sexta-feira, fevereiro 21, 2014
Jogo
para ambiente pequeno.
Habilidades
que desenvolve:
**
Atenção;
**
Coordenação;
**
Percepção Tátil;
**
Volta à calma.
Aperto
de Mão
*** Formar
um círculo com os alunos, de modo, que fique a mesma quantia de alunos para um
lado e outro do juiz e do mestre.
***
Todos de mãos dadas, escondidas nas costas.
***
Um será o juiz, o outro, o mestre – apertador de mãos.
***
O mestre aperta as mãos dos participantes. Um certo número de vezes.
***
Estes devem ir passando os apertos aos colegas até chegar ao juiz. O juiz diz
qual lado chegou primeiro e quantos apertos chegaram.
***
Ganha ponto quem chegar primeiro e o número de aperto estiver certo.
Marcadores: Dia de chuva, Percepção Tátil
segunda-feira, fevereiro 17, 2014
Habilidades a serem trabalhadas:
# Afetividade; # Atenção; # Coordenação;
# Formação de liderança; # Integração;
# Sociabilidade; # Reflexo;# Ritmo;
# Volta à
calma.
Jogo dos Nomes
*** Cada aluno recebe um cartão com o
nome de um colega;
*** Um aluno começa o jogo dizendo:
___ “Fui na casa do ... FULANO ... e ele não
estava.
*** O aluno que tem este nome deverá
dizer:
___ “O ... FULANO ... estava, quem não estava
era ... BELTRANO ...
*** Assim continua o jogo até todos os
nomes serem falados.
OBS: Este
jogo é bom para fazer no primeiro dia de aula para os alunos se conhecerem.
A palma da Melancia
- Alunos sentados no chão ou em seus
lugares na sala de aula.
- Todos simulam ter em suas mãos uma
fatia de melancia e comem de uma extremidade a outra. Jogam fora as sementes,
mordem novamente, jogam fora as sementes – e jogam a casca para trás de si,
onde está um lixo imaginário.
- Limpam as mãos batendo palmas.
Palma do trem
** Os alunos sentados.
** Quando a professora erguer os
braços as crianças batem palmas, bem forte, quando ela abaixa, batem fraco; o
professor aumenta ou diminui o ritmo de erguer os braços e os alunos imitam o
movimento com palmas (fraco e forte).
Leão, Caçador e Espingarda
# Formar três grupos com a turma.
# Cada grupo, em segredo, combina
gestos que fará quando a professora der o sinal.
LEÃO:
gesto – garras e rugir
CAÇADOR:
gesto de quem está procurando a espingarda
ESPINGARDA:
gesto de apontar uma arma
# O leão come o caçador, o caçador usa
a espingarda e a espingarda mata o leão. Assim somam-se os pontos em cada
rodada.
Marcadores: Dia de chuva
segunda-feira, fevereiro 10, 2014
AUTO-RETRATO Esquema Corporal – Volta às aulas – todas as idades
0 comentários Postado por Professora Carminha às 15:27
Essa
atividade favorece o autoconhecimento; a percepção de si mesmo;
seus
pensamentos, sentimentos e ações.
AUTO-RETRATO
*** Organize a turma sentados em círculo, os pequeninos
(Pré) podem até deitar no chão.
*** Solicite que cada criança desenhe em uma folha de
papel uma figura humana de frente, da cabeça aos pés.
*** Ao terminarem, devem colocar o desenho à frente delas
e dar-lhe um nome.
*** Peça que escrevam:
(Pré e 1º Ano a
professora faz as perguntas para as crianças)
- Um acontecimento importante na boca;
- Um sentimento pela turma no coração;
- O que tem para oferecer aos colegas na mão direita,
(para os pequenos mostrar o lado);
- O que gostaria de receber dos colegas na mão esquerda;
- O que deseja alcançar junto à turma no pé direito;
- O que já alcançou junto aos colegas no pé esquerdo.
*** Quando todos terminarem, peça que reflitam sobre o
que têm em comum com o personagem desenhado e registrem no verso da folha.
*** Fazer um plenário e cada um deverá apresentar o seu
personagem.
*** A professora deverá dar ênfase nos aspectos
importantes nas falas de cada um.
*** Dando continuidade, organize a turma todos de pé na
frente de quadro-de-giz. Explique que você falará duas características opostas
e que cada aluno deverá se posicionar à sua esquerda ou à sua direita de acordo
com a imagem que tem de si. Por exemplo:
ESQUERDA DIREITA
Agitado Calmo
Falante Calado
Risonho Sério
Confiante Desconfiado
Preguiçoso Trabalhador
Tímido
Extrovertido
OBS: Faça uma tabela com as características que você vai
propor pra turma, e registre o nome dos alunos ao lado, isso é importante para
conhecer seus alunos.
Se possível no 2º semestre refaça esta atividade com a
turma para ver se aconteceram mudanças nos sentimentos, pensamentos e ações de
seus alunos.
Marcadores: Coord. Motora Fina, Criatividade
sexta-feira, janeiro 31, 2014
Ótima
brincadeira para preparar os pequeninos para a alfabetização, portanto é
excelente para a Pré-escola, assim também, para o período da alfabetização.
QUAL É O SOM?
MATERIAL : Uma venda para olhos, um aparelho de som, um CD com vários sons: natureza, objetos, transportes etc.
BRINCANDO
MATERIAL : Uma venda para olhos, um aparelho de som, um CD com vários sons: natureza, objetos, transportes etc.
BRINCANDO
***
A brincadeira consiste em a criança adivinhar a que coisa se refere o som
ouvido.
*** Uma criança ficará de olhos vendados, o condutor ligará o som que poderá ter os sons da natureza como: vento, chuva, trovão, etc.; som de muitas vozes, batidas de instrumentos, etc.
*** Uma criança ficará de olhos vendados, o condutor ligará o som que poderá ter os sons da natureza como: vento, chuva, trovão, etc.; som de muitas vozes, batidas de instrumentos, etc.
A professora poderá fazer o som dentro do
próprio ambiente, por exemplo: bater palmas, derrubar objetos - lápis, bola,
moeda, livro, etc..
*** Se a criança
acertar ganhará um ponto e dará à vez a outra criança, se errar dará a vez a
outro do mesmo jeito, porém não ganhará ponto.
OBJETIVO:
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral;
- Atenção.
OBJETIVO:
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral;
- Atenção.
VEJA MAIS NOS LINKS:
Marcadores: Percepção Auditiva
domingo, janeiro 26, 2014
BRINCADEIRAS COM NOME PRÓPRIO - volta às aulas
9 comentários Postado por Professora Carminha às 21:37DANÇA DOS NOMES
PREPARAÇÃO:
Colocar o nome das crianças nas cadeiras e
organizá-las em círculo.
DESENVOLVIMENTO:
*** Ao som da música, as crianças deverão dançar em volta das
cadeiras e quando a música parar deverão sentar-se na cadeira mais próxima.
*** O
professor também deverá ocupar uma das cadeiras.
*** A
criança que ficar em pé deverá encontrar a cadeira que contém seu nome e
retirá-la.
OBSERVAÇÃO:
Prossegue a brincadeira até que todos possam
identificar seus nomes.
CAIXINHA DOS NOMES
PREPARAÇÃO:
Organizar as cadeiras em círculos, tendo
de posse uma caixinha contendo o nome de todas as crianças.
DESENVOLVIMENTO:
*** Ao som da música as crianças deverão passar a caixinha para
o colega do lado e assim sucessivamente.
*** Quando a música parar quem estiver com a
caixinha deverá retirar o nome de um dos colegas, dizer o nome que retirou e
dar um abraço no colega.
***
Escrever o nome do colega no quadro-de-giz, poderá copiar do cartão do nome.
ACHE SEU NOME
PREPARAÇÃO: As crianças deverão ficar espalhadas pelo espaço. Espalhar
tarjas com os nomes dos alunos no chão.
DESENVOLVIMENTO:
** Ao som da música deverão caminhar pelo espaço.
** Quando
a música parar cada um deverá encontrar seu nome e posicionar-se à frente.
OBSERVAÇÃO:
Variar a brincadeira colocando as tarjas
com as letras iniciais do nome dos alunos.
DANÇA DO ALFABETO
PREPARAÇÃO:
Colocar as letras do alfabeto em círculo
no chão.
Todos
deverão ficar ao redor das letras.
DESENVOLVIMENTO:
** Quando a música tocar, todos devem rodar, acompanhando o ritmo.
** Quando
a música parar, todos devem colocar-se na primeira letra do seu nome.
Se ficou alguma letra sem criança e quais as
letras.
VEJA ATIVIDADES (JOGO) HORA DA CHAMADA NO LINK: HORA DA CHAMADA - a partir dos 4 anos
Marcadores: Coord. Motora Ampla, Motricidade Ampla, Percepção Auditiva, Socialização
;;
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