sexta-feira, outubro 07, 2011


Aqui estão algumas sugestões de atividades para o Dia da Criança, que são JOGOS que além de serem voltadas para o entretenimento dos alunos, trabalha Coordenação Visomotora, Socialização e cooperatividade.

Antes de tudo, é preciso organizar um espaço na sala de aula ou no pátio. Eu escolhi organizar os jogos na sala de aula com a turma do 2º ano, como mostra a seguir as ilustrações.

Foram esses quatro jogos, cada um em cada canto da sala para adquirir assim um espaço amplo entre eles, sendo que, em cada jogo havia um aluno voluntário para ser o organizador responsável pelas jogadas, um tipo de juiz, que além de marcar o nome do ganhador da rodada entregava uma ficha com o nome PRÊMIO. O ganhador vinha até mim para trocar a sua ficha por um prêmio real de acordo com o respectivo jogo vencido, além é claro de receber os parabéns.

A premiação foi a seguinte:
Boca do palhaço – Vale uma bala.
Joga do arremesso de argolas – Vale um pirulito.
Corrida de carrinhos – Vale um mini-brinquedo do balão surpresa.
Pescaria dos números pares – Vale um adesivo para colar no caderno.

Quanto à premiação, fica a critério de cada professor que escolher aplicar estas atividades. Valem lembrar que não importa o valor do prêmio, as crianças não se importam com isso, mas é preciso que sejam recompensadas por alguma coisa, apenas para concretizar a grande emoção que sentem ao serem um vencedor. Ao mesmo tempo em que sentem a sua participação valorizada, e que isso realmente vale a pena.
  
Agora vamos aos jogos:

BOCA DO PALHAÇO –  Consiste em acertar a boca do palhaço com uma bolinha confeccionada de papel.


CORRIDA DE CARRINHOS –  JOGO DE COOPERAÇÃO
Esse jogo confeccionei com uma caixa de conjunto de churrasco (espetos), e os carrinhos são de balão surpresa, numerados de acordo com o número das pistas.

O dado terá o mesmo nº dos carrinhos, no caso: 1, 2, 3 e 4, tendo o dado um dos lados “JOGUE OUTRA VEZ” e outro lado “ANDE 2 CASAS”.

As jogadas serão: cada jogador atira o dado e o nº que sair será o carrinho que avançará uma casa. Deste modo, o jogo torna-se cooperativo, pois, um colega joga o dado e quem avança com o carrinho poderá ser o seu coleguinha, ganhará o jogo quem chegar primeiro na linha de chegada.



“Observei expressões de agradecimentos entre os jogadores, essas atitudes, são muito importantes no desenvolvimento da socialização dos pequeninos, bem como, o fortalecimento da amizade entre os alunos”.


 

JOGO DE ARGOLAS – Consiste em acertar as astes de madeira com as argolas.
 

 PESCARIA DOS NÚMEROS PARES – As crianças que pescarem números pares terão direito ao prêmio.
Modelo para confecção dos peixinhos Clique aqui   


domingo, outubro 02, 2011

Elaborei uma apostila com brincadeiras para cada 
dia do mês de outubro
veja algumas e clique para baixar a apostila.




CORRIDA DAS FORMIGUINHAS

PREPARAÇÃO: Crianças sentadas uma ao lado da outra. Tendo em destaque quatro participantes iniciais, que serão denominados “as formiguinhas”. Dois participantes, deverão ficar sentados  na marca designada para receber as folhas, que estarão espalhadas à sua frente numa certa distância. As demais crianças aguardarão sua vez.
DESENVOLVIMENTO: Dado o sinal duas das formiguinhas deverão deslocar-se até as folhas e trazê-las uma a uma para as formiguinhas companheiras.
OBSERVAÇÃO: Realizar a contagem de folhas para designar a equipe vencedora.
OBS: as folhas poderão ser de jornal.

ESTOURANDO BEXIGAS

PREPARAÇÃO: Em trios, formar quatro colunas, tendo, cada participante em suas mãos uma bexiga.
DESENVOLVIMENTO: Cada participante, de cada um dos trios deverá se deslocar até o colchão à sua frente e estourar a bexiga com os glúteos. Quando o fizer, deverá voltar ao seu lugar dando sinal    ao próximo colega, para que este execute a mesma ação. O trio que terminar de estourar as bexigas primeiro e voltar para o lugar de início será considerado o vencedor.

ACERTE O ALVO COM CAIXINHAS

PREPARAÇÃO: Alunos organizados em filas, tendo de posse uma bola. À frente, deverão conter várias caixinhas coloridas, que deverão estar empilhadas uma sobre a outra sendo intercaladas umas próximas das outras.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal, cada participante deverá acertar o alvo, tentando derrubar a maior quantidade possível de caixinhas.


DEZENAS DE ATIVIDADES PARA IMPRIMIR:
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
CRIATIVIDADE
PERCEPÇÃO VISUAL


ELABOREI UMA APOSTILA COM VINTE MODELOS DE LEMBRANCINHAS
PARA O DIA DAS CRIANÇAS

domingo, setembro 25, 2011


PSICOMOTRICIDADE + MATEMÁTICA + ARTES
Aula desenvolvida na Pré-escola 1º e 2º Ano

HABILIDADES TRABALHADAS
Coordenação dinâmica global, equilíbrio, percepção espacial, esquema corporal,
grafismo e tipos de linhas

DESENVOLVIMENTO: Cada aluno de posse de uma corda de um metro de comprimento + ou -.

RECREAÇÃO NO PÁTIO OU NA QUADRA:
Imaginar (As crianças fazem os sons dos animais e andam por todo o espaço):
- Puxar um cachorro;
- Puxar um gatinho;
- Puxar uma vaca;
- Fazer da corda um cavalo e galopar.
- A corda vira uma cobra que se agarra na mão da criança da qual ela tenta se livrar. (Essa foi o máximo, muitas gargalhadas, era só corda voando e crianças correndo e gritando como se realmente fosse uma cobra, mas de forma divertida).

“Notei que as crianças expressaram-se alegres e criativas durante toda a brincadeira.”

EXERCÍCIOS COM A CORDA:
1 – Carregar a corda em diferentes partes do corpo, ex.: na cabeça, ombros, pé, etc.
2 – Correr com a corda balançando no ar, sem deixar tocar o chão.
3 – Segurar uma ponta da corda e jogar a outra para cima.
4 – Bater a corda no chão como se fosse um chicote; Atirar a ponta da corda como se fosse pescar.
5 – Segurar a corda com as mãos de modo que possa esticar e fechar, alongar o corpo descendo até os pés, depois balançar para um lado e para o outro.

BRINCADEIRA DA CARROCINHA:

- Grupos de cinco crianças, um será o carroceiro, três serão os passageiros e outra o cavalo. O carroceiro (atrás) e o cavalo (na frente) seguram duas cordas paralelas, uma em cada mão, com os passageiros no interior das cordas.

- Fazer um passeio ou corrida das carroças até um ponto determinado pela professora. (Com a pré-escola, fizemos um passeio pela escola).

MATEMÁTICA – Tipos de linhas

1 – Montar desenhos com a corda no chão (livre).
2 – Colocar a corda esticada no chão (LINHA RETA), andar sobre a linha: de frente, de lado, de costas e de pernas abertas.
3 – Depois formar uma linha torta (LINHA CURVA), pular por cima da corda e andar na ponta dos pés por sobre a corda.

4 – Formar um círculo fechado com a corda (LINHA FECHADA), ordenar o seguinte: ficar no interior da linha fechada; ficar na parte exterior da linha fechada (longe e perto).
BRINCADEIRA: Pega-pega – estará a salvo quem estiver no interior da linha fechada.
“Nesse caso eu consegui ensinar noções de interior e exterior, e que a linha fechada é a FRONTEIRA que separa esses dois lados.”

5 – Formar um ‘U’ com a corda (LINHA ABERTA).
BRINCADEIRA: Inicia-se com um dos alunos sem a sua corda e dirá: “macaco troca de galho”, todos os alunos deverão trocar de lugar enquanto ele procura ocupar um lugar vago, sempre ficará um sem ‘galho’ que deverá dar a continuidade dessa brincadeira.

“No decorrer da brincadeira, as crianças utilizaram-se espontaneamente de outras ordens não sugeridas por mim, as quais foram muito criativas por parte deles, sendo que, alguns demonstraram facilidades em substituir a ordem ‘macaco troca de galho’ ou outra citada pelo colega anterior, por exemplo: ‘passarinho voa do galho’. O interessante foi perceber como eles queriam cada um inventar a sua ordem, até causando certo nervosismo em alguns que tiveram dificuldades em criar rapidamente uma nova expressão, e se negavam a aceitar sugestões dos colegas. Note que isso aconteceu naturalmente e aos poucos tornou-se uma regra que todos seguiam, sendo que ela não fazia parte da regra inicial da brincadeira.
Importante é concluir que isso não aconteceria se eu quisesse o tempo todo impor o meu autoritarismo, o meu poder sobre eles demonstrando o tempo todo quem é que sabe das regras e impedindo qualquer tentativa de inovação com medo de perder o controle. Se eu fizesse isso, com certeza eles se sentiriam inibidos e com medo de se expressarem livremente e não resultaria numa brincadeira tão envolvente quanto acabou se tornando.”

“Agora vou acrescentar algo a partir dessa experiência, talvez eu fuja um pouquinho, mas acho que se faz necessário relembrar a infância escolar da maioria dos professores a qual eu também me incluo, nessa época em que éramos obedientes ás regras impostas para nos educarem, tão obedientes que poderia ser muito arriscado ferir o poder absoluto do professor.
Consequência: Não seria isso uma das tantas razões de sermos a maioria, tão obedientes quanto às regras impostas pelos governos numa realidade onde se paga impostos absurdos, tarifas e pior, tanta lentidão para nos unirmos em prol de nossos direitos em comum? Tanta inibição, ingenuidade e medo de ser reprimido com uma simples palavra. Mas é possível reaprender, resgatar nossa dignidade, nossa liberdade simplesmente observando as crianças, deixando-as livres de tudo o que priva delas serem o que precisam ser, para que no futuro estejam certos de que regras governamentais absurdas podem ser quebradas de uma forma tão natural e envolvente quanto o exercitado na brincadeira.” - Carmem Ortiz (Professora Carminha)



ARTES
Registrar através de desenhos as atividades realizadas no pátio.
Considerações significativas: Foi numa aula de artes que um aluno do Pré-A (4 anos de idade) que já sabia ler desde os três anos, mas não sabia escrever por não entender a forma como todos sabiam copiar o próprio nome do crachá. Então foi através do registro das atividades realizadas no pátio sobre os tipos de linhas trabalhas com cordas que ele conseguiu entender e copiar pela primeira vez o seu nome do crachá e sucessivamente muitas palavras.
 Foi assim: Como a primeira letra de seu nome era um ‘J’, eu mostrava a letra no crachá e dizia: ‘é uma linha reta e uma curva. Eu mostrava a letra ‘O’ e lhe fazia associar com a linha fechada e assim sucessivamente com todas as letras de seu nome.

“Nesse dia eu confirmei a importância do professor inteirar-se plenamente do significado da expressão PSICOMOTRICIDADE no desenvolvimento infantil além de comprovar a eficácia de uma aula bem planejada.”



terça-feira, setembro 06, 2011

Aqui está um tutorial em pdf que eu criei para facilitar uma excelente atividade que faz parte da postagem ATIVIDADES PARA AMPLIAR A LINGUAGEM, onde se encontra uma aula que ajuda a desenvolver múltiplas habilidades nas crianças, inclusive crianças especiais.


domingo, agosto 28, 2011

TAREFAS E MÚSICAS de Esquema Corporal


EXERCÍCIOS DA POSIÇÃO EM PÉ

# A criança fica em posição ereta, apoiando todo o seu corpo contra uma parede.
# Parar em frente a um espelho e comprovar que seu corpo é perfeito, comprovar se está reto ou não colocando uma caixinha na cabeça.
# Estando parado tentar ‘crescer’; esticar-se o máximo possível.
# A criança deve apoiar-se sobre a planta dos pés e, em seguida, alternar os apoios sobre os calcanhares e as pontas dos pés.
# Trabalhar os diferentes posicionamentos dos pés: pode ficar com os pés separados, com os pés juntos, com as pontas dos pés para dentro ou com as pontas para fora.
# Exercícios de pé, com as pernas em diferentes posturas; as pernas podem ser abertas ou fechadas, com uma das pernas para frente ou para trás, etc.
# OBS: todos os exercícios devem ser realizados posteriormente, combinando diferentes posições dos braços: podem ficar para cima, à frente, atrás da cabeça, etc.

EXERCÍCIOS DA POSIÇÃO SENTADA

Para criança ter consciência da posição sentada passa pela variação dos lugares onde poderá sentar e da posição que os membros inferiores adquirem”.

* A criança deve experimentar diferentes locais onde possa sentar-se: uma cadeira, no chão, um banquinho alto, uma almofada, uma mesa, um tijolo, um muro, etc.
* Em cada local onde podemos sentar, devemos descrever como se posicionam as pernas e seus braços: se os pés estão pendurados, se tocam o chão, etc.
* Orientar a maneira correta de sentar, ou seja, a coluna vertebral deve estar sempre perpendicular ao suporte utilizado para sentar-se.

Músicas para baixar
OBS:
“Aqui estão algumas músicas que eu trabalho com as minhas crianças, elas adoram. É importante, frisar que a professora e as crianças devem procurar desenvolver movimentos rítmicos e harmoniosos do corpo, em relação à letra (dramatizar) e a melodia da canção”. Professora Carminha.
 Clique nos títulos para baixar.





ESTRATÉGIAS:
Obs:
“Devemos considerar que a memória visual é crucial na aprendizagem da lectoescrita, portanto deve ser estimulada na Ed. Infantil. Preparar a criança para a alfabetização”. Professora Carminha.

* Apresentar às crianças objetos de uso comum, por ex: apontador, lápis, régua, borracha, etc. Pedir que observem os objetos e em seguida fechem os olhos. Escondem-se os objetos, pede-se a elas que abram os olhos e nomeiem os objetos. Variação: aumentar a dificuldade com um nº maior de objetos de acordo com a idade da criança. 
* Com o uso de fotos ou gravuras de objetos familiares começando com 2 ilustrações e chegando até 5. A criança deverá nomear os objetos da esquerda para a direita, retira-se as gravuras e pede-se à criança que as nomeie na mesma ordem. Variação: o mesmo exercício, porém apresentar as gravuras em separado sem nomeá-las. Pede-se à criança que as memorize e ao final nomeie os objetos representados.
* Cartões com linhas verticais coloridas.
Pedir à criança que reproduza a sequência com palitos ou canudinhos de refri, Ter atenção a sequência correta das cores.
* Apresentar, durante um determinado tempo, as ilustrações abaixo como exemplo. Sendo que a professora, poderá criar as suas próprias ilustrações.
A criança deverá reproduzir cada cartão na forma gráfica.

* Apresentar cartões (ver modelo abaixo) com letras. Pede-se que o aluno reproduza no papel. A quantidade de letras pode ir aumentando de acordo com a idade.




JOGO DO DESPERTADOR - sala de aula

Material: um relógio despertador que faça ‘tic-tac’;
* Um aluno deverá sair da sala de aula e os demais colegas devem esconder o relógio;
* A criança que está fora da sala é chamada para procurar o relógio, seguindo o som;
* Para ficar mais divertido colocar o alarme para tocar depois de 3 min de procura;
* Repetir o jogo até todas as colegas participarem.

1, 2, 3, PARE OUTRA VEZ – no pátio

* Formação: perto de uma parede, a 8m da parede será marcada uma linha (corda) horizontal paralela à parede;
* Uma das crianças ficará olhando a parede com as nela, dirá: ‘1,2,3, pare outra vez’;
* Enquanto diz isso, as demais crianças que estavam paradas sobre a linha devem avançar à frente, avançar  enquanto a criança estiver de costas, quando acabar a frase as demais deverão parar, dando as costas à criança; esta irá virar para olhá-los e, se vir algum em movimento, manda-o para a linha de saída outra vez;
* Em cada jogada as crianças devem ir avançando até que consigam tocar as costas da criança que está contra a parede; ao ser tocada a criança deve voltar-se e perseguir algum dos jogadores antes que estes cheguem à linha de saída; o que for pego será o que continuará o jogo.

MAR E TERRA – sala de aula ou pátio
 
Momento de Jogo Simbólico

* Desenhar no chão uma linha com giz / fita adesiva ou corda;
* As crianças ficam à esquerda da linha, a professora diz: “Agora vocês estão no mar... Onde vocês estão?” As crianças respondem ‘no mar’;
* A professora explica que quando disser TERRA todos deverão pular com os pés juntos para o outro lado;
* Então a professora irá dizendo mar, terra, terra...Os que se equivocarem serão eliminados.   

VOAM, VOAM – sala de aula

# Este jogo consiste em discernir entre animais e objetos que podem voar e os que não podem;
# A professora dirá o nome de um animal ou objeto; se voa, as crianças devem dizer:’voa, voa’... Se não voa devem dizer: ‘não, não voa’.
# VARIAÇÃO;
- utilizar outros distintivos como pode ser comido ou tomado, nada ou não nada, etc;
- utilizar outro tipo de respostas como levantar-se e sentar-se. 
  
 JOGO DE CORRENTE – sala de aula

* Seguir a ordem na qual as crianças normalmente sentam, pede-se à primeira criança que diga uma palavra;
* O colega que esta ao seu lado deve dizer uma palavra que comece com a última letra da palavra dita pelo seu colega e assim sucessivamente;
* Quando alguém se equivocar ou repetir uma palavra pode ser eliminado ou pagar prenda. 

“Realizei estes jogos com o 2º ano e constatei que são ótimos para exercitar a atenção dos educandos. Além de que, é um recurso de grande relevância no período da alfabetização”. Professora Carminha.


sexta-feira, agosto 26, 2011

HISTÓRIAS DO FOLCLORE EM AUDIO

Negrinho do Pastoreio Baixar

Perigosa Iara Baixar

Curupira o danadinho Baixar

Saci Pererê Baixar
 

segunda-feira, agosto 15, 2011


PEZINHO - Região Sul e Sudeste

Ai bota aqui
Ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu.

Ai bota aqui
Ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu.

E depois não vá dizer
Que você se arrependeu
E depois não vá dizer
Que você já me esqueceu.


***      Alunos ficam em fileiras, frente a frente com seu par.
* Ai bota aqui; [colocar a ponta do pé direito para frente]
* Ai bota ali; [colocar a ponta do pé direito para trás]
* o seu pezinho; [bater 3x o pé direito ao lado do esquerdo]
* O seu pezinho; [colocar a ponta do pé esquerdo para frente]
* bem juntinho; [colocar a ponta do pé esquerdo para trás]
* como o meu; [bater 3x o pé esquerdo ao lado do direito]
* e depois não vá dizer; [os pares entrelaçam o braço direito e giram no sentido horário]
* que você se arrependeu; [os pares entrelaçam o braço esquerdo e giram no sentido anti-horário]
* e depois não vá dizer; [os pares encontram-se no meio e cumprimentam-se]
* que você já me esqueceu; [retornam aos seus lugares]

PEIXE VIVO - Região Sudeste e Centro-Oeste

Como pode um peixe vivo
Viver fora d’água fria
 Como pode um peixe vivo
Viver fora d’água fria.

Como poderei viver,
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia.

Ø      Formar um círculo, frente voltada para centro;
* 1ª estrofe:
- Saltitar 4 tempos para o centro do círculo, com os braços elevados acima da cabeça e, abaixando os braços, retornar em 4 tempos;
* Refrão:
- De mãos dadas, rodar o círculo 4 passos para a direita, 4 passos para a esquerda. Andar dois passos para o centro e dois passos de volta ao lugar.

BALAIO – Região Sul...

Eu queria ser balaio
Balaio eu queria ser
Pra andar pendurado
Na cintura de você

[Balaio meu bem, balaio sinhá
Balaio do coração
Moça que não tem balaio sinhá
Bota a costura no chão.]2X Estribilho

 Mandei fazer um balaio
Pra guardar meu algodão
Balaio saiu pequeno
Não quero balaio não.

[Estribilho] ...


***      Formar 2 círculos concêntricos: cavalheiros no círculo de fora, aos pares com as damas, que devem ficar no círculo de dentro. Damas seguram as saias e cavalheiros ficam de mãos para trás.
* 1º estrofe:
- Damas e cavalheiros entrelaçam o braço direito e  giram no sentido horário;
- damas fazem o sarandeio;
- cavalheiros fazem o sapateio;
- damas e cavalheiros entrelaçam o braço esquerdo e  giram no sentido anti-horário.
* Estribilho – repetir:
- As damas fazem o sarandeio (passo no lugar, movimentando o tronco de um lado para o outro);
- os cavalheiros sapatearão marcando o ritmo;
- os passos são feitos no lugar.
* 2º estrofe:
- Damas, de mãos dadas, giram o círculo dando 4 passos para a direita e retornam 4 passos até seu parceiro.
- Cavalheiros giram o círculo dando 4 passos para a esquerda e retornam 4 passos até sua parceira.
* Estribilho:
- Os pares desmancham o círculo e formam uma coluna.
- cavalheiros seguram na cintura das damas e ambos vão se retirando do local.

domingo, agosto 14, 2011

MÚSICAS SOBRE O FOLCLORE

O LOBISOMEM

SACI PERERÊ UMA PERNA SÓ

SACI PERERÊ Ô,Ô

SACI BRASILEIRO
CAIPORA E IARA

MÚSICA DE ADIVINHAS
MÚSICA DE TRAVA LÍNGUA

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