sexta-feira, agosto 26, 2011

HISTÓRIAS DO FOLCLORE EM AUDIO

Negrinho do Pastoreio Baixar

Perigosa Iara Baixar

Curupira o danadinho Baixar

Saci Pererê Baixar
 

segunda-feira, agosto 15, 2011


PEZINHO - Região Sul e Sudeste

Ai bota aqui
Ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu.

Ai bota aqui
Ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu.

E depois não vá dizer
Que você se arrependeu
E depois não vá dizer
Que você já me esqueceu.


***      Alunos ficam em fileiras, frente a frente com seu par.
* Ai bota aqui; [colocar a ponta do pé direito para frente]
* Ai bota ali; [colocar a ponta do pé direito para trás]
* o seu pezinho; [bater 3x o pé direito ao lado do esquerdo]
* O seu pezinho; [colocar a ponta do pé esquerdo para frente]
* bem juntinho; [colocar a ponta do pé esquerdo para trás]
* como o meu; [bater 3x o pé esquerdo ao lado do direito]
* e depois não vá dizer; [os pares entrelaçam o braço direito e giram no sentido horário]
* que você se arrependeu; [os pares entrelaçam o braço esquerdo e giram no sentido anti-horário]
* e depois não vá dizer; [os pares encontram-se no meio e cumprimentam-se]
* que você já me esqueceu; [retornam aos seus lugares]

PEIXE VIVO - Região Sudeste e Centro-Oeste

Como pode um peixe vivo
Viver fora d’água fria
 Como pode um peixe vivo
Viver fora d’água fria.

Como poderei viver,
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia.

Ø      Formar um círculo, frente voltada para centro;
* 1ª estrofe:
- Saltitar 4 tempos para o centro do círculo, com os braços elevados acima da cabeça e, abaixando os braços, retornar em 4 tempos;
* Refrão:
- De mãos dadas, rodar o círculo 4 passos para a direita, 4 passos para a esquerda. Andar dois passos para o centro e dois passos de volta ao lugar.

BALAIO – Região Sul...

Eu queria ser balaio
Balaio eu queria ser
Pra andar pendurado
Na cintura de você

[Balaio meu bem, balaio sinhá
Balaio do coração
Moça que não tem balaio sinhá
Bota a costura no chão.]2X Estribilho

 Mandei fazer um balaio
Pra guardar meu algodão
Balaio saiu pequeno
Não quero balaio não.

[Estribilho] ...


***      Formar 2 círculos concêntricos: cavalheiros no círculo de fora, aos pares com as damas, que devem ficar no círculo de dentro. Damas seguram as saias e cavalheiros ficam de mãos para trás.
* 1º estrofe:
- Damas e cavalheiros entrelaçam o braço direito e  giram no sentido horário;
- damas fazem o sarandeio;
- cavalheiros fazem o sapateio;
- damas e cavalheiros entrelaçam o braço esquerdo e  giram no sentido anti-horário.
* Estribilho – repetir:
- As damas fazem o sarandeio (passo no lugar, movimentando o tronco de um lado para o outro);
- os cavalheiros sapatearão marcando o ritmo;
- os passos são feitos no lugar.
* 2º estrofe:
- Damas, de mãos dadas, giram o círculo dando 4 passos para a direita e retornam 4 passos até seu parceiro.
- Cavalheiros giram o círculo dando 4 passos para a esquerda e retornam 4 passos até sua parceira.
* Estribilho:
- Os pares desmancham o círculo e formam uma coluna.
- cavalheiros seguram na cintura das damas e ambos vão se retirando do local.

domingo, agosto 14, 2011

MÚSICAS SOBRE O FOLCLORE

O LOBISOMEM

SACI PERERÊ UMA PERNA SÓ

SACI PERERÊ Ô,Ô

SACI BRASILEIRO
CAIPORA E IARA

MÚSICA DE ADIVINHAS
MÚSICA DE TRAVA LÍNGUA

domingo, julho 31, 2011





 CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI? (Parlenda)

* Toca-se em cada dedo da criança, dizendo o nome popular de cada um: Mindinho, seu vizinho, pai - de - todos, fura-bolos e mata - piolho.
* Ou: "Este diz que quer pão. Este diz que não há. Este diz que furtará. Este diz "alto lá", Este diz que Deus dará.
* Em seguida, pega-se a mão da criança e, com a ponta do indicador pinicando-lhe a palma, pergunta-lhe:

- "Cadê o toucinho que estava aqui?"
Resposta: - Gato comeu.
E o diálogo prossegue:
 -Cadê o gato? -foi pro mato.
 -Cadê o mato? - Fogo queimou.
–Cadê o fogo? - Água apagou.
 -Cadê a água? - Boi bebeu.
 - Cadê o boi? - Foi carrear trigo.
- Cadê o trigo? - Galinha espalhou.
 - Cadê a galinha? - foi botar ovo. –
-Cadê o ovo? - Frade bebeu.
-Cadê o Frade/ - Foi rezar uma missa.
 - Cadê a missa?
* Nesse instante, a pessoa, usando os dedos médio e indicador, fará os dois supostos pesinhos que subiram pelo braço, até provocar cócegas debaixo do braço da criança: - "foi por aqui, aqui, aqui...ACHOU!"

VARIAÇÃO: Pega-se a mão da criança e fala: "Nessa mãozinha havia cinco pintinhos. Pega-se o dedo e diz:
- Um saiu por aqui" outro dedo: - "Outro por aqui". E assim por diante. Depois chega galinha, que são os dedos da pessoa ciscando a palma da criança:
 "- Cadê os meus pintinhos, cló, cló, cló?
 A pessoa vai procurando pelo braço acima, até fazer cócegas.
 CABRA-CEGA DE RODA

* Formação em circulo, um aluno de olhos vendados no centro com um objeto na mão (saco de farinha);
* Dialogo:
- Cabra cega?!

- Senhor.
- De onde vieste?
 - De traz da serra.
 - Que trouxeste?
 - Um saquinho de farinha.
 - Dá-me um bocadinho?
- Não chega pra mim mais minha velha.
* As crianças todas tentam beliscar o saquinho de farinha que a cabra-cega, de olhos vendados, no meio da roda, tem em uma das mãos; e ela tenta agarrar as que lhe aproximam. * A que se deixa prender, ou tocar, passa a ser a cabra-cega e a brincadeira recomeça.
 BOI TATÁ - CABEÇA PEGA O RABO

* Formar colunas de mais ou menos oito elementos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente.
* O primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que procura se desviar para não ser pego. Se conseguir, o primeiro jogador da coluna troca de lugar com o último.

 FLORESTA DO LOBISOMEM 


* Traçar no chão um retângulo bem grande (sendo a floresta) ou marcar o espaço com 2 cordas compridas colocadas paralelas.                                                                                              * Dentro ficam três participantes que são os pegadores, fora ficam os demais, à vontade. Dado o sinal de início, os jogadores que estão fora tentam cruzar o retângulo, isto é, a "floresta", sem serem pegos.                                                                                                                                     * Os três jogadores de dentro tentam pegar os outros "forasteiros" que cruzam a floresta de um lado para o outro. Quem for preso, passa a ajudar os pegadores
.
 PULA CARNIÇA

* Consiste num alinhamento de crianças, em rápido deslocamento, uma a uma, pulando sobre as costas dos companheiros parados, curvados, apoiando as mãos nas coxas.

* Pulada a última carniça, o jogador corre e para adiante, esperando que os demais saltem sobre ele.
 REINO DOS SACIS

* Num canto do terreno, marca-se o "palácio", onde fica um jogador, o "Saci-rei". Os demais "sacis" dispersam-se à vontade pelo campo.
* Ao sinal de início, os sacis dirigem-se, pulando num pé só, ao palácio real, para provocar o rei.

* De repente, este anuncia: "_O rei está zangado!", saindo a persegui-los, também aos pulos.
* O primeiro que ele pegar, nomeia seu "ajudante".
* A brincadeira recomeça, tal como antes, saindo agora os dois, após novo aviso, em perseguição aos demais e assim por diante.
* O último apanhado será o novo rei, na repetição do jogo.
OBS: Ninguém pode apoiar os dois pés no chão, sob pena de ser aprisionado, exceto nos seguintes casos:
a) quando o jogador estiver dentro do palácio;
 b) quando o jogador estiver cansado, devendo, porém, ficar parado num mesmo lugar, ocasião em que poderá ser apanhado.
O jogador aprisionado ficará dentro do palácio, até outro ser preso, só então podendo voltar ao lugar onde estava antes.

PEGADOR SÔ LOBO.


* Uma criança é escolhida para ser o lobo e se esconde.
* As demais dão as mãos e caminham em sua direção, enquanto cantam:_ Vamos passear na floresta, enquanto o sô lobo está aí? !
* Chegando perto da suposta casa, a criança que está fazendo o papel do sô lobo responde que ele está ocupado, tomando banho, enxugando-se, vestindo-se, como quiser inventar.

* As crianças se distanciam e depois voltam fazendo a mesma pergunta e recebendo respostas semelhantes.
* A brincadeira se repete até que, numa dada vez, sô lobo, já pronto, sem responder nada, sai correndo atrás das crianças.
* A que for pega, passa a ser o sô lobo na próxima vez.




FOLCLORE

Atividades de Alfabetização
Cruzadinhas
 Caça-palavras
Personagens
Jogos - 7 erros
  Quebra-cabeça
Parlendas
Artes

Para Brincadeiras clic no Link abaixo:
Brincadeiras de Sacis 

FOLCLORE, LENDAS E MITOS

POESIA (A.D)



Você sabe o que é folclore?


Você sabe o que é folclore?

Pois, agora, eu vou falar.

Tem a ver com a cultura

E tudo o que é popular.

As comidas e as artes

As histórias pra contar

Remédios, simpatias

E os brinquedos e o brincar.

Tem coisas maravilhosas

Que nem dá pra acreditar.

Os doces deliciosos

E as cantigas de ninar.

Que riqueza nos juntaram

Como os mais belos presentes

Belos e tão preciosos

Trouxeram-nos os imigrantes

E os afrodescendentes.

Podemos viajar nas asas da imaginação

Muito veio das colônias e também da imigração.


 
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Paródia (Melodia - Asa Branca)  

              FOLCLORE

Você sabe o que é folclore?
Vou lhe dar a explicação:
É tudo aquilo que vem do povo.
E nasce livre no coração.

Tem a lenda da mãe d'água
Tem a história do Saci
Do curupira, vitória-régia
E do Caipora, jurupari.

Tem cantigas de criança
Tem modinha, tem lundus
Tem muito samba, baião e frevo
Cateretê e maracatu.
La, la, la, la, la....
(Maria da Conceição P. Teles)
Playback de Asa Branca  

terça-feira, julho 26, 2011

DINÂMICAS PARA O DIA DOS PAIS

10 Sugestões de Dinâmicas para comemorar:

DIA DOS PAIS

MÚSICAS PARA COMEMORAR O DIA DOS PAIS

PAI E FILHO
(Marcelo - rap)

PAI QUERO SER IGUAL A VOCÊ

PAPAI AMIGÃO
(João Collares)
POR QUE VOCÊ NÃO BEIJOU SEU FILHO HOJE
 (Bispo Crivera)
Clic Para baixar Música

 MEU PAI
(Daniel)
Clique aqui para baixar  


PAI - CANÇÃO DE NINAR
(...)
Clique aqui para baixar

PAPAI CAPITÃO
(...) 
 Clique aqui para baixar

PARABÉNS AO PAPAI
(...)
Clique aqui para baixar

ESCOLHA AS ATIVIDADES:

*ALFABETIZAÇÃO

*CRIATIVIDADE

*CARTÃOES

CLIC AQUI PARA FAZER SUA ESCOLHA DAS ATIVIDADES



DIA DO PAPAI
          Gerusa Rodrigues Pinto
Hoje é teu dia
Vamos vestejar
Com muita alegria.
Um beijo vou lhe dar.

Meu paizinho amigo,
cheio de emoção,
Dou-lhe de presente
O meu coração.

Meu papai, meu papai, 
Meu papai querido,
Você é, você é
O meu grande amigo.
 (Melodia Jingle Bells)

sábado, julho 23, 2011

 Desenvolvem: Percepção Auditiva e Visual, Habilidades motoras, Socialização, Cooperação, Lateralidade;
Idade de 5 anos em diante;
“Estes jogos são ótimos, pois, nos jogos cooperativos existe um processo de interação social: os objetivos são comuns, as ações são compartilhadas e os resultados divididos com todos. Isso faz com que a criança perceba que para atingir um objetivo, depende da ação dos outros membros do grupo, por isso ajudam-se mutuamente,
 aumentando a produtividade.
Também, tem uma conotação inclusiva, pois, a criança se coloca no lugar do outro, necessitando de ajuda, bem como, fornecendo ajuda.
 “Jogos, ótimos, que proporcionam muita alegria e satisfação à criançada”.
CONDUZIR OS AMIGOS
* Materiais: 3 lenços ou vendas para os olhos e um ursinho de pelúcia;
* Fila de quatro alunos, os 3 primeiros alunos da fila, serão vendados os olhos;
* O último da fila irá criar um código para conduzir a fila até o urso de pelúcia, que estará escondido;
* O código pode ser um toque no ombro (no ombro esquerdo todos vão para a esquerda, ombro direito idem...), o código deverá ser passado da última criança até a primeira da fila.
Obs: os demais alunos assistem os colegas esperando a sua vez para jogar.

CHUTE NO ESCURO
* Materiais: 6 lenços ou vendas para os olhos e 1 bola;
* Formar 2 times de futebol sem goleiros, ou dividir a turma em 3 ou 4 times, com 6 jogadores em cada time;
* Os participantes do jogo formam pares, um ficará com os olhos vendados e será guiado pelo companheiro para que marque gols, os dois deverão andar sempre de mãos dadas;
* O gol só poderá ser marcado pelo aluno que estiver de olhos vendados, assim, a comunicação entre a dupla será muito importante;
 
Sala da Professora Carminha

EU TENHO – jogo de sala de aula
# Formação cadeiras em círculo;
# Uma criança sem cadeira ficará no meio do círculo para iniciar o jogo. Ela falará o seu nome e alguma coisa que possui, por ex: “Eu me chamo Maria e tenho cabelo preto”.
# Todas as crianças que tem cabelo preto deverão trocar de lugar com um colega. A criança que está em pé deverá sentar em alguma cadeira vazia;
# A criança que ficou sem cadeira vai ao centro do círculo e reinicia o jogo;

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