quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Voltando às aulas, as professoras devem estar preparadas para a recepção  das crianças que são o centro das atenções, sendo que algumas delas é a primeira vez que chegam a uma instituição escolar. E vale lembrar que é preciso estar com atividades prontas para serem substituídas se for necessário.
Desejo a todos um ótimo Ano Letivo de 2011.



Modelos de lembrancinhas - Volta às Aulas



DICAS PARA INTEGRAR A TURMA 
NA VOLTA ÀS AULAS
 

quarta-feira, fevereiro 16, 2011



     É da natureza da criança gostar de ouvir falar de Deus – Criador de todas as coisas - sendo notável a expressão de satisfação ao realizarem a oração, agradecimento ou pedido a Deus (Papai do Céu).
             Ano passado, tive uma experiência profissional em uma Classe Especial. Sempre começo a aula com uma oração e, na classe especial não foi diferente. Então, todos os dias após a acolhida fazíamos à oração. Os meus alunos apresentam transtorno de fala e linguagem, decorrentes da deficiência intelectual, sendo que, alguns balbuciam e outros repetem as palavras que conhecem.
             Para saber se o momento da oração era significativo para eles, escolhi um dia da semana e não realizei a oração (até o momento que houve manifestação), pois, passado um tempo da aula, depois do lanche dois alunos expressaram a vontade de fazer a oração, um deles falou: “Pode (profe) papai céu”!
             A partir deste acontecimento, constatei que o momento da oração é muito importante em uma aula, e é significativo à criança.

*O nosso ritual para a oração é: em círculo, às vezes de mãos dadas ou formamos uma ‘capelinha’ com as mãos.

*Uma das orações que faço com meus alunos:



ORAÇÃO
Bom dia (boa tarde) Papaizinho do Céu
A aula já vai começar
Estamos juntinhos a estudar,
Abençoe a nossa escola
E nossa família também.


CANÇÃO - cantar fazendo gestos

As estrelinhas que brilham lá no céu
Brilham, brilham pra louvar a Deus.

Os cavalinhos corem lá no campo
Correm, correm pra louvar a Deus.

Os peixinhos que nadam na lagoa
Nadam, nadam pra louvar a Deus.

Os cabritinhos que sobem na montanha
Sobem, sobem pra louvar a Deus.

Os passarinhos que voam pelos ares
Voam, voam pra louvar a Deus.

Somos filhos de Deus, filhos de Deus.
Deus é nosso Pai e nosso criador.




quarta-feira, fevereiro 09, 2011

DESENVOLVER A MEMÓRIA AUDITIVA

CANTIGAS:

            O meu chapéu

O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu.

OBS: Cantar a canção
-a 1ª vez cantar normal;
-na 2ª vez onde fala ‘chapéu’ fazer somente o gesto;
-na 3 ª vez onde fala ‘chapéu’ e ‘três’ fazer só o gesto;
-na 4ª vez onde fala ‘chapéu’, ‘três’ e ‘pontas’ fazer somente o gesto.

          Meu pintinho

Será que você sabe?
Será que você viu?
Um pintinho amarelinho
Que faz piupiu, piupiu.

OBS: Cantar:
*a 1ª vez normal;
*na 2ª vez “você” fazer o gesto;
*na 3ª vez “você e pintinho” fazer somente o gesto;
*na 4ª vez “você, pintinho e piu piu” fazer só o gesto.

O jipe do padre
3x [O jipe do padre fez um furo no pneu]
      Colamos com chicletes.

OBS: Cantar:
# 1ª vez normal;
# 2ª vez fazer o gesto do “jipe”-(gesto de dirigir);
# 3ª vez fazer o gesto do “jipe” e do “padre”;
# 4ª vez fazer o gesto do “jipe”, “padre” e “furo”-(som fuuuuu);
# 5ª vez fazer o gesto do “jipe”, “padre”, “furo”, "pneu"-(fazer o gesto de um círculo no ar) e  “chiclete”-(mascar o chiclete e gesto de colar no pneu).



terça-feira, fevereiro 08, 2011

A CRIANÇA E A FANTASIA


A CRIANÇA E A FANTASIA

Professora Carminha

             Para as crianças, o mundo cotidiano está entrelaçado com o mundo da imaginação e da fantasia. Elas adoram vestir-se e representar como seus personagens favoritos, criando histórias dramáticas sobre eles.
             Através da fantasia e da brincadeira, as crianças exploram os grandes temas fundamentais e o espírito da época, histórias sobre o bem e o mal, amor, mágica e poder.
Exploram o “mal” com os monstros, bruxas e gigantes, e brincam com as forças do bem, da magia e da transformação através das fadas, das feiticeiras boazinhas e dos sábios. Também experimentam as classes sociais e o poder brincando de rei e rainha, príncipe e princesa, líderes famosos e ricos, explorado temas heroicos, como super-heróis, com figuras de ação e soldados de brinquedo.
             Por isso, a criança vive em um universo cheio de fantasias prontas para serem criadas e recriadas de acordo com as suas necessidades.
Festa na sala de aula Fantasia

sábado, fevereiro 05, 2011



MARUJOS

  • Professora risca duas linhas no chão, 2m de distância, uma representa o MAR e outra a TERRA;
  • Um aluno será o capitão que dará as ordens: 
  • - Ao mar pulando! (os marujos se dirigem a linha que representa o MAR);
  • - A terra correndo!
  • - Ao mar na ponta dos pés! 
  • ·        Cada capitão escolhido dá 3 ordens para os marujos; 
  • ·        O capitão não pode repetir ordem dada por outro;


MÃOZINHAS FALANTES

1.      Um jogador sai da sala;
2.      Os colegas escondem um objeto determinado;
3.      O jogador volta e procura pelo objeto...
4.      Quando ele se aproximar do objeto os colegas erguem as mãos e batem palmas fortes;
5.      Quando ele se afasta os colegas baixam as mãos e batem palmas bem fraquinho;
6.      Quando ele achar o objeto, escolhe outro para substituí-lo; 

JOGO EM CÍRCULO

Formação em círculo, cantar “Atirei o pau no gato”;
Um aluno de olhos vendados anda ao redor do círculo. Quando termina a canção ele coloca mão no que estiver na sua frente e pergunta: - “QUE GATINHO É ESSE”? O aluno responde: “MIAU”!
O aluno de olhos vendados deve dizer o nome do colega que fez o som.
Se acertar escolhe outro para ocupar seu lugar.

ESCONDE – ESCONDE O ANEL

Ø      Em círculo;
Ø      Um aluno sai, e caminha ao redor do círculo, ao som da música “PIRULITO QUE BATE, BATE”, acompanhado por palmas;
Ø      Enquanto isso, um dos alunos esconde o anel;
Ø      Aumentar ou diminuir o tom da música, à medida que a criança se aproxima ou se afasta do aluno que tem o anel;
Ø      Se o aluno descobre o colega que tem o anel, escolhe outro que ocupará o seu lugar.


MAIS SOBRE PERCEPÇÃO AUDITIVA NO LINK ABAIXO
COGNIÇÃO E A PERCEPÇÃO AUDITIVA


quinta-feira, fevereiro 03, 2011


A criança precisa orientar-se, situar-se no tempo.

História em sequência

      Colar gravuras numa ordem lógica temporal:
* uma semente – broto – árvore;
* um bebê – criança – jovem – adulto – velho;


Dado de Histórias

Atividade com música:
Ø      Em círculo, passando o dado, quando parar a música, o aluno que estiver com dado joga no chão, a cena que cair será a história que será ordenada em sequência;
Ø      Depois de ordenadas às cenas, o aluno, que atirou o dado, cria uma história para contar aos colegas, os colegas podem ajudar a inventar a história; 


Agrupar
Agrupar meios de transportes, quanto a sua velocidade;
Agrupar animais, quanto a sua locomoção – velocidade;


Observar
Diferentes maneiras de medir o tempo: relógio, calendário, etc.


Executar
Seguindo ordens da professora: executar movimentos rápidos, lentos, comparando o tempo para a mesma quantidade de movimento.


Conversa informais
O que realizou ontem, hoje;
O que fará amanhã ... de manhã, a tarde e a noite.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

CACHORRO E CASA
  1. Os alunos em formação de círculo, em pé e pernas afastadas (casa) e alunos em 4 apoios entre as pernas do colega (cachorro);
  2. A ordem da professora: Cachorros correndo, correndo, já correndo para casa;
  3. Outra ordem: Casa sai correndo, correndo, casa volta para o seu cachorro, enquanto as casas correm os cachorros ficam parados em seus lugares;
  4. Depois se inverte os papéis. 

LAVADORA DE ROUPA
     Dividir a turma em grupos de 5 elementos e os numera de 1 a 5;
     O número 1 deve pegar o número 2 que está de mãos dadas e o restante do grupo o protegerá, num movimento semelhante à máquina de lavar;
     Após, o número 2 deve pegar o número 3, e assim por diante até todos participarem da brincadeira;
     Os participantes não podem soltar as mãos.


BRINCADEIRAS DOS BONECOS
Ø      Dividir os alunos em 3 grupos;
Ø      1 grupo maior de bonecos.
Ø      2 grupos menores: um os donos dos bonecos e o outro grupo os ladrões;
Ø      Os ladrões tocarão os bonecos e dirão: anda!
Ø      Os donos tocarão e dirão: parem!
Ø      Os donos tentam deter os bonecos antes que cheguem a um lugar determinado pela professora.

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