sábado, setembro 01, 2012


O EDUCADOR QUE AMA TEM COMO METAS:

·    ***   Desenvolver empatia (compreender as emoções do aluno).
·    ***   Levar os mesmos a falarem de si mesmos.
·     ***  Reconhecer e respeitar as diferenças individuais.
·   ***    Procurar o desenvolvimento das emoções positivas (alegria, respeito, etc).
·    ***   Ajudar o aluno na leitura de seus sentimentos negativos (raiva, ciúme, etc).
·   ***    Criar um ambiente agradável de aprendizagem (a criança precisa aprender a ser feliz na escola).
·   ***    Valorizar as atividades do aluno.
·   ***    Usar reforço positivo valorizando a autoestima.
· ***    Desenvolver uma avaliação que respeite o erro como processo para aquisição do conhecimento.  
   
“A cabeça e o coração precisam um do outro”.  
 (Goleman)


***SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS***
(ver, sentir, mostrar)
  a) - Mobilidade ocular: pedir para a criança acompanhar com os olhos movimentos de diferentes objetos (bola, pião, borboletas...).
  b) - Discriminação de cores, formas, tamanhos, quantidades, direções, semelhanças e diferenças. Iniciando com jogos ou exercícios com objetivos concretos (blocos lógicos, diferentes sucatas, botões, tampas coloridas, pedras...), partindo para exercícios semi-concretos, como por exemplo:
    - ordenar figuras de acordo com tamanho e comprimento;
    - ordenar figuras de acordo com uma sequência lógica;
    - cópias de símbolos abstratos;
c) - Relação Figura-Fundo: quando a criança tem dificuldade de dirigir sua atenção e selecionar um determinado objeto de uma cena. Realizar exercícios tais como:
   - identificar símbolos escondidos em várias posições;
   - pedir ao aluno que pinte a parte marcada com um X, para descobrir o que está escondido em um desenho.
   - focalizar diferentes elementos que compõe um quadro.
d) – Organização através de gravuras e histórias sequenciadas;
e) - Identificação em diferentes posições: para cima, para baixo, para direita...
f) – Trabalho com materiais diversos, simulando situações da vida diária.
g) – Trabalho com calendário.
h) – Montagem de quebra-cabeças.
i) – Jogos de 7 erros.
J) - Completar desenhos.
l) – Listagem de diferenças e semelhanças entre dois ou mais objetos, de acordo com a cor, forma, tamanho, textura...

***SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS***

O QUE ESTOU VENDO?

PREPARAÇÃO: Alunos sentados em seus respectivos lugares.
DESENVOLVIMENTO: O professor deverá descrever um determinado objeto e as crianças deverão identificá-lo. Objetos do ambiente ou pessoas.
EU GOSTO DE VOCÊ 
PREPARAÇÃO: Crianças sentadas em círculo, porém uma em destaque em pé.
DESENVOLVIMENTO: A criança em destaque deverá escolher um dos colegas, posicionando-se a sua frente e dizer: Eu gosto de você. O colega deverá perguntar: Por quê? E este deverá responder: Porque você está de tênis. As demais crianças que estiverem de tênis deverão imediatamente trocar de lugar. E a criança em destaque deverá tentar ocupar um dos lugares.
OBSERVAÇÃO: Reinicia-se a brincadeira com a criança que ficar em pé, porém, deverá destacar outro tipo de acessório utilizado pelas crianças.
Os alunos do 3ºAno em diante adoram esta brincadeira. É ótima, para brincar nos dias de chuva na sala de aula.

MARIA VIOLA
PREPARAÇÃO: Dispor os participantes numa fila, lado a lado. Um deles fica diante do grupo, com a bola. Vira-se de costas e joga a bola para trás. O grupo pega a bola e alguém fica com ela escondida atrás das costas.
DESENVOLVIMENTO: Todos cantam: “Maria viola com quem está a bola”
A criança em destaque vira-se e adivinha com quem está a bola. Se acertar, a criança que está com a bola vai para o seu lugar. Se não, Maria Viola continua sendo o mesmo jogador.


LINGUAGEM

    A linguagem, como aspecto do processo evolutivo da pessoa, está diretamente ligada ao desenvolvimento: neurológico, da inteligência, da afetividade, da motricidade e da socialização das crianças.
    É correto dizer que a linguagem permite a afirmação do EU em relação aos outros. Possibilitando a formação da consciência social, assegurando adaptação à realidade exterior, particularmente pelo uso da língua...
 
LEIA MAIS NO LINK ABAIXO:
Cognição: A Linguagem e a Alfabetização

TV-Sucata ótimo recurso para desenvolver a oralidade



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CONCEITUAÇÃO

    Conceituar significa, classificar objetos segundo critérios como: sua natureza (animais, flores...), o material de que são feitos (madeira, vidro...), sua utilidade (mobiliário, vestuário...) ou outras propriedades, isoladas ou combinadas.
    A formação do conceito é particularmente difícil para crianças com dificuldades de aprendizagem. Muitas vezes aprendem de memória (decorando), não sendo capazes de fazer transferência dos conceitos aprendidos.
Tem dificuldades em organizar grupamentos de dupla ou tripla entrada, como, por exemplo, de um conjunto de objetos formarem dois subconjuntos, sendo um, de mobília de madeira escura e o outro, de brinquedo de plástico...

***Sugestões de atividades para desenvolver as habilidades conceituais***
Jogos na Sala de Aula

·       organização de conjuntos de objetos (blocos lógicos, por ex.), segundo critérios de classificação (cor, forma, natureza, tamanho, posição, quantidade, isolados ou combinados);
·       emparelhamento de objetos por semelhanças, por equivalência de uso;
·       conversas em grupos sobre gravuras, brinquedos e objetos, destacando-se suas características, utilidades e importância;
·       leituras de histórias seguidas de debates sobre seu tema, e outras.



RACIOCÍNIO

    Compreende-se, que raciocínio e pensamento estão intimamente relacionados. O raciocínio (formas de pensar), embora seja processo subjetivo, não visível, manifesta-se oralmente, por escrito ou através da mímica, evidenciando o modo como o pensamento se organiza.
***Atividades que despertam a motivação do aluno para pensar, analisar situações e criar***
·       solucionando quebra-cabeças, tangram;
·       classificando objetos segundo determinados critérios;
·       identificando relações de igualdade, semelhanças e diferenças, entre objetos e situações;
·       estabelecendo nexos históricos causais (usando-se, por exemplo, quadrinhos para história em suas sequencias lógicas);
·       inventando histórias e jogos;
·       criticando;
·       tirando conclusões lógicas de enunciados inconclusos;
·       analisando e sintetizando configurações gráficas ou contextuais, dentre outras.

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