sexta-feira, fevereiro 21, 2014

JOGO de PERCEPÇÃO TÁTIL



Jogo para ambiente pequeno.   





Habilidades que desenvolve:

** Atenção;

** Coordenação;

** Percepção Tátil;

** Volta à calma.


Aperto de Mão

*** Formar um círculo com os alunos, de modo, que fique a mesma quantia de alunos para um lado e outro do juiz e do mestre.

*** Todos de mãos dadas, escondidas nas costas.

*** Um será o juiz, o outro, o mestre – apertador de mãos.

*** O mestre aperta as mãos dos participantes. Um certo número de vezes.

*** Estes devem ir passando os apertos aos colegas até chegar ao juiz. O juiz diz qual lado chegou primeiro e quantos apertos chegaram.

*** Ganha ponto quem chegar primeiro e o número de aperto estiver certo.




segunda-feira, fevereiro 17, 2014



Habilidades a serem trabalhadas:



# Afetividade; # Atenção; # Coordenação;

# Formação de liderança; # Integração;

# Sociabilidade; # Reflexo;# Ritmo;

# Volta à calma.



Jogo dos Nomes



*** Cada aluno recebe um cartão com o nome de um colega;

*** Um aluno começa o jogo dizendo:



 ___ “Fui na casa do ... FULANO ... e ele não estava.



*** O aluno que tem este nome deverá dizer:



 ___ “O ... FULANO ... estava, quem não estava era ... BELTRANO ...



*** Assim continua o jogo até todos os nomes serem falados.

OBS: Este jogo é bom para fazer no primeiro dia de aula para os alunos se conhecerem.



A palma da Melancia



- Alunos sentados no chão ou em seus lugares na sala de aula.

- Todos simulam ter em suas mãos uma fatia de melancia e comem de uma extremidade a outra. Jogam fora as sementes, mordem novamente, jogam fora as sementes – e jogam a casca para trás de si, onde está um lixo imaginário.

- Limpam as mãos batendo palmas.

   

Palma do trem



** Os alunos sentados.

** Quando a professora erguer os braços as crianças batem palmas, bem forte, quando ela abaixa, batem fraco; o professor aumenta ou diminui o ritmo de erguer os braços e os alunos imitam o movimento com palmas (fraco e forte).





Leão, Caçador e Espingarda



# Formar três grupos com a turma.

# Cada grupo, em segredo, combina gestos que fará quando a professora der o sinal.

LEÃO: gesto – garras e rugir

CAÇADOR: gesto de quem está procurando a espingarda

ESPINGARDA: gesto de apontar uma arma

# O leão come o caçador, o caçador usa a espingarda e a espingarda mata o leão. Assim somam-se os pontos em cada rodada.

segunda-feira, fevereiro 10, 2014



Essa atividade favorece o autoconhecimento; a percepção de si mesmo;
seus pensamentos, sentimentos e ações.

AUTO-RETRATO
*** Organize a turma sentados em círculo, os pequeninos (Pré) podem até deitar no chão.
*** Solicite que cada criança desenhe em uma folha de papel uma figura humana de frente, da cabeça aos pés.
*** Ao terminarem, devem colocar o desenho à frente delas e dar-lhe um nome.
*** Peça que escrevam:
 (Pré e 1º Ano a professora faz as perguntas para as crianças)
- Um acontecimento importante na boca;
- Um sentimento pela turma no coração;
- O que tem para oferecer aos colegas na mão direita, (para os pequenos mostrar o lado);
- O que gostaria de receber dos colegas na mão esquerda;
- O que deseja alcançar junto à turma no pé direito;
- O que já alcançou junto aos colegas no pé esquerdo.
*** Quando todos terminarem, peça que reflitam sobre o que têm em comum com o personagem desenhado e registrem no verso da folha.
*** Fazer um plenário e cada um deverá apresentar o seu personagem.
*** A professora deverá dar ênfase nos aspectos importantes nas falas de cada um.

*** Dando continuidade, organize a turma todos de pé na frente de quadro-de-giz. Explique que você falará duas características opostas e que cada aluno deverá se posicionar à sua esquerda ou à sua direita de acordo com a imagem que tem de si. Por exemplo:

ESQUERDA                         DIREITA
Agitado                                  Calmo
Falante                                   Calado
Risonho                                  Sério
Confiante                               Desconfiado
Preguiçoso                            Trabalhador
Tímido                                    Extrovertido 

OBS: Faça uma tabela com as características que você vai propor pra turma, e registre o nome dos alunos ao lado, isso é importante para conhecer seus alunos.

Se possível no 2º semestre refaça esta atividade com a turma para ver se aconteceram mudanças nos sentimentos, pensamentos e ações de seus alunos.  

sexta-feira, janeiro 31, 2014

TRABALHANDO O SENTIDO DA AUDIÇÃO



Ótima brincadeira para preparar os pequeninos para a alfabetização, portanto é excelente para a Pré-escola, assim também, para o período da alfabetização.

QUAL É O SOM?
 

MATERIAL : Uma venda para olhos, um aparelho de som, um CD com vários sons: natureza, objetos, transportes etc.

 BRINCANDO

*** A brincadeira consiste em a criança adivinhar a que coisa se refere o som ouvido.
*** Uma criança ficará de olhos vendados, o condutor ligará o som que poderá ter os sons da natureza como: vento, chuva, trovão, etc.; som de muitas vozes, batidas de instrumentos, etc.

 A professora poderá fazer o som dentro do próprio ambiente, por exemplo: bater palmas, derrubar objetos - lápis, bola, moeda, livro, etc..

*** Se a criança acertar ganhará um ponto e dará à vez a outra criança, se errar dará a vez a outro do mesmo jeito, porém não ganhará ponto.

OBJETIVO:
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral;
- Atenção. 

 VEJA MAIS NOS LINKS:

domingo, janeiro 26, 2014


DANÇA DOS NOMES

PREPARAÇÃO: Colocar o nome das crianças nas cadeiras e organizá-las em círculo.

DESENVOLVIMENTO:

*** Ao som da música, as crianças deverão dançar em volta das cadeiras e quando a música parar deverão sentar-se na cadeira mais próxima.

*** O professor também deverá ocupar uma das cadeiras.

*** A criança que ficar em pé deverá encontrar a cadeira que contém seu nome e retirá-la.


OBSERVAÇÃO: Prossegue a brincadeira até que todos possam identificar seus nomes.

CAIXINHA DOS NOMES
PREPARAÇÃO: Organizar as cadeiras em círculos, tendo de posse uma caixinha contendo o nome de todas as crianças.

DESENVOLVIMENTO:

*** Ao som da música as crianças deverão passar a caixinha para o colega do lado e assim sucessivamente.

 *** Quando a música parar quem estiver com a caixinha deverá retirar o nome de um dos colegas, dizer o nome que retirou e dar um abraço no colega.

*** Escrever o nome do colega no quadro-de-giz, poderá copiar do cartão do nome.

ACHE SEU NOME

PREPARAÇÃO: As crianças deverão ficar espalhadas pelo espaço. Espalhar tarjas com os nomes dos alunos no chão.
DESENVOLVIMENTO:
** Ao som da música deverão caminhar pelo espaço.
** Quando a música parar cada um deverá encontrar seu nome e posicionar-se à frente.
OBSERVAÇÃO: Variar a brincadeira colocando as tarjas com as letras iniciais do nome dos alunos.

DANÇA DO ALFABETO

PREPARAÇÃO: Colocar as letras do alfabeto em círculo no chão.
Todos deverão ficar ao redor das letras.
DESENVOLVIMENTO:
** Quando a música tocar, todos devem rodar, acompanhando o ritmo.
** Quando a música parar, todos devem colocar-se na primeira letra do seu nome.
OBSERVAÇÃO: Questionar os alunos registrando em que letra ficou mais/menos crianças.
 Se ficou alguma letra sem criança e quais as letras.
VEJA ATIVIDADES (JOGO) HORA DA CHAMADA NO LINK: 

HORA DA CHAMADA - a partir dos 4 anos

;;