domingo, setembro 09, 2012


CABANINHA TRANSPARENTE

IDADE – até 3 anos
ESPAÇO – sala de atividades ou parque
MATERIAL:
Tule com metragem suficiente para que as paredes da cabana cheguem até o chão ou várias tiras coloridas de papel celofane, bambolê, barbante, fita crepe e ganchos de metal no teto. Sugiro, um mosqueteiro.
DESENVOLVIMENTO:
Prender o mosquiteiro, ou tule e ou celofane em árvore, brinquedos do parquinho ou nos ganchos na sala. A cabaninha deverá ir até o chão. Outra alternativa é amarrar tiras em um bambolê, formando um círculo de caimento vertical com diversas aberturas por toda a circunferência.
O tule é transparente, tem elasticidade e leveza, facilitando a manipulação das crianças sem a ajuda do adulto. Já o celofane produz um efeito visual de transformação das cores do ambiente e diferente som ao ser manipulado.
As crianças podem brincar livremente de esconder e aparecer, vendo o mundo de diferentes cores e formas.
Minha sugestão é um dia brincar com o tule e em outra ocasião utilizar o papel celofane, pois, o primeiro estimula a percepção visual, enquanto o segundo a percepção visual e auditiva.
OBJETIVO:
Interagir com outras crianças e adultos; pesquisar diferentes sons e efeitos visuais com o uso de transparências, cores e texturas; ter controle motor e limites corporais em espaço pequeno; e se movimentar e se adequar a um espaço que muda de forma quando manipulado.
Na sala de aula

SERRA, SERRA, SERRADOR

Brincadeira feita com criança de colo. Coloca-se a criança no colo com as pernas voltadas para as costas de quem está sentado. Segura-se nas mãos da criança e a leva com a cabeça até seus joelhos e retorna-a ao peito, puxando-a dizendo:
__ Serra, serra serrador... quantas tábuas já serrou...
__É uma, é duas , é três é quatro...
E cada vez que diz o número leva a criança até os joelhos. A brincadeira acaba quando a criança começar a sorrir. Tendo o cuidado para não deixá-la tonta.


***Sugestões de atividades para estimular estas percepções***

##PERCEPÇÃO GUSTATIVA##
- Reconhecer sabores: doces, salgados, amargos, azedos, picantes...
PARA USO DO PALADAR:
De olhos fechados, as crianças provam alimentos com sabores diferentes, adivinhar o que estão comendo.
Ensine os nomes: doce, amargo, salgado, azedo, etc.

##PERCEPÇÃO OLFATIVA##
Pode ser estimulada com atividades que facilitem:
- Reconhecimento à discriminação de odores.
- Comparação de cheiros.
PARA USO DO OLFATO:
BRINCADEIRA – a criança de olhos fechados terá que identificar coisas pelo cheiro e dizer se são fitos de borracha, madeira, pano, etc.
Teatro de fantoches

##PERCEPÇÃO TÁTIL##
Desenvolver a sensibilidade das mãos e dedos.
- Trabalhar com manipulação de objetos explorando suas formas, tamanho diferentes, texturas (madeira, espuma, lixa, papel, tecido...) e temperaturas (quente, frio).
BRINCADEIRAS

TATEANDO MEU COLEGA

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares. Em destaque uma criança, com os olhos vendados.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal do professor, uma das crianças deverá posicionar-se na frente do colega que está com os olhos vendados. Esta, por sua vez, deverá tatear o colega e dizer quem é a criança que está à sua frente.

COBRA-CEGA

PREPARAÇÃO: Formar um grupo de crianças e colocar uma no meio do círculo, a qual irá se passar de cobra-cega. Pegar um lenço e vendar os olhos da criança.
DESENVOLVIMENTO: Iniciar a brincadeira cantando: - Cobra-cega de onde vem?
Esta deverá responder:
- Venho vindo de Belém.
- O que traz pra nós?
- Arroz....feijão...batata...(ou outra coisa).
A criança deverá sairá atordoada em busca de outra cobra-cega. Quando pegar alguém, esta passará a ocupar o seu lugar, sendo nomeada a cobra-cega.
OBSERVAÇÃO: A cobra-cega deverá descobrir qual o colega que ela está apalpando.

quinta-feira, setembro 06, 2012


ESQUEMA CORPORAL

OBJETIVOS:
*Criar um ambiente harmonioso e de tranquilidade e estimular a afetividade;
*Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
*Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
*Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças e jogos;
*Desenvolver as habilidades naturais e básicas, imprescindíveis para a estruturar a criança para a construção e a apropriação de novos conhecimentos e saberes, valorizando-a como sujeito de sua aprendizagem.
Expressando-se cantando

CONTEÚDOS:
-Partes do corpo
-Cuidados com o corpo
-Medida de comprimento Alto/baixo
-Corpo e movimento
-Higiene e saúde

DESENVOLVIMENTO:
As atividades poderão ser dividas em aulas para que você possa sistematizar
 melhor o trabalho em sala de aula.

1 – Os Pés
                  Peça a seus alunos para ficarem descalços e sem meias. Em duplas, peça que cada um deles observe seus próprios pés e depois os dos amigos.
 Peça que contem os dedos, observem as dobras, as unhas, etc.
 aproveite para falar sobre higiene e cuidados que devemos ter com os pés.
 Em seguida, cada aluno deve massagear os pés do amigo.
 Depois, proponha movimentos com os pés: Circulando para a direita e para a esquerda, mostrando que os tornozelos são responsáveis por estes movimentos, movendo para cima e para baixo, etc.
 Para terminar, passe tinta guache com um pincel nas solas dos pés das crianças e imprima
 em uma folha de papel, registrando a aula.

 2 – As Pernas
                  Novamente em duplas, peça que cada aluno observe suas pernas e as pernas do amigo. Ensine as partes principais como: canela, joelho, coxa.
                  Peça para que um aluno flexione os pés para trás e para frente enquanto o amigo observa os movimentos que cada músculo faz.
 Faça algumas brincadeiras com as pernas, como bicicleta, agachar, levantar, pular agachado, etc.
                  De um pedaço de barbante para cada aluno e peça para medir o tamanho da perna do amigo e corte. Coloque os barbantes de todos lado a lado no chão para comparar os tamanhos.

 3 – O Tronco
                  É esta parte que liga o corpo todo: braços, pernas e cabeça. Aqui se  encontram todos os órgãos responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo: coração, fígado, estomago, rins, pulmões, intestinos.
                  Se tiver um Atlas do corpo humano, use-o para mostrar a parte interna do tronco.
 Esta atividade é apenas para que os alunos tenham uma ideia do que há dentro do corpo,
 notando que todos os órgãos estão interligados e cada um deles tem uma função de extrema importância.
                  Promova movimentos com o tronco, solicitando às crianças que criem seus próprios movimentos, sem mexer o resto do corpo.

 4 – Os Braços
                  Comece a aula como as anteriores, em duplas fazendo uma observação detalhada também das mãos, contando os dedos, as dobras, quantas partes cada dedo possui.
 Ensine alguns nomes como: palmas das mãos, pulsos, cotovelos, etc.
                  Proponha movimentos com os braços e explore-os ao máximo. Peça que uma das crianças faça movimentos com o braço para que seu amigo de dupla repita cada um deles.
                  Passe guache com um rolinho nas palmas das mãos e imprima em uma folha para registrar a aula.

 5 – Pescoço e Cabeça
                  O pescoço é de fundamental importância para a movimentação da cabeça, sem ele não poderíamos virá-la para os lados, nem para cima e para baixo.
 Proponha movimentos circulares com o pescoço, bem devagar, para todas as direções.
 Para variar, indique objetos na sala que todos possam olhar tendo que virar a cabeça em várias direções.

TRABALHANDO A AFETIVIDADE
Objetivos:
Criar um ambiente harmonioso e de tranquilo;
Estimular a afetividade.
Materiais: CD com músicas suaves e aparelho de som.
Desenvolvimento:
Colocar música suave de fundo e sugerir às crianças que se acomodem, confortavelmente. Pedir que aquecessem lentamente as mãos, esfregando uma na outra, com movimentos circulares.
 Depois, mostrando os movimentos, pedir que formem conchinhas com as mãos e levem-nas aos olhos, fechando-os.
O professor vai fazendo os movimentos que seguem, enquanto transmite as ordens para as crianças:
 soltem as mãos suavemente e coloquem-nas no peito; sintam as batidas do coração,
 percebam seu movimento; levem as mãos para a barriga, procurando sentir seus movimentos; lentamente, levem as mãos até  a testa, percorrendo com suavidade o contorno dos olhos;coloquem, outra vez, as conchinhas das mãos nos olhos; com delicadeza, soltem as mãos.
 Respirando profundamente, abram os olhos para a luz.

CONSTRUINDO A AUTOIMAGEM
Objetivo:
Perceber as características físicas que fazem parte da sua pessoa,
 identificando a parte que mais lhe agrada.
Materiais: massa de modelar.
Desenvolvimento:
Dividir a turma em grupos.
Cada grupo receberá uma massinha para modelar um boneco a sua imagem,
 identificando nele à parte de seu próprio corpo de que mais gosta.
 Por fim mostrar aos amigos sua modelagem e diz por que gosta mais dessa parte do corpo.

MÚSICAS:
Meu corpo
Marielise/Valdir
[ Cabeça, tronco, pernas e pés
Cabeça, tronco, pernas e pés
Cabeça, tronco, pernas e pés
Só não sabe quem não quer] Ref.

Sem cabeça não posso olhar,
Não posso ouvir e nem falar
Sem cabeça não sinto os cheiros
E também não sei pensar.

[Ref.]
No tronco eu tenho os ombros
Mãos e braços para abraçar
Aqui dentro o meu coração
Bate sempre sem parar.

[Ref.]
As duas pernas, joelhos e pés
Me levam sempre aonde eu quiser
E quando a minha mamãe diz: Não!
Eu não bato o pé.   (Cantar fazendo gestos)

Corpo Humano
Chico Roque e Paulo Sérgio Valle
Pra quê serve essa boquinha?
Pra falar.
Pra quê serve esses olhinhos?
Pra olhar.
Pra quê serve o nariz?
Pra respirar
Pra quê que servem os dedinhos?
Pra pegar.
Pra quê servem as perninhas?
Pra andar.
Pra quê serve que serve o coração?
Pra amar.
O corpo da gente se divide
Sempre em três partes:
Cabeça, tronco, membros...
É assim
Que a gente é.
Aprenda essa lição:
Seu corpo
Agora é uma canção.
É assim que a gente é.
É assim que a gente é feito.
O coração sabe o que quer.
O corpo humano é perfeito.
A gente aprende que viver
É dar e receber.


terça-feira, setembro 04, 2012

 
Saiba sobre o desenvolvimento do seu filho e quais brinquedos são adequados
 para cada faixa etária.

PARA SABER MAIS CLIC ABAIXO






 
Cartilha elaborada por: Sonia Falcão
(Terapeuta Ocupacional, Pós Graduada
 – Saúde Mental da Criança e do Adolescente) 

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