segunda-feira, outubro 04, 2010

ATIVIDADES PARA AMPLIAR A LINQUAGEM

 
HABILIDADE: Desenvolvimento da linguagem verbal, gestual e gráfica.
O professor deverá contar e ler muitas histórias e as crianças participarem EX:
    **Contar mostrando as ilustrações com a participação de comentários pelos alunos;     
 **As crianças fazem sons, movimentos dos elementos que a história oferece, dramatizam cenas;
      **A criança desenha, modela a parte que mais achou significativa da história;
   **Máscaras: é uma atividade que ajuda a desinibir crianças tímidas; (fantoches, bonecos de varas);
     **Livros, gravuras para as crianças inventarem histórias; 
      **Execução de canções e poesias;
  Hora do Conto; 
    TV – SUCATA: televisão confeccionada de caixa de papelão, alunos contam o filminho para os colegas. Essa é uma atividade que os alunos adoram expressar a imaginação, cada um a sua maneira. No final tem aplausos. É sempre muito divertido todas as vezes que utilizamos a        TV-SUCATA.

Ø      Atividade com o corpo: representar coisas, pessoas, animais - (usando todo o corpo ou partes).
Ø      Dramatizar: “Eu sou o Sol”. ­– tronco é o foco de luz e calor; cabeça, pernas e braços  são raios (movimentar se).
Ø      Representar (determinado estado de espírito): bêbado alegre, pessoa forte com pressa, soldados furiosos, gato com medo... Andar carregando, puxando, empurrando algo. Arrastar um companheiro ao subir.
Ø      Dramatizar (modo de sentar) lugar confortável ou não: sofá, banco, cadeira, cavalo, ônibus, trem...
Ø      Personagens se movendo: cachorro que persegue gato; cego que procura atravessar a rua; etc.
Ø      Mímica: sentir o peso ou a leveza de um objeto; enrolar algo, lançar o laço, bater clara de ovos.
Ø      Especificar o gesto de: tomar água, vinagre, chimarrão... comer pão, churrasco...
Ø      Dramatizar sensações: frio, calor, dor, coceira, sono, sede, fome, cansaço... Sensações psíquicas: alegria, pena, tristeza, raiva, solidão...
Ø      Indicar uma sensação com partes do corpo: mãos alegres, calmas, nervosas, bravas...
Ø      Improvisações dramáticas individuais ou coletivas – dramatizar cenas espontâneas.


Dramatizações

sábado, setembro 25, 2010

PERCEPÇÃO TEMPORAL


  • Verificar a ordem dos acontecimentos: ontem, hoje, amanhã, antes, depois, agora, cedo, tarde;
  • Perceber que os sons se sucedem no tempo, com intervalos regulares: marchas, palmas regulares rimadas;
  • Identificar e numerar a sequência lógica de histórias na forma de gravuras e baralho;
  • Ordenar uma série de gravuras, observando a sequência de uma história;
  • Confeccionar um calendário semanal, a cada dia que passar riscar a data;
  • Desenhar, traçando um paralelo entre o verão e inverno, o dia e a noite;
  • Comparar as idades de todas as crianças da sala;
  • Desenvolver a noção de velocidade: marcha lenta ou acelerada;
  • Cartaz do Dia
  • Andar, ultrapassando obstáculos (intervalos);


    sexta-feira, setembro 24, 2010

    PERCEPÇÃO ESPACIAL – Tarefas

      * Relacionar algo que está: em cima, atrás, à frente, em baixo, dentro, fora, longe, à direita, a esquerda, ao lado, entre, etc.
    * Distância: longe, perto, aqui, ali, lá, etc.
    * Posição: deitado, sentado, de lado, etc.
    * Correr livremente e ocupar todo o espaço do pátio - (espaço amplo).
    * Correr, andar, pular num espaço determinado - (espaço restrito).
    * Andar em passos largos, rápido para frente, para trás, para o lado.
    * Arremessar saquinhos de areia para longe, perto, para trás, para frente, para cima e para o  lado. 
    * Olhar tão longe quanto possível.
    * Perceber diferentes posições do corpo: deitado, sentado, em pé, de joelhos, de cócoras.
    * Correr ora para longe do objeto, ora para perto.
    Brincando na Sala

    domingo, setembro 12, 2010

    Percepção Tatil - Atividades

     
    Escrevendo na areia  Letra Cursiva
    • Perceber através das mãos e dos pés que a natureza e os objetos possuem:
                     a) diferentes texturas: liso, áspero, macio, etc;               
                     b) diferentes consistências: duro, mole;
                     c) diferentes unidades: úmido, molhado e seco;
                     d) diferentes temperaturas: quentes, morno, frio, gelado...
                     e) diferentes pesos: leve, pesado;
    • Sentir através do teto diferentes partes do corpo;  
    • Colecionar objetos da natureza e classificar quanto à forma e aspereza;  
    • Vendar os olhos e apalpar vários objetos tentando identificá-los;

      ;;