domingo, junho 12, 2011

SÃO JOÃO COLA

* Os alunos ficarão soltos na quadra ou no pátio;
* Um aluno será o São João, (o cola);
* O São João (cola), correrá atrás dos colegas para colá-los
 quem ele encostar a mão ficará imóvel até ser salvo por um
colega que não está colado;
* Os alunos que não estiverem colados, poderão salvar os demais
 tocando-os;
* Quem for colado 3x, sai da brincadeira e espera até começar
novamente com outro São João colador;

ROUBO DO CHAPÉU DOS CAIPIRAS


# Material: chapéus de jornal confeccionado pelo professor
 com antecedência;
# Alunos espalhados pelo pátio ou quadra, cada aluno de posse
 de um chapéu na cabeça;
# Ao sinal, cada aluno deverá defender o seu chapéu para não
 ser roubado e tentar roubar o chapéu dos outros;
# Ao final da brincadeira contar os chapéus que cada um conseguiu;

DOIS CAIPIRAS É BOM, TRÊS É DEMAIS

* Alunos em duplas dispersos pelo espaço delimitado sem deslocar-se;
* Dois alunos ficarão separados a: um será o pegador e o outro o fugitivo;
* Ao sinal, o fugitivo correrá e, para não ser pego deverá segurar a mão
de um colega cujo o parceiro lhe cederá o lugar, pois não é permitido ficar
em 3. O aluno que ficou sozinho fugirá do perseguidor, pegando outro
 parceiro. Se o fugitivo for pego, passará a ser o pegador e vice-versa.

JOGOS JUNINOS DE SALA DE AULA





O CAIPIRA PISCA-PISCA
 (Desenvolve a percepção visual)

* Dois grupos devem formar círculos concêntricos, com número igual
de alunos:
CÍRCULO EXTERNO: alunos em pé
CÍRCULO INTERNO: alunos sentados em cadeiras
* Todos voltados com a frente para o centro do círculo, um grupo ficará
 separado do outro na distancia de 30cm, um aluno ficará sem par e
representa o pisca-pisca;
* Ao sinal, o pisca-pisca, pisca um olho a um dos colegas do círculo interno,
 chamando-o para ser seu parceiro, o aluno do círculo externo tentará
 evitar a fuga do seu par tocando-o, aquele que não conseguir, ficará impar e,
portanto, será o novo pisca-pisca;
* Todos os alunos devem vivenciar o jogo, tanto no círculo interno quanto
externo;

CORRIDA DO NÓ DE SÃO JOÃO
 (Desenvolve Lateralidade / Motricidade Fina)


# Organizar os alunos em duas colunas com números iguais, todos
sentados, entregar um lenço ao último aluno de cada coluna;
# Ao sinal da professora, esse aluno atará o lenço no braço esquerdo
 do colega à sua frente, este, por sua vez, desatará o nó com a mão direita
 e o atará da mesma maneira no braço esquerdo do colega da frente e
 assim sucessivamente até o primeiro levantar o seu braço esquerdo com o
 lenço atado;
# Será vencedora a coluna que terminar primeiro;

O CAIPIRA ROBÔ SEM DIREÇÃO
(Desenvolve Freio inibitório)- sala de aula ou pátio

% Em duplas, um será o robô caipira e o outro o guia. Toda vez que o
 guia tocar uma parte do corpo do caipira, este fará um movimento.
O caipira só anda em linha reta e o guia orienta seu caminho, mudando
a direção conforme o lado que for tocado. A professora poderá dificultar,
 colocando obstáculos, variando a velocidade ou ainda colocando 2 caipiras
 para cada guia.  

sexta-feira, junho 10, 2011

DESENVOLVE O ESQUEMA CORPORAL:


DESENVOLVE A PERCEPÇÃO TEMPORAL:


DESENVOLVE A LINGUAGEM VERBAL 
E A IMAGINAÇÃO:

DESENVOLVE A MOTRICIDADE AMPLA:






DESENVOLVE VALORES:


 

LETRAS DAS MÚSICAS:

Capelinha de Melão
Pula a Fogueira
Sonho de Papel
Santo Antônio e o Matrimônio
Vai abóbora, Vai melão
São João Festa Boa
Cai, Cai, Balão

sábado, junho 04, 2011



PERCEPÇÃO FIGURA-FUNDO

              É a capacidade que temos de percebermos entre diversos objetos apenas aquele que nos interessa. Ou seja, capacidade para diferenciar o essencial do periférico com a finalidade de focar a atenção num estimulo concreto. É importante compreendermos que só percebemos com clareza as coisas que nos chamam a atenção.
              Sendo assim, entendemos que o cérebro seleciona, entre a massa de estímulos que recebe, um número limitado e os transforma no seu centro de atenção. Por exemplo, uma criança que está agarrando uma bola tem sua atenção fixada nela; isso é a “figura” que ela percebe, enquanto que, o que fica atrás em seu campo visual, o fundo, não é o foco da sua atenção sendo percebido superficialmente.
              Então, para que um objeto seja percebido com exatidão, deve ser visualizado em relação a seu fundo. Observa-se que, as crianças com dificuldade de diferenciação figura-fundo costumam ser desatentas e desorganizadas, pois, para elas, é difícil focar a atenção só no que é relevante, dificultando assim a sua aprendizagem.
              No entanto, atividades, jogos e brincadeiras que proporcionam o desenvolvimento da percepção figura-fundo, auxiliam a criança no período da alfabetização. Pois, ela necessita desenvolver essa habilidade para distinguir as formas dos sinais gráficos, bem como, a capacidade de se concentrar e se organizar para obter sucesso na aprendizagem.        
             
Jogo de imitar fotos de revistas

TAREFAS:
* Mostrar um objeto de madeira, por exemplo, e pedir que os alunos mostrem na sala tudo o que for de madeira;
* Procurar um botão quadrado no meio de botões redondos;

Professora Carminha



FREIO INIBITÓRIO

              Para uma criança interromper um movimento de súbito é difícil, porém esse controle muscular é indispensável para, futuramente, facilitar a sua caligrafia e a concentração necessária à aprendizagem escolar.
              Portanto, é de fundamental importância proporcionar à criança no período pré-escolar jogos, brincadeiras e atividades que desenvolvam o freio inibitório.
              Observa-se, que as atividades que proporcionam com que as crianças parem seus movimentos bruscamente, ou exigem de controle motor para serem realizados, desenvolvem o freio inibitório.
 
Brincando de Estátua na sala de aula

TAREFAS:
* Abrir e fechar portas;
* Caminhar com uma sineta na mão sem deixar ela tocar;
* Caminhar com um livro na cabeça;
* Correr ao sinal combinado parar;
* Brincadeiras de virar estátua;
* Sentar-se e levantar-se;
* Brincadeira morto-vivo;
* Jogo, dança da cadeira;  

Professora Carminha

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