quarta-feira, janeiro 19, 2011

MEMÓRIA VISUAL – Jogos

DESAPARECEU ALGUÉM

             Os alunos sentam-se em círculo, 2 colegas saem da sala. Um dos colegas que ficou na sala se esconde atrás de algum móvel. Chamar os dois que saíram da sala, eles terão que notar que alguém desapareceu, quem primeiro acertar o nome do desaparecido ganha 1 ponto. O aluno que não acertou torna a sair com o que estava escondido. Durante este tempo, os outros trocam de lugar e um outro se esconde e o jogo recomeça.

JOGO DOS ABJETOS COBERTOS

             Colocar no chão, diversos objetos (bola de gude, cubos coloridos, pedrinhas, tampinhas, pecinhas de jogos...), devidamente cobertos por uma toalha. Descobrir o conjunto durante um minuto, depois cobri-lo novamente e os alunos terão cinco minutos para organizar a lista de objetos que viram, poderá ser por escrito ou oral. Cada observação certa vale 2 pontos.

DESENHO CEGO


             Alunos divididos em duas equipes, dividir o quadro verde em dois. Solicitar um aluno de cada equipe de olhos vendados, faça um traço do desenho de uma casa ou outros quaisquer, após, estes alunos retiram a venda e passam-na para outro colega da equipe, que visualizará o traço feito,  colocará a venda nos olhos e dará continuidade ao desenho. Vence a equipe que melhor representar o desenho. 

CONCURSO DE DESENHO

             Divide-se a turma em duas equipes ou em quantas forem as colunas de carteiras. Dividir o quadro verde em tantas partes iguais a quantas forem as equipes. Os alunos de cada equipe, ao sinal dado pelo professor (palmas ou já) correm ao quadro, com giz na mão, no local destinado a sua equipe, inicia um desenho de um tema escolhido pelo professor, até ouvir o sinal de cessar. Volta ao seu lugar e entre o giz ao seguinte que deverá prosseguir. Vencerá a equipe que no final do desenho a turma achar mais bonito. O julgamento pode ser feito por voto.

terça-feira, janeiro 18, 2011

PERCEPÇÃO VISUAL - Brincadeiras


VAI ACHAR

* Crianças em círculo;
 * Uma criança escolhida aponta para um colega e lhe diz: “Sua amiga está usando uma fita no cabelo, sandália rosa, trá-lá-lá.”
* Com está descrição o colega escolhido deverá encontrar sua colega;
* Outro colega continua a brincadeira, dizendo as características de outro colega.

CORRIDA DE SAPATOS
- Dividir a turma em dois grupos, em fila um ao lado do outro, separar o grupo por uma corda;
- Todos os componentes tiram seus calçados, que são enfileirados a uns 10m de distância;
- Ao sinal do orientador, todos os competidores saem pulando num pé só, ao encontra seu par de sapatos e calçá-los, volta pulando até o lugar de seu grupo;
- Cada aluno que voltar ao ponto de partida, sem troca de calçado, marcará um ponto para o seu grupo.

BERLINDA
·        Uma criança fica afastada dos colegas, em lugar chamado BERLINDA;
·        Outro colega escolhido pergunta a três colegas do grupo;
_ Por que a ‘fulana’ está na BERLINDA? (as colegas deverão citar detalhes sobre a colega que está na BERLINDA).
EX: _ Porque está de sapato.
       _ Porque está tem uma blusa rosa.
       _ Porque está usando brincos.
·        Concluído os depoimentos, chamar a colega da BERLINDA e relatar todas as coisas que disseram sobre ela;
·        A colega que estava na BERLINDA escolhe a resposta que lhe agrada e diz:
_ Vai para BERLINDA aquela que falou que estou de sapato.
* Este é o aluno que vai para a BERLINDA.


segunda-feira, janeiro 17, 2011

 

CÃES E GATOS
- Dividir a turma em 2 grupos, separados a 2m um grupo do outro, em posição de quatro apoios;
- Um grupo será os ‘gatos’ e o outro os ‘cães’;
- Ao sinal do professor: ‘cães’, estes perseguem os ‘gatos’; se o contrario diz ‘gatos’ estes que perseguem.
OBS: quem for tocado pelo do outro grupo passa a ser do grupo e pega os outros.

O ASTRONALTA DISTRAIDO
* Riscar círculos no chão, de modo que fique um participante sem círculo.
* Quando o orientador gritar ‘ESTRELAS’, os participantes devem correr para ocupar um círculo;
* O que não conseguir um círculo será o que gritará, “UNIVERSO”, todos os participantes saem correr pelo pátio.
* Ao sinal ‘ESTRELAS’, todos voltam para os círculos.

ARREBATA O BALÃO
- Um aluno com um balão, cheio, preso no cinto;
- Ao sinal do professor, os colegas o perseguem para tirar-lhe o balão;
- Quem conseguir pegar o balão, prende-o no cinto e continua a brincadeira.

LENÇO ATRÁS
* Sentados em círculo, um colega do lado de fora do círculo segurando um lenço;
* O aluno de posse do lenço anda em volta do círculo e deixa cair o lenço atrás de um colega, este sai correndo atrás dele, que deverá ocupar o lugar vago;
* O aluno de posse do lenço continua a brincadeira. 

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Atividades (parte 1) 
Atividades (parte 2) 
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domingo, janeiro 16, 2011

A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS

 
 
A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS
Professora Carminha


          A criatividade e a brincadeira são essenciais para o desenvolvimento humano, sendo atividades naturais nas quais as crianças se envolvem espontaneamente. E através da criatividade e da brincadeira, viajam em reinos arquétipos e místicos, experimentando novos papéis, relacionamentos e estruturas sociais, além de se envolverem em diálogos simbólicos com as tendências e movimentos da história. Assim, tornando a vida um mistério a ser apreciado.
          Durante os primeiros anos, as crianças se envolvem na “brincadeira da incorporação”, explorando seus sentidos, fazendo sons, ritmos, marcas e movimentos, começando a imitar e se relacionar com brinquedos e objetos à sua volta e criando história. Uma vez que estão desenvolvendo habilidades de interagir simbolicamente e começar a entender o seu meio, sendo comum a criança se apegar a um determinado brinquedo, cobertor ou paninho, significando um símbolo de segurança, amor ou amizade.
          Constata-se, portanto, que através da brincadeira, a criança aprende, cresce e se desenvolve.
Filme na TV-sucata

         

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