terça-feira, novembro 06, 2012



Andar ou marchar
sobre uma linha circular traçada no chão
- normalmente, passo a passo, um aluno atrás do outro, colocando o calcanhar encostado na ponta do pé;
- em ritmos diferentes: sob o comando do professor que criará o ritmo com palmas, estalar de dedos ou com um instrumento;
- em serpentina;
- em espiral, formando um caracol;
- formando um 8;
- na ponta dos pés;
- nos calcanhares;
- elevando os joelhos (alternados);
- com o tronco flexionado para frente;
- fora da linha;
- dentro da linha;
- em cima da linha;
- um pé dentro e outro fora da linha;
- com “molas” nos joelhos (flexionando-os);
- bem abaixado (como quem passa por baixo de alguma coisa);
- como um astronauta (flutuando);
- como um trenzinho;
- como um cavalinho galopando (sempre com o mesmo pé na frente);
- como um elefante (passos grandes e lentos);
- como um equilibrista sobre uma corda;
- como um caranguejo (para trás);
- como um robô (corpo bem rígido);
- à vontade dentro da linha, sem esbarrar nos colegas;
- andar para dentro da linha e voltar de costas;
- andar de cócoras com os braços abertos ou com as mãos na nuca;
- como se estivesse sentado em uma cadeira;
- como um tonto (ziguezagueando);
- saltando de uma perna para outra;
- pulando com os dois pés juntos (canguru);
- pulando com um pé só (saci);
- cruzando os pés de um lado e outro de linha;
- com os olhos fechados, procurando não se afastar da linha;
- com movimentos comandados pela palma do professor: andando e, quando ouvir a palma, agachar, dar um salto, dar meia volta, formar estátua etc.
- com as mãos na nuca;
- com as mãos para trás;
- com os braços esticados para cima;
- com os braços esticados para frente;
- com os braços abertos (avião);
- com os braços cruzados;
- com o braço direito aberto na horizontal e o esquerdo esticado ao longo do corpo (alternar);
- com as mãos sobre a cabeça;
- fazendo continência;
- balançando os braços (como asas);
- batendo palmas;
- estalando os dedos;
- andar sem fazer ruídos com os pés (para não acordar um “nenê imaginário”);
OBS: O professor deve escolher alguns desses exercícios para cada sessão. Poderá executá-los silenciosamente ou ao som de uma música. Poderá fazê-los em caminhada normal ou em compasso binário (marcha).



Andar ou marchar transpondo obstáculos
*****O Professor risca no chão uma linha circular, um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo varias de um espaço a outro.
- colocar uma cadeira sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar normalmente e subir na cadeira ao se deparar com a mesma;
- colocar 2 ou 3 tapetes, em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar normalmente e saltar os tapetes;
- colocar uma mesa sobre um ponto da linha: os alunos deverão caminhar e passar por baixo da mesa (pode ser substituída por banco);
- colocar alguns objetos em pontos isolados, sobre a linha: os alunos deverão caminhar saltando os objetos em zigue-zague, para não pisá-los (sugestões: cartões
coloridos, letras do alfabeto móvel, blocos lógicos, numerais, folhas, e outros... conforme se queira fixar algum conteúdo);
- pular sela: algumas crianças ficarão agachadas em pontos isolados, sobre a linha, os outros alunos deverão caminhar normalmente e saltá-las.
- Passar entre duas cadeiras (sem esbarrar);
Andar transportando objetos
- Os alunos ficam em pé sobre a linha.
- Uma criança recebe um objeto para equilíbrio (*) e leva-o para um colega que está em outro lado da linha. Este, por sua vez, sai de seu lugar e transporta o objeto para outra criança, e assim sucessivamente.
(*)Sugestões:
- colher com ovo cozido; - copo cheio de água;
- jarra com água; - pires com vela acesa;
- bola na palma da mão aberta; - pilha de cadernos;
- blocos de construção; - bandeja com copos;
Marchas

- marchar fazendo continência;
- marchar fazendo gestos de tocar tambor;
- marchar fora da linha;
- marchar dentro da linha;
- marchar em ziguezague;
- com a mão na cabeça;
- com a mão na cintura;
- balançando os braços na lateral;
- com as mãos para trás;
- com os braços cruzados;
- arrastando um pé (soldado machucado);
- sem fazer barulho com os pés;
- batendo bem forte os dois pés;
- marcando o pé direito;


Andar ao som do pandeiro
O Professor risca no chão uma linha circular, um oito, um caracol para realizar esses exercícios e determina em qual dos espaços as crianças irão realizar a atividade, podendo variar de um espaço a outro.
- Enquanto o professor estiver balançando o pandeiro, os alunos devem caminhar sobre a linha, um atrás do outro.
- Quando o professor der uma batida no pandeiro, ele deve mudar de posição ou fazer um gesto que será imediatamente imitado pelos alunos. Depois recomeçar a
balançar o pandeiro e os alunos continuam caminhando. O exercício se repete sucessivamente.
Exemplos para variar em cada batida:
- dar meia volta; - dar um salto;
- agachar; - formar estátuas;
Exploração do espaço interno da linha
 (todos alunos ao mesmo tempo)
- locomover-se livremente, andando de frente;
- locomover-se livremente, andando de costas;
- locomover-se aos pares;
- andando livremente, a um sinal, colocar-se em coluna, um atrás do outro e andar em círculo;
- crianças numeradas de 1 a 3, andam livremente: quando o professor diz um número as crianças se agacham e os outros ficam pulando no lugar;

sábado, novembro 03, 2012


Coordenação Motora Fina
(Motricidade Fina)
Essas atividades fazem parte do meu planejamento e costumo realizá-las a cada trimestre, pois, a motricidade como a coordenação dos movimentos, o equilíbrio corporal e a habilidade são potencializados com os exercícios.

• Descrever objetos apalpando com olhos fechados;
• Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois
entregar o certo;
• Modelar areia molhada no parquinho;
• Copiar modelos de formas simples;
• Enfiamento de macarrão e contas grandes;
• Prender pregadores na beira da caixa, fazendo brincadeira. Colocam e depois tiram
(de 2 em 2);
• Dar socos na mesa com e sem os braços sobre a mesa;
• Fazer movimentos para trabalhar com punção;
• Recortar livremente figuras com a mão;
• Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a outra;
• Recortar pedacinhos de papel ou TNT colorido e colar livremente;
• Rasgar tiras de jornal ou revistas para fazer corrente (elos);
• Amassar papel (jornal) com uma e depois as duas mãos e abrir, desenhar com tinta guache;
• Dobrar folhas ao meio na horizontal e vertical;
• Dobrar a folha ao meio e passar canetinha, lápis cera ou pintura a dedo na marca que ficou – mostrar que ficaram 2 partes, podendo fazer dois tipos de trabalho um em cada lado;
• Passar água de um copo para outro;
• Passar água de um prato para o outro;
• Pescaria com peixes na areia;
• Passar caroços de feijão de um recipiente para outro com os dedos em pinça;
• Abrir e fechar zíper;
• Abrir e fechar recipientes com rosca;
• Abrir e fechar cadeado;
• Abotoar e desabotoar botões;
• Ocupar os espaços da caixa de ovo com objetos pequenos (grãos, tampinhas);
• Este mesmo exercício colocando uma bolinha azul e uma vermelha em sequência;
• Imitar gestos feitos pela professora, com as mãos:
- flexionar para dentro;
- fechar a abrir as mãos;
- uma reta e outra flexionada;
- abrir e fechar os dedos;
- fazer o V;

domingo, outubro 28, 2012

SUGESTÃO DE AULA DE ED. FÍSICA



FORMAS DE SALTAR

Começar com uma visita na escola para visualizar as possibilidades de propostas de trabalho, observar o espaço físico, os recursos naturais e materiais. Ex: muro, árvores, caixa de areia, quadra, inclinação do terreno, etc. Materiais: corda, caixas de papelão, tábuas, latas, etc.

OBJETIVOS:
* Reconhecer e discutir as diferentes formas de saltar;
* Montar oficinas de saltar atendendo às reflexões dos alunos;
* Montar oficinas e permitir a montagem de oficinas pelos alunos.

1ª AULA:
Fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Perguntas
- O que vocês entendem por saltar?
- Quais os tipos de saltos que vocês conhecem?
- Quais os saltos no esporte (atletismo) e quais os saltos que existem fora dele?
- De quais formas nós podemos fazer um salto?
As perguntas podem ser orais ou escritas, critério do professor.
Você poderá trazer ou os alunos materiais de pesquisa sobre saltos jornais, revistas, livros, sites, etc.
Solicitar que cada aluno traga caixas de sapato ou papelão, para brincar de saltar.
Cada aluno de posse de sua caixa realiza diferentes modos de saltar, por ex: saltar de lado, de costas, com um pé, dois pés, etc.
Uma sugestão ótima é coletarem fotos de revistas ou jornais de pessoas realizando saltos, e brincar do Jogo Figura-fundo que está explicado no link:Figura Fundo e Freio Inibitório

2ª AULA:
Diante das reflexões feitas na aula anterior, monte algumas estações (oficina) de saltos.
**Realizar uma pequena corrida por todo o pátio, para fazer o aquecimento e explorara o espaço onde serão feitas atividades de educação física.
**Depois do aquecimento todos se dirigem a ponto de partida escolhido previamente pelo professor para realizar os saltos, poderá ser: degraus, barrancos, muro, árvore (se pendurar e saltar), poças de água, bancos.
**Esticar uma corda em uma trave a outra e fazer com que os alunos façam a experiência de saltar em toda a extensão da corda. Os saltos podem ser dados de lado e o impulso em um ou dois pés.

No final da aula fazer a conversação sobre as atividades desenvolvidas e deixe uma sugestão que os alunos, na próxima aula, montem algumas estações (oficinas) sobre o tema saltar. Formar grupos.

3ª AULA
Nesta aula as propostas serão feitas pelo professor e pelos alunos. Iniciar a aula com uma revisão sobre o tema saltar e seu emprego na vida diária.
O Professor propõem nesta aula algumas oficinas de saltar, mas também os alunos, conforme aula anterior, poderão montar suas oficinas.

MATERIAIS UTILIZADOS:
Cordas, banco sueco, caixas de sapato ou papelão e  vara, tábua. 
EXERCÍCIOS:
*** Aquecimento é livre, os alunos procuram passar por todas as situações experimentadas na aula anterior.
*** Saltar obstáculos:
O professor dispõe as caixas na quadra de cimento para serem realizadas, corrida com salto de obstáculos.
*** Colocar uma tábua encostada em um muro, ou em banco sueco para impulso e saltar.
*** Saltar 2 coradas estendidas no chão, com o auxilio de uma vara, ou poderá ser uma poça d’ água.
*** Atar uma corda na árvore ou na trave para o aluno se balançar e saltar.
*** Com o auxilio da vara saltar o barranco.
Para finalizar o professor orienta os alunos a fazerem grupos e escolherem uma das oficinas para realizarem saltos de diferentes maneiras.
No final da aula os grupos se reúnem para apresentarem suas experiências aos demais grupos. E também, organizar atividades para a aula seguinte.

4ª AULA
- Montagem das oficinas e atividades pelos alunos.
Nesta aula os alunos colocam em pratica as atividades que eles discutiram na aula anterior. E as oficinas serão montadas de acordo com suas necessidades e interesse.

*** Os grupos se reúnem e montam suas oficinas e as atividades que irão propor na oficina.
*** Por sorteio será escolhida a ordem dos grupos que realizarão os exercícios nas oficinas dos grupos.
*** Cada grupo passará pela oficina do outro grupo e realizará as atividades propostas pelo grupo.

O professor se encarrega de percorrer os grupos e conversar com os alunos a respeito das experiências que eles estão fazendo e o que ela representa para eles.

AVALIAÇÃO:
Reflexão em torno do que o tema saltar representa para os alunos na vida diária e também na aula de Ed. Física; discussão sobre as formas que foram exploradas pelos grupos; avaliação das aulas e de suas implicações quanto à participação dos alunos e o papel do professor.

quarta-feira, outubro 24, 2012

Formato JPG, clique na imagem para visualizar a atividade.


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