sábado, fevereiro 26, 2011


A IMPORTÂNCIA DE OBSERVAR A DOMINÂNCIA DA LATERALIDADE

             È muito importante, o professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observar qual é o domínio da lateralidade de seus alunos.
             Pois assim, terá o cuidado para não impor este ou aquele lado para exercícios de reforço da lateralidade com as crianças, como: jogos e atividades de expressão livre, exercícios de manipulação ou coordenação óculo-manual.
             Além do mais, o professor terá um conhecimento mais aprofundado do seu aluno, para ajudá-lo em possíveis dificuldades de aprendizagem e até mesmo informar, se necessário, a profissionais de outras áreas que atendem o aluno. 

 
Maquete Cidade

  
Modelo de ficha de observação para baixar 

LATERALIDADE CRUZADA

 
CARACTERÍSTICAS QUE APRESENTAM CRIANÇAS
COM LATERALIDADE CRUZADA

          Discordância entre mão – olho.
          Observou-se que quando há dominância direita ou esquerda perfeita, não há perturbação do esquema corporal e quando a lateralidade é cruzada, os distúrbios psicomotores são evidentes com deformação do esquema corporal.
          Características que apresenta a criança com lateralidade cruzada:
 Motoras: coordenação motora pobre, fatigabilidade rápida;
 Sono: apresenta com frequência, distúrbio de sono;
Aprendizagem: apresenta distúrbio de linguagem, dislalias, linguagem enrolada e rápida;
 Na escola: com frequência, o professor tem queixa de falta de atenção;
 Sociabilidade: apresenta agressividade;
 Emoção: apresentam intranquilidade, sensações de inadequação ou inferioridade;
 Outras: são desajeitados, desastrados – deixam cair objetos, caem muito, machucam-se, fraturas, queimaduras e cortes com mais frequência que as outras crianças.
Brincando com massinha de modelar

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

PERCEPÇÃO ESPACIAL – Jogos

 
CORRIDA DOS JORNAIS
 
Pintura com moldes
  • Dividir a turma em 4 colunas, nº iguais;
  • Distribuir 2 folhas de jornal para cada participante;
  • Ao sinal o 1º de cada coluna, coloca uma folha de jornal no chão e pisa sobre ela, coloca a outra e pisa sobre ela, assim por diante, até chegar ao lugar determinado pelo professor;
  • Os seguintes da coluna repetem o que fez o 1º aluno.

CONQUISTAS DAS BANDEIRAS

       Material 4 bandeiras de cores diferentes;
      Turma dividida em 4 colunas, formando uma cruz, com a frente para o interior de um círculo imaginário;
       O 1º de cada grupo com uma bandeira na mão, ao sinal sai correndo ao redor do círculo e entrega ao 2º que repetirá, até que todos do grupo participam, todos correm no mesmo sentido.

CORRIDA DOS CONES

- Material: 2 arcos, 4 cones; desenhar no chão próximo aos arcos um X e nele colocar os cones;
- Dividir a turma em dois grupos, formação em colunas;
- Ao sinal o 1º de cada coluna vai correndo e apanha um a um os cones e coloca dentro do arco, depois volta ao lugar bate da mão do 2º da coluna, que irá retirar os cones e colocar no X, assim repete o jogo até todos participarem.



quinta-feira, fevereiro 24, 2011


 


EXERCÍCIOS DIREITA / ESQUERDA

Professor de costas para a turma dá ordens que todos devem seguir:
* levantar o braço esquerdo... agora o direito;
* abaixar o braço esquerdo... agora o direita;
* todos em pé com a perna esquerda... dar 3 pulinhos;
* agora com a perna direita... 4 pulinhos para frente;
* logo a pós os alunos executam sem modelo;
* Obs: o professor cria outras ordens – executar sentado, de pé, de olhos fechados, etc.

CARANGUEJO


- Marcar uma linha de chegada;
- Formação em fileira lateral, posição de quadrúpede
 de lado (caranguejo), ao sinal se deslocar até a linha de
 chegada, quem sair da posição volta ao inicio.


A TEMPESTADE

* Formação sentados em círculo;
* Animador diz;
    -“Estamos num barco que se encontra no Rio Uruguai-(escolha do animador)!”
    -“Olá à direita...” – mudar de lugar com o colega da direita;
    -“Olá à esquerda...” – mudar de lugar com o colega da esquerda;
    -“Tempestade...” – todos trocam de lugar.
VARIAÇÃO: um aluno fica sem lugar, no centro do círculo,
 e procura sentar enquanto os outros trocam de lugar

;;