quarta-feira, novembro 07, 2012


Movimentos oculares
- arregalar os olhos;
- piscar os olhos alternados;
- piscar os dois olhos ao mesmo tempo;
- fechar um olho (alternar);
- tampar um olho com a mão e focalizar alguma coisa (alternar);
- olhar através de um canudo formado com uma das mãos (alternar mão e olho);
- olhar através de um binóculo formado com duas mãos;
- olhar através de uma viseira, formada com as mãos em concha (como um cavalo);
- olhar para o colega da direita sem virar a cabeça (alternar para a esquerda);
- olhar para o chão sem abaixar a cabeça;
- olhar para o teto sem elevar a cabeça;
Gesto com o rosto
 (sentados ou em pé)
- piscar um olho (alternar);
- fechar e abrir os olhos, lentamente;
- arregalar bem os olhos;
- fechar um olho e deixar o outro aberto (alternar);
- abrir e fechar a boca;
- com a boca aberta, movimentar a língua para o lado direito, para o esquerdo, tocar o nariz, tocar o queixo, fazer movimentos rotatórios com a língua: fora da
boca, dentro da boca, tocar o céu da boca;
- com a boca fechada, pressionar as bochechas com a língua (alternar);
- encher as bochechas de ar (alternar e depois as duas juntas);
- estalar a língua;
- assoprar;
- assobiar;
- franzir o nariz;
- sorrir;
- fazer expressões de tristeza, espanto, preocupação, zanga (franzindo a testa);
- movimentar os lábios;
- mastigar;
- bater os dentes;



Gestos diários
 (em pé ou sentados)
O professor executa os movimentos em completo silêncio e os alunos o imitam:
- espreguiçar;    - bocejar;    - esfregar os olhos;    - coçar a cabeça;    - lavar as mãos;
- lavar a cabeça;    - lavar o rosto;    - escovar os dentes;     - pentear os cabelos;
- limpar as orelhas;    - tomar banho;    - coçar a barriga;     - calçar os sapatos;
- abotoar o casaco;    - comer;   - mastigar;    - beber;    - engolir;  - fazer carinho;
- dar beijos;   - dar abraços;    - tossir;    - espirrar;     - dormir;

Gestos com as mãos dadas
(em pé, parados, formando uma roda,
executar todos os movimentos sem soltar as mãos):
- braços para cima; - braços para frente;  - braços para baixo;
- inclinando o tronco para frente;
- inclinando o tronco para trás;
- marchar no mesmo lugar;
- balançar os braços;
- dar um passo para frente;
- dar um passo para trás;
- andar para a direita;
- andar para a esquerda;
- colocar um pé para frente (alternar);
- flexionar o joelho (alternar);
- ficar sobre um pé só (alternar);   - agachar;   - ajoelhar;  - sentar;   - deitar;
Gestos em sequência
- O professor faz uma série de gestos e depois os alunos repetem a sequência.
Exemplos:
- puxar a orelha, coçar o cotovelo, cruzar os braços, tampar os ouvidos e bater uma palma;
- colocar o pé direito para frente, elevar o joelho, dar um chute no ar, chacoalhar o pé e bater o pé no chão;
- elevar os dois braços, chacoalhar as mãos nos ombros, esticar os braços para frente, abrir e fechar as mãos e cruzar os braços;

terça-feira, novembro 06, 2012



Andar ou marchar
sobre uma linha circular traçada no chão
- normalmente, passo a passo, um aluno atrás do outro, colocando o calcanhar encostado na ponta do pé;
- em ritmos diferentes: sob o comando do professor que criará o ritmo com palmas, estalar de dedos ou com um instrumento;
- em serpentina;
- em espiral, formando um caracol;
- formando um 8;
- na ponta dos pés;
- nos calcanhares;
- elevando os joelhos (alternados);
- com o tronco flexionado para frente;
- fora da linha;
- dentro da linha;
- em cima da linha;
- um pé dentro e outro fora da linha;
- com “molas” nos joelhos (flexionando-os);
- bem abaixado (como quem passa por baixo de alguma coisa);
- como um astronauta (flutuando);
- como um trenzinho;
- como um cavalinho galopando (sempre com o mesmo pé na frente);
- como um elefante (passos grandes e lentos);
- como um equilibrista sobre uma corda;
- como um caranguejo (para trás);
- como um robô (corpo bem rígido);
- à vontade dentro da linha, sem esbarrar nos colegas;
- andar para dentro da linha e voltar de costas;
- andar de cócoras com os braços abertos ou com as mãos na nuca;
- como se estivesse sentado em uma cadeira;
- como um tonto (ziguezagueando);
- saltando de uma perna para outra;
- pulando com os dois pés juntos (canguru);
- pulando com um pé só (saci);
- cruzando os pés de um lado e outro de linha;
- com os olhos fechados, procurando não se afastar da linha;
- com movimentos comandados pela palma do professor: andando e, quando ouvir a palma, agachar, dar um salto, dar meia volta, formar estátua etc.
- com as mãos na nuca;
- com as mãos para trás;
- com os braços esticados para cima;
- com os braços esticados para frente;
- com os braços abertos (avião);
- com os braços cruzados;
- com o braço direito aberto na horizontal e o esquerdo esticado ao longo do corpo (alternar);
- com as mãos sobre a cabeça;
- fazendo continência;
- balançando os braços (como asas);
- batendo palmas;
- estalando os dedos;
- andar sem fazer ruídos com os pés (para não acordar um “nenê imaginário”);
OBS: O professor deve escolher alguns desses exercícios para cada sessão. Poderá executá-los silenciosamente ou ao som de uma música. Poderá fazê-los em caminhada normal ou em compasso binário (marcha).



Andar ou marchar transpondo obstáculos
*****O Professor risca no chão uma linha circular, um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo varias de um espaço a outro.
- colocar uma cadeira sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar normalmente e subir na cadeira ao se deparar com a mesma;
- colocar 2 ou 3 tapetes, em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar normalmente e saltar os tapetes;
- colocar uma mesa sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar e passar por baixo da mesa (pode ser substituída por banco);
- colocar alguns objetos em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar saltando os objetos em zigue-zague, para não pisá-los (sugestões: cartões
coloridos, letras do alfabeto móvel, blocos lógicos, numerais, folhas, e outros... conforme se queira fixar algum conteúdo);
- pular sela: algumas crianças ficarão agachadas em pontos isolados, sobre a linha, os outros alunos deverão caminhar normalmente e saltá-las.
- Passar entre duas cadeiras (sem esbarrar);
Andar transportando objetos
- Os alunos ficam em pé sobre a linha.
- Uma criança recebe um objeto para equilíbrio (*) e leva-o para um colega que está em outro lado da linha. Este, por sua vez, sai de seu lugar e transporta o objeto para outra criança, e assim sucessivamente.
(*)Sugestões:
- colher com ovo cozido; - copo cheio de água;
- jarra com água; - pires com vela acesa;
- bola na palma da mão aberta; - pilha de cadernos;
- blocos de construção; - bandeja com copos;
Marchas

- marchar fazendo continência;
- marchar fazendo gestos de tocar tambor;
- marchar fora da linha;
- marchar dentro da linha;
- marchar em ziguezague;
- com a mão na cabeça;
- com a mão na cintura;
- balançando os braços na lateral;
- com as mãos para trás;
- com os braços cruzados;
- arrastando um pé (soldado machucado);
- sem fazer barulho com os pés;
- batendo bem forte os dois pés;
- marcando o pé direito;


Andar ao som do pandeiro
O Professor risca no chão uma linha circular, um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo variar de um espaço a outro.
- Enquanto o professor estiver balançando o pandeiro, os alunos devem caminhar sobre a linha, um atrás do outro.
- Quando o professor der uma batida no pandeiro, ele deve mudar de posição ou fazer um gesto que será imediatamente imitado pelos alunos. Depois recomeçar a
balançar o pandeiro e os alunos continuam caminhando. O exercício se repete sucessivamente.
Exemplos para variar em cada batida:
- dar meia volta; - dar um salto;
- agachar; - formar estátuas;
Exploração do espaço interno da linha
 (todos alunos ao mesmo tempo)
- locomover-se livremente, andando de frente;
- locomover-se livremente, andando de costas;
- locomover-se aos pares;
- andando livremente, a um sinal, colocar-se em coluna, um atrás do outro e andar em círculo;
- crianças numeradas de 1 a 3, andam livremente: quando o professor diz um número as crianças se agacham e os outros ficam pulando no lugar;

sábado, novembro 03, 2012


Coordenação Motora Fina
(Motricidade Fina)
Essas atividades fazem parte do meu planejamento e costumo realizá-las a cada trimestre, pois, a motricidade como a coordenação dos movimentos, o equilíbrio corporal e a habilidade são potencializados com os exercícios.

• Descrever objetos apalpando com olhos fechados;
• Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois
entregar o certo;
• Modelar areia molhada no parquinho;
• Copiar modelos de formas simples;
• Enfiamento de macarrão e contas grandes;
• Prender pregadores na beira da caixa, fazendo brincadeira. Colocam e depois tiram
(de 2 em 2);
• Dar socos na mesa com e sem os braços sobre a mesa;
• Fazer movimentos para trabalhar com punção;
• Recortar livremente figuras com a mão;
• Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a outra;
• Recortar pedacinhos de papel ou TNT colorido e colar livremente;
• Rasgar tiras de jornal ou revistas para fazer corrente (elos);
• Amassar papel (jornal) com uma e depois as duas mãos e abrir, desenhar com tinta guache;
• Dobrar folhas ao meio na horizontal e vertical;
• Dobrar a folha ao meio e passar canetinha, lápis cera ou pintura a dedo na marca que ficou – mostrar que ficaram 2 partes, podendo fazer dois tipos de trabalho um em cada lado;
• Passar água de um copo para outro;
• Passar água de um prato para o outro;
• Pescaria com peixes na areia;
• Passar caroços de feijão de um recipiente para outro com os dedos em pinça;
• Abrir e fechar zíper;
• Abrir e fechar recipientes com rosca;
• Abrir e fechar cadeado;
• Abotoar e desabotoar botões;
• Ocupar os espaços da caixa de ovo com objetos pequenos (grãos, tampinhas);
• Este mesmo exercício colocando uma bolinha azul e uma vermelha em sequência;
• Imitar gestos feitos pela professora, com as mãos:
- flexionar para dentro;
- fechar a abrir as mãos;
- uma reta e outra flexionada;
- abrir e fechar os dedos;
- fazer o V;

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