou-se muitíssimo importante.
Os jogos estão presentes nas atividades educacionais, mas podemos observar que a maioria dos jogos tradicionais no Ocidente é de maneira competitiva.
O conceito de jogos cooperativos tem como elementos primordiais a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão.
Nos jogos cooperativos o confronto é eliminado e jogam uns COM os outros, ao invés de uns CONTRA outros. A comunicação e a criatividade são estimuladas.
Nos jogos cooperativos existe cooperação, que significa agir em conjunto para superar um desafio ou alcançar uma meta. Enquanto, que nos jogos competitivos, cada pessoa ou time tenta atingir um objetivo melhor do que o outro. Ex.: marcar gols, cumprir um percurso em menor tempo, etc.
O quadro abaixo nos dá uma ideia das principais características dos dois tipos de jogos.

JOGOS COOPERATIVOS
JOGOS
COMPETITIVOS
Visão de que "tem para todos"
Visão de que "só tem para um"
Objetivos comuns
Objetivos exclusivos
Ganhar COM o outro
Ganhar DO outro
Jogar COM
Jogar CONTRA
Confiança mútua
Desconfiança
Descontração
Tensão
Solidariedade
Rivalidade
A vitória é compartilhada
A vitória é somente para alguns

As atividades que privilegiam os aspectos cooperativos são importantes por contribuírem para o desenvolvimento do sentido de pertencer a um grupo, para a formação de pessoas conscientes de sua responsabilidade social, pois trabalham respeito, fraternidade e solidariedade de forma lúdica e altamente compensatória, levando a perceber a interdependência entre todas as criaturas. Nelas, ninguém perde, ninguém é isolado ou rejeitado porque falhou. Quando há cooperação todos ganham, baseados num sistema de ajuda mútua.
Os jogos cooperativos requerem o desenvolvimento de estratégias onde a cooperação é necessária para que um determinado objetivo seja atingido, superando as condições ou regras estabelecidas. Em lugar da competição pessoal, é estimulado o desenvolvimento da ajuda mútua e do trabalhar com os outros para um objetivo comum. Como ninguém é desclassificado, os participantes podem retirar total satisfação do jogo, porque ninguém corre o risco de se sentir inferiorizado perante o grupo. A satisfação pessoal advém não do fato de ganhar dos outros, mas do melhorar progressivo das suas capacidades individuais, que são usadas para atingir um objetivo grupal.
Através de jogos cooperativos torna-se mais fácil criar um bom espírito de grupo, de elementos ligados por laços solidários e afetivos.
Antes de começar uma sessão de jogos cooperativos convém que as pessoas se conheçam mutuamente para criar um ambiente mais familiar. Os jogos de apresentação podem constituir um bom instrumento para criar esse ambiente favorável.
No final dos jogos cooperativos deve haver um espaço para todos dialogarem sobre a experiência, fazendo o confronto entre estratégias competitivas e cooperativas. O que se ganha e o que se perde em cada uma delas?
Pesquisa - (Sala Evangelize CVDEE)

domingo, março 04, 2012


Brincar com terra, lama, areia e no gramado

John Richer – Psicólogo britânico – defende a tese de que as crianças precisam se sujar.
Segundo ele, a criança se beneficia quando se suja durante descobertas e brincadeiras, exercícios e esportes, jardinagem e outras atividades do dia-a-dia. Diz ele: “O contato com determinados vírus e bactérias auxilia no estimulo ao sistema imunológico e minimiza a possibilidade de alergia, além de integrar a criança ao mundo real, que é sujo, poluído”.
Ele avisa que a boa sujeira é da terra, da grama, da areia da praia. É com ela que a criança deve estar em contato.
“A necessidade de higiene é tão importante quanto a prática de atividades em que as pessoas possam se sujar. O desenvolvimento da criança se beneficia com isso”. Afirma Richer.
Estudos e pesquisas mostram que crianças que brincam e se sujam são mais flexíveis, populares e bem-sucedidas; pais que são sensíveis aos interesses dos seus filhos e sugerem atividades instigantes tem crianças mais desenvolvidas.
Crianças que não tem contato com o mundo real sujo estão sob o risco de ser menos maleável e não ser bem-sucedidas no futuro. Assim explica o psicólogo Richer.
“Falta de contato com a sujeira alimento a epidemia de alergia” – John Richer.
Um conselho do psicólogo para os pais: “- Não se preocupe se sua casa não for varrida todos os dias. Seu filho pode brincar no chão. Depois ele vai mesmo tomar banho. Nascemos programados para lidar com a sujeira. Mas isto só é possível quando entramos em contato com ela”.

---------Mamãe, não fique muito chateada, quando for buscar seu filhinho na escola e ele estiver sujinho, isto quer disser que ele esta vivendo sua infância. ----------


Carnaval na sala de aula ou em casa
 ao menos cada quinzena

O carnaval que os adultos fazem uma vez por ano, a criança precisa fazer, pelo menos, de quinze em quinze dias. Seja em casa ou na escola.
Você pode observar que, numa turma, a história de se fantasiar tem um poder quase mágico. É como se pintados e com roupas de adultos, os alunos combinassem ‘estamos todos no mesmo barco – o barco da fantasia’.
Minhas turminhas em festa
As crianças de seis e sete anos estão entrando no mundo sério (ensino fundamental), e uma das maneiras de entender o que é sério é brincar de ser sério.
Permita que suas crianças brinquem com máscaras, fantasias e pinturas de rosto (maquiagem /pinturas de palhaço). Se possível consiga roupas e acessórios de adultos, coloque-os junto com as máscaras e deixe à disposição das crianças.
As mamães também devem proporcionar esses momentos maravilhosos para seus filhos.
Fala sério, você já brincou de vestir roupas dos seus pais quando era criança? É o máximo né?

quarta-feira, fevereiro 29, 2012


ATIVIDADES / BRINCADEIRAS / JOGOS
* Estabelecer regras juntamente com as crianças sobre o que podem ou não fazer combinados e colocar num mural na sala para serem lembrados através da pseudo-leitura.
* Sob o comando do professor, movimentar diversas partes do corpo: braço, perna, cabeça, etc.
* Realizar tarefas como: rolar no chão, subir e descer escadas, saltar obstáculos – caixas, pedaços de madeira, pneus,etc.
* Jogar bola, rolar pneus e arcos, montar e desmontar objetos, jogos de encaixe, fazer pares de objetos: latas e tampas, caixas e tampas, lápis e borracha, garfo e colher, meias e sapatos, etc.
* Conversar com os coleguinhas, contando sobre os acontecimentos vividos no dia-a-dia, casos e histórias ouvidas em casa dos pais e avós.
* Hora do brinquedo - trazer de casa alguns brinquedos, estes serão espalhados pela sala para brincarem à vontade.
* Sucateando – com materiais de sucata trazidos pelo professor e alunos: caixas diversas, potes de plástico, latas diversas, tampinhas, copos de iogurte, botões, palitos de picolé, de fósforo. Brincar livremente com estes materiais e depois o professor pede que organizem à vontade por cores, tamanhos, tipos iguais – contar, distribuir e agrupar objetos.
* Fazer jogos com os crachás dos nomes.
* Folhear revistas e livros para nomear figuras, personagens, descrever gravuras e contar histórias.
* Recontar pequenas histórias ou noticia que viu na TV.
* Ouvir histórias, comentar a parte que mais gostou, fazer dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar vozes de personagens e de animais.
* Fazer pinturas a dedo, com pinceis grandes, rolos, esponjas, escovas, cotonetes, etc.
* Fazer colagem com papel rasgado (folhas de jornal, revistas, papel fantasia, de seda, crepom e outros).
* Sucateando – construir com material de sucata: animais, bonecos casinhas, objetos, etc.
* Fazer colagem com retalhos de tecido, sementes, lã, algodão, etc.
* Com massinha de modelar caseira, criar formas à vontade. A massa de modelar pode ser feita com as crianças utilizando farinha de trigo, água e pó de Q Suco, é bem interessante para os pequenos fazerem esta experiência da mistura dos ingredientes, a professora trás pronta a massinha feita em casa ou pode preparar na frente deles tomando os cuidados necessários.
Receita: MASSA DE MODELAR – esta receita pode ficar na geladeira em potes bem fechados:
1 colher de azeite
2 colheres de sal
1 xícara de água fervente
2 xícaras de farinha de trigo
Para dar cor pode ser anilina, guache ou corante vegetal.

* Brincar com argila, criando formas e deixar secar. Depois pintar com guache.
* Brincar de teatrinho usando roupas, calçados, bolsas e outros objetos de adultos, deixe que criem situações como: compras, visitas, conversas ao telefone e representações do cotidiano.
* Deixar que a criança expresse livremente ou faça reescrita de histórias ou parlendas (a criança escreve de acordo com o seu nível de escrita).
* Fazer o contorno com giz colorido ou giz de cera em papel pardo e pregar na parede da sala. A criança escreve o seu nome no seu retrato – de acordo com o nível ou a professora escreve o nome.
* Expressar os sentimentos e emoções através da pintura, modelagem, desenho, etc.
* Desenvolver a criatividade (inventando histórias, dramatizando, fazendo construções, pintando, desenhando, dançando, cantando).
* Transmitir recados simples.
* Conversar com outras crianças e adultos.
* Emprestar seus brinquedos e materiais.
* Ajudar na rotina diária da turma.

VEJA JOGOS E BRINCADEIRAS NO LINK ABAIXO
Brincadeiras para o Maternal


ATIVIDADES / BRINCADEIRAS / JOGOS
Além das atividades sugeridas para o maternal acrescentar:

- Fazer a lista dos combinados com os alunos. Estabelecer as regras de conduta com os alunos na sala de aula (o que pode ou não fazer), fazer uma lista e pregar na sala de aula.
- Mostrar gravuras, fotografias, pedindo que criem histórias.
- Sucateando - colocar várias sucatas para que agrupem conforme suas semelhanças, características (classificação).
- Pedir que descrevam situações vividas pelas crianças.
- Construir objetos, animais, robôs com caixas de papelão de diversos tamanhos: grandes, médias e pequenas.
- Desenhar no chão com lápis de cera, giz colorido em papel pardo. Depois, pregar na parede como mural.
- Cantar fazendo mímicas, fazendo imitações.
- Ensinar regras e jogar com os alunos: dominós, jogo da memória, bingo dos nomes. 

- Ouvir histórias e recontar do seu modo.
- Identificar sua ficha ou crachá entre as fichas dos colegas.
- Rasgar ou recortar de revistas ou jornais palavras que comecem iguais à inicial do nome.
- Escrita do nome ou montagem do mesmo através do alfabeto móvel.
- Montar objetos ou figuras, pedindo o nome, para que servem e mostrar no alfabeto móvel a inicial do objeto mostrado.
- Fazer um relax, estender colchonetes ou toalhas no chão para ouvirem música ou histórias em CD. Recomendo esta atividade após o recreio ou lanche de casa.
- Desenvolver a iniciativa e a independência da criança propondo atividades ou brincadeiras que possam ser realizadas pela turma.


ATIVIDADES / BRINCADEIRAS / JOGOS
Dar atividades das etapas anteriores e acrescentar:

# Deixar que manuseiem a vontade livros, revistas, jornais, revistas em quadrinhos e enciclopédias, para que explorem e descubram a sua funcionalidade.
# Pedir para cada criança falar seu nome completo, endereço, bairro, telefone.
# Pedir que a criança relate em ordem cronológica acontecimentos do dia-a-dia.
# Deixar que criem figuras com colagem utilizando-se de revistas, papéis diversos, cola e tesoura – atividade espontânea sem sugestão do professor.
# Pedir para repetir pequenos travalínguas.
# Memorizar parlendas ou quadrinhas para recitar para turma.
# Jogos e brincadeiras envolvendo Esquema Corporal, as Percepções, Coordenação Motora Ampla e Fina (Motricidade), Linguagem, Criatividade, Lazer.
# Trabalhar com gravuras ou objetos iguais para que comecem a verbalizar o plural.
# Fazer imitações com a ajuda de músicas infantis.
# Despertar motivação, para realizar atividades ou tarefas e a satisfação de conseguir realizá-las.
# Ajudar na organização da sala de aula.
# Cuidar dos materiais coletivos.
# Compartilhar responsabilidades com outras crianças em forma de rodízio.
O professor deve levar em conta que está preparando a criança para alfabetização, então, os jogos e brincadeiras do blog Carmenlandia dão subsidio para que a criança seja bem sucedida no ensino-aprendizagem. Proporcione aos seus aluninhos atividades agradáveis, que fazem bem para o seu desenvolvimento integral.


ATIVIDADES / BRINCADEIRAS / JOGOS
Além das atividades anteriores acrescentar:

  1. Utilizar-se de vários portadores de textos, ampliar o vocabulário dos alunos colocando nos mesmos palavras novas, mas dentro do contexto cultural.
  2. Dar para as crianças lerem histórias de fabulas, lendas, contos de fadas, etc. Depois, fazer a dramatização em grupos (reconto). Variação: criar um final diferente para a história.
  3. Sucateando – com sucatas trazidas para as crianças: - selecionar os materiais e fazer sequências do maior para o menor e vice-versa; - fazer agrupamentos pelas cores, formas, utilidades, características; - mostrar objetos iguais e diferentes, agrupar os iguais.
  4. Brincadeiras Simbólicas (faz-de-conta), desenvolvendo a imaginação. O professor organiza previamente caixas com vários objetos e roupas para as crianças as usarem em suas caracterizações.
  5. Incentivar através de gravuras e outras situações a criar pequenas frases, notícias, histórias (reconto).
  6. Estimular a comunicação verbal através de relatos de suas experiências pessoais e utilização de filminhos na TV-Sucata.
  7. Criar situações em que as crianças utilizem-se dos pronomes possessivos e demonstrativos.
  8. Estimular as crianças a trabalharem em duplas ou grupo.
  9. Confecção de álbuns com os alunos contendo gravuras ou desenho e escrita, por exemplo: animais, frutas, brinquedos, etc.
  10. Jogos em grupos – forca, caça-palavras, dominós, baralho – com letras do alfabeto, iniciais do nome, palavras conhecidas e numerais.
  11. Incentivar as crianças a criarem o seu próprio jogo e regras para os mesmos.
  12. Colocar na sala objetos de vários tamanhos, formas, texturas e instrumentos que produzem som, pedir para agruparem de acordo com as características comuns entre eles. Depois as crianças explicam o porquê da classificação.
  13. Proporcionar momentos de leitura para os alunos (professor leitor), por exemplo: Hora do Conto, Teatro de Fantoches com narrador, Leitura de Leite, filmes na TV-Sucata, etc.

sexta-feira, fevereiro 24, 2012


A criança nesta fase está com a linguagem mais desenvolvida, é muito
curiosa, imaginativa e gosta dos jogos de faz-de-conta, sendo o mais
importante para a criança o jogo simbólico, brincadeira que usa a imaginação.

Os brinquedos indicados para entreter e estimular a criança nessa fase são:

JOGOS DE CONSTRUÇÃO – blocos lógicos, jogos de encaixe, jogos
de construções de madeira, etc. Através desses jogos a criança desenvolve
 o controle motor e a percepção espaço/temporal e o equilíbrio.
JOGOS PEDAGÓGICOS – memória com figuras, quebra-cabeça, dominós
 de figuras, letras ou números, etc. Estes estimulam o desenvolvimento cognitivo
e a compreensão das regras.
BRINQUEDOS FÍSICOS – triciclo, bicicleta, carrinho de rolimã, vai e vem,
 corda para pular, pião, bola, pipa, etc. São brinquedos que exigem a
participação física da criança.
SUCATA – caixas de papelão, sapatos e embalagens (vários tamanhos),
 rolos de papel toalha/higiênico, retalhos de tecido, tampas de garrafa, xampu,
 potes, etc. Aqui podemos destacar todo o tipo de objetos que perderam a utilidade
 (teclados de computador, telefones, celular, etc), esses materiais são importantíssimos
 para a brincadeira simbólica (faz-de-conta).   
FANTASIAS – roupas dos heróis, personagens dos contos de fada,
 roupas de adultos, etc. Essas fantasias são utilizadas na incorporação dos
papéis no jogo do faz-de-conta.
MINIATURAS – carrinhos, casinhas, bonecas, bonequinhos, utensílios
domésticos, ferramentas, etc. Esses brinquedos ajudam as crianças a
representar em suas brincadeiras os papéis sociais.

É impressionante ver uma criança brincando com uma tampa de xampu. A tampa se transforma para uma menina em um lindo estojo de maquiagem, e nas mãos de um menino a mesma tampa é transformada em um meio de comunicação do super-herói ou até mesmo em uma arma super-poderosa. O mundo da criança é brincar, pois é a sua linguagem própria na qual se expressa, desenvolve a inteligência, e de quebra, resolve conflitos.
Cabe aos pais e professores dos pequeninos o dever de ensiná-los a brincar. Não é necessário a criança ter um brinquedo de cada tipo dos citados acima, mas o essencial é a cesta de sucata e de fantasia, pois essas duas cestas fará com que a criança desenvolva o seu potencial criativo e  noções lógicas, que com certeza, utilizará por toda a sua vida.
Brincar faz bem ao coração, emoções e inteligência, para que no futuro a criança seja um adulto bem resolvido e feliz.

quarta-feira, fevereiro 22, 2012


As dinâmicas de integração – são excelentes para os primeiros dias
 de aula e têm como finalidade:

- Apresentação dos participantes;
- Memorização dos respectivos nomes;
- Inicio de um relacionamento amistoso;
- Desfazer inibições;
- Expressar suas expectativas;

O JOGO DAS SAUDAÇÕES

OBJETIVO: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade;

* * Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.

** Como Jogar:
- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço.
- Avise que você vai dar um sinal (palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”.
-Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.
- A brincadeira recomeça.
- Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo.
- Agora, regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes.
- Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
- Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.
- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.

EU SOU... E VOCÊ, QUEM É?

**Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. **Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
**O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro.
** Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
**A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

 ME APRESENTO:

MATERIAL: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares, boné, camisa, lenços, etc.)
# Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa.
# Deverá ser oferecido os objetos, para que eles possam criar um visual para se apresentar.
 ALÔ, ALÔ!

## Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar”.
## É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.

 PROCURANDO  CORAÇÃO...

MATERIAL: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
*# Distribuir os corações já divididos de forma aleatória.
*# Ao ouvirem uma música caminhar pela sala em busca de seu par.
*# Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e os participantes conversam com seus pares.

 
ABRAÇANDO AMIGOS
** Formar uma grande roda.
** Colocar uma música agradável.
** Atenção à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todos”. - É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
 MINHAS FÉRIAS

# Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias fui na praia"...
# O segundo continua: "Quando fui na praia fiz um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estava no barco, fui”...
# Assim por diante até todos participarem.
 HISTÓRIA DOS PARTICIPANTES

*** Criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo.
*** Dividir a turma em grupos de 5 ou mais componentes. Cada grupo cria a sua história para apresentar para os colegas.
*** Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.

segunda-feira, fevereiro 13, 2012


Nos primeiros dias é suficiente uma apresentação rápida e formal.
Essa rápida apresentação se faz necessária para partir para o conhecimento mútuo: fazer coisas juntos, brincar e jogar.
A professora deve aproveitar toda situação vivida pela turma como pretexto para conversa.

EXCURSÕES
* Familiaridade com o espaço da sala de aula: no primeiro dia de aula convide os alunos a passear pela sala e descobrir tudo que tem nela. Antes de o passeio combinar regras como: não fazer muito barulho e andar de vagar, sem pressa. Deixe as crianças que tem iniciativa que se movimentem sozinhas e acompanhe os mais tímidos.
-Depois do passeio fazer uma reflexão sobre o espaço em relação à quantia de pessoas e cada aluno vai ficar um pouquinho no lugar que mais gostou da sala de aula.
-Proponha aos alunos inventarem uma maneira de organizar o espaço de modo que todos possam sentar juntos para conversar. A criança participando ativamente da organização concreta do espaço comum estará sendo ativa na organização da turma. Encontrada a forma de se reunir, tenha uma conversa anima com os seus alunos.
- PERCEPÇÃO ESPACIAL - Questionar as crianças sobre: “Que lugares vocês acharam mais gostoso? Por quê? Onde fica? Perto de quê e longe de quê? Embaixo de quê e em cima de quê?”
- PERCEPÇÃO TEMPORAL – Faça novas perguntas: “Em que lugar você foi primeiro? E depois? E por último?
* Desde o primeiro dia, comece a construir com a criança as regras de convivência com a turma, faça as suas propostas e explique seus motivos, mas incentive para que elas dêem suas sugestões.

TURISMO NA ESCOLA
* Professor divide a turma em grupos; e em uma caixa preparada com antecedência fichas contendo a descrição de um local da escola, ex: lugar com prateleiras, livros, revistas...(biblioteca); colocar em uma caixa as fichas e organizar um sorteio;
* Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito;
* Depois todos saem à procura do lugar descrito. Questionar: nome do funcionário responsável por este local e sua função.
* Na sala cada grupo expõem suas observações e desenham sobre o ambiente que visitou.

COMO É MEU COLEGA
* Cada aluno desenha em papel pardo o seu retrato, os colegas dizem as características do colega. Pendurar os retratos na sala de aula.
* Nos dias seguintes perguntar a turma quem é cada um do retrato, se o colega está na sala ganha uma salva de palmas.

MATERIAIS ESCOLARES
* O professor, com antecedência, esconde materiais escolares na sala de aula, enrolados em embrulho como: tesoura, lápis, tenaz, pincel, massa de modelar, tinta, etc.
* Os alunos em duplas irão procurar os materiais, o professor utiliza o código “quente”, “morno” e “frio”;
* Depois de encontrado todos os materiais, questionar que atividades podemos fazer com cada objeto; professor explica a função de cada um e mostra onde ficam guardados.

MEU NOME
* Crachás com o nome dos alunos;
* Em círculo procurar seu crachá, identificando a letra inicial.
* Quando todos encontrem o crachá, fazer um bate-papo animado sobre as preferências, ex: alimentos, brinquedos, lugares, etc.
* Agrupar os alunos de acordo com suas afinidades, eles desenham o que gostam e mostram para os colegas.
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Essas atividades são desenvolvidas com crianças da Pré-escola e Anos Iniciais (1º e 2º ano).

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