segunda-feira, dezembro 06, 2010

Percepções *ATIVIDADES COM BALÕES

     
  • Distribuir um balão para cada aluno;
  • Manusear o balão, esticando como elástico;
  • Inflar o balão; (bem pouquinho)
  • Esticar a boca do balão, emitindo vários sons;
  • Dividir a turma, dar a cada grupo um tipo de som, fazer uma orquestra com os diferentes sons;
  • Inflar mais o balão, sem amarrar a boca, soltá-lo para cima;
  • Inflar o balão, amarrar a boca, trabalhar tocando o balão para cima com a mão direita, esquerdo em movimento ou parado;
  • Movimentar-se tocando o balão da mão direita par à esquerda;
  • Formar grupos com as cores iguais;
  • Formar grupos com 2 ou mais cores;
  • Tocar o balão com a cabeça, ombros, braços, joelhos e pés;
  • Executar vários movimentos coordenados – os alunos criam os movimentos, usando os balões, (parados ou em movimento);
  • Jogo: sentados em círculo, bem juntinhos, lançar os balões para cima, não deixá-lo tocar no solo;  
  • Colocar os balões todos juntos e tentar estourá-los sentando sobre os mesmos;

Esquema Corporal *SAQUINHO DE AREIA

Saquinhos de areia de 10 x 15cm.
- Explorar livremente os saquinhos de areia;
- Caminhar com o saquinho na palma da mão;
- Correr com o saquinho na palma da mão, cabeça e depois no pé;
Ler para realizar atividades

- Caminhar com o saquinho em cima do pé, depois do outro;
- Caminhar com o saquinho nas costas;
- Caminhar com o saquinho na cabeça;
- Lançar e pegar o saquinho;
- Prender o saquinho entre os joelhos, tornozelos e caminhar;
- Corrida de estafeta com o saquinho;
- Dançar com o saquinho preso na testa do colega;
- Caminhar com o saquinho preso ombro a ombro com o colega;
- Dois a dois, jogar o saquinho para cima, bater palmas, apanhá-lo e passá-lo para o colega;
- Jogo em grupo: cantar uma música passando o saquinho, quando a música parar, aquele que estiver com o saquinho na mão, paga uma prenda. (Construtiva- ex: pular 5x);
- Criar: em grupos de 3 alunos, criar atividades com os saquinhos para os outros grupos executarem as atividades;

domingo, dezembro 05, 2010

Minha participação no Seminário de Educação Inclusiva em São Borja,
Terra dos Presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.

                                                                                                                                   
                                                                                                          Eu 
      
Os seminários têm uma importância muito significativa para a formação continuada de educadores, pois eles nos trazem sempre novas perspectivas em relação às práticas pedagógicas, é onde ganhamos uma visão mais ampla em relação a que rumo tomar diante das adversidades que surgem na Educação atual. 

Esquema Corporal * BANCO SUECO


  Se deslocar em cima do banco:
- rastejando;
- pulando de um lado para o outro;
- de cócoras;
- de joelhos;
- cavalinho;
- brincar de estátua em cima do banco;
- trenzinho;
- desfilar em cima do banco;
- caminhar dois a dois;
- caminhar com os braços abertos;
- caminhar nas pontas dos pés;
- caminhar nos calcanhares;
- caminhar nas bordas internas e externas dos pés;
- caminhar batendo palmas;
- caminhar com um pé no banco e outro no chão;
- caminhar, um aluno em cima do banco de mãos dadas com outro no chão;
- deslocar-se engatinhando;
- deslocar-se de lado como caranguejo;
- deslocar-se num pé só (outro);

Esquema Corporal *CAIXA DE PAPELÃO

  ATIVIDADES:
Brincando com caixa na sala de aula

- Carregar a caixa: na cabeça, nos ombros, nas costas, embaixo do braço, engatinhar com a caixa nas costas;
- Correr em zigue-zague entre as caixas;
- Pular para dentro e para fora das caixas;
- Correr livremente ao sinal: pular dentro de uma caixa;
- Por um pé na caixa (depois o outro);
- Ficar de cócoras dentro da caixa;
- Colocar somente a cabeça na caixa;
- Ordenar as caixas de maior para menor e ao inverso, pular sobre as caixas;
- Ordenar as caixas: em linha reta, sinuosa, curva, em círculo, formando figuras geométricas;
- Entrar na caixa para que um colega empurre;
- Brincar de esconder com as caixas;
- Patinar com as caixas nos pés;
- Rolar dentro da caixa (fundo da caixa aberta);

;;