sexta-feira, abril 04, 2014

SETE    JOGOS / BRINCADEIRA   QUE  TRABALHAM 
OS   NÚMEROS
PRÉ        A       2º ANO







segunda-feira, março 31, 2014

PSICOMOTRICIDADE


     Segundo Pica e Vayer existe um paralelismo entre o desenvolvimento das funções motoras e o desenvolvimento das funções psíquicas.

Psicomotricidade, portanto, é a relação entre pensamento e a ação, envolvendo também a emoção. Assim, a psicomotricidade como ciência da educação, procura educar o movimento, ao mesmo tempo em que envolve as funções da inteligência.

Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter acesso aos símbolos e a abstração. O desenvolvimento psicomotor evolui paralelamente ao desenvolvimento mental. Desta maneira, é essencial às diferentes aprendizagens na escola, principalmente a aprendizagem da leitura e da escrita, que a criança tenha um desenvolvimento psicomotor harmonioso; a motricidade apresenta-se como reação global, onde os fenômenos motores e psicológicos se entrelaçam.

     A educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares e escolares, leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, dominar o tempo, a adquirir a coordenação de seus gestos e movimentos.

É na fase de vida da criança pré-escolar (nascimento aos 6 anos) que ela deverá adquirir as capacidades básicas e desenvolve-las. Médicos e Psicólogos afirmam que este período é decisivo para a formação da personalidade adulta.

     Assim, todas as crianças deveriam, independentemente das oportunidades de experimentação oferecidas pela família, frequentar uma pré-escola para complementar essa educação, tão necessária nesta faixa etária. 


**** MOVIMENTO   É    VIDA, e ninguém mais necessita dele do que a criança, desde os movimentos voluntários e bem coordenados.


**** A criança na pré-escola, deverá vivenciar todas as formas de MOVIMENTO que necessita para seu DESENVOLVIMENTO harmônico de maneira criativa, onde ela também possa expressar-se livremente.
 
É bom sempre frisar que a criança percebe-se e percebe o mundo exterior através do corpo e por ele se relaciona com os objetos e fatos. O seu “COMPORTAMENTO” liga-se com a ação corporal que abrange três noções: a de CORPO, a dos OBJETOS e as dos DEMAIS   CORPOS.


Portanto, a Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do homem, através do corpo e do movimento, nas relações com o mundo interior e exterior.   


sexta-feira, fevereiro 21, 2014

JOGO de PERCEPÇÃO TÁTIL



Jogo para ambiente pequeno.   





Habilidades que desenvolve:

** Atenção;

** Coordenação;

** Percepção Tátil;

** Volta à calma.


Aperto de Mão

*** Formar um círculo com os alunos, de modo, que fique a mesma quantia de alunos para um lado e outro do juiz e do mestre.

*** Todos de mãos dadas, escondidas nas costas.

*** Um será o juiz, o outro, o mestre – apertador de mãos.

*** O mestre aperta as mãos dos participantes. Um certo número de vezes.

*** Estes devem ir passando os apertos aos colegas até chegar ao juiz. O juiz diz qual lado chegou primeiro e quantos apertos chegaram.

*** Ganha ponto quem chegar primeiro e o número de aperto estiver certo.




segunda-feira, fevereiro 17, 2014



Habilidades a serem trabalhadas:



# Afetividade; # Atenção; # Coordenação;

# Formação de liderança; # Integração;

# Sociabilidade; # Reflexo;# Ritmo;

# Volta à calma.



Jogo dos Nomes



*** Cada aluno recebe um cartão com o nome de um colega;

*** Um aluno começa o jogo dizendo:



 ___ “Fui na casa do ... FULANO ... e ele não estava.



*** O aluno que tem este nome deverá dizer:



 ___ “O ... FULANO ... estava, quem não estava era ... BELTRANO ...



*** Assim continua o jogo até todos os nomes serem falados.

OBS: Este jogo é bom para fazer no primeiro dia de aula para os alunos se conhecerem.



A palma da Melancia



- Alunos sentados no chão ou em seus lugares na sala de aula.

- Todos simulam ter em suas mãos uma fatia de melancia e comem de uma extremidade a outra. Jogam fora as sementes, mordem novamente, jogam fora as sementes – e jogam a casca para trás de si, onde está um lixo imaginário.

- Limpam as mãos batendo palmas.

   

Palma do trem



** Os alunos sentados.

** Quando a professora erguer os braços as crianças batem palmas, bem forte, quando ela abaixa, batem fraco; o professor aumenta ou diminui o ritmo de erguer os braços e os alunos imitam o movimento com palmas (fraco e forte).





Leão, Caçador e Espingarda



# Formar três grupos com a turma.

# Cada grupo, em segredo, combina gestos que fará quando a professora der o sinal.

LEÃO: gesto – garras e rugir

CAÇADOR: gesto de quem está procurando a espingarda

ESPINGARDA: gesto de apontar uma arma

# O leão come o caçador, o caçador usa a espingarda e a espingarda mata o leão. Assim somam-se os pontos em cada rodada.

;;