domingo, abril 04, 2010

MOTRICIDADE FINA - Atividades Variadas

 
MOTRICIDADE FINA
OU
COORDENAÇÃO MOTORA FINA 
_ Realizar pequenos movimentos que envolvam o desenvolvimento das extremidades dos membros superiores: dedos e mãos;
_ Descontrair os músculos das mãos e dedos;
_ Desenhar livremente com tinta, giz, lápis, carvão...;
_ Vestir-se e despir-se sem ajuda;
_ Atar os cordões do sapato;
_ Carregar um copo de água, cheio até a borda;
_ Despejar água de um recipiente em outro;
_ Desenrolar e enrolar 2m de fio de um carretel;
_ Recortar papel, papelão, tecido, EVA, jornal, figuras...;
_ Amassar argila com as mãos;
_ Fazer bolinhas com papel jornal, tamanhos: grande, médio e pequeno - apertar bem para que sejam compactadas;
_ Passar bolinhas de uma caixa para outra;
_ Ordenar caixas de diferentes tamanhos;
_ Selecionar potes de diferentes tamanhos;
_ Fazer pacotes;
_ Realizar exercícios de picado, com agulha ou com prego;
_ Recortar a dedo, rasgar papel em tiras (grande, pequeno);
_ Colar tiras de papel cobrindo caixas ou balões;
_ Alinhavar desenhos grandes de contorno simples em cartão grosso perfurado;
_ Executar bordado com fio e agulha;
_ Realizar exercícios de ponteado;
_ Pintar usando pincel, figuras geométricas;
_ Manusear barbante fazendo colagem, fazendo nó;
Clique aqui para ver mais atividades 
"É preciso ensinar a identidade terrena, a paz, a esperança..."(Edgar Morin)

sábado, abril 03, 2010

LATERALIDADE - Tarefas

 
LATERALIDADE
* Identificar a mão direita e esquerda;
*Identificar a divisão do corpo em duas partes, esquerda e direita;
*Identificar a posição, direita, esquerda, utilizando objetos;
*Movimentar os olhos da esquerda para à direita, e as braços e as pernas;
*Pular à direita, a esquerda, à frente e atrás;
*Chutar uma bola com o pé esquerdo e direito;
*Jogar uma bola com a mão indicada pelo professor;
*Bater a bola na parede e recolher com a mão indicada pelo professor.

"Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido." (Geraldo Eustáquio)

 
PSICOMOTRICIDADE
  1. Riscar bem forte;
  2. Riscar bem fraco;
  3. Falar alto, baixo, sussurrar;
  4. Correr, parar, andar ligeiro, devagar;
  5. Picar a bola com rapidez, lentamente;
  6. Bater o pé forte, fraco, sem fazer barulho;
  7. Bater palmas rápido/fraco, rápido/forte, devagar/forte, devagar/fraco;
  8. Perceber estruturas rítmicas: marcha lenta, normal e acelerada, associadas a canções fáceis;
  9. Correr, parar ao sinal, dar meia volta e retornar correndo;
  10. Abrir e fechar a porta; assoar o nariz; atirar a bola;
  11. Bater palmas quando a professora diz o nome de um colega, quando for uma  fruta deve parar;
  12. Andar quando a música estiver tocando, parar ao cessar a música;   

 
COORDENAÇÃO - OLHO - MÃO

  • Olhar através de um canudo, de um cone;
  • Olhar pelo buraco da fechadura;
  • Seguir com o dedo, linhas pontilhadas;
  • Arremessar a bola a um alvo determinado;
COORDENAÇÃO - OLHO - PÉ
  • Subir num caixote;
  • Subir uma escada;
  • Descer uma escada de olhos fechados;
  • Chutar a bola a um alvo determinado;
  COORDENAÇÃO VISUAL MOTORA
  • Perceber que a natureza é colorida, e os objetos também;
  • Acompanhar um objeto que se desloca no espaço: bola, avião de papel;
  • Acompanhar a trajetória de um objeto, sem mexer a cabeça;
  • Enumerar objetos da esquerda para à direita, colocados em uma mesa;
  • Cobrir linhas curvas, retas e mistas;
  • Brincar com sinais ( pistas), retas e mistas;
  • Formar grupos quanto à cor do cabelo, olhos, roupa... (elefantinho colorido);
  • Copiar do quadro em sequencia;
  • Desenhar formas simples como: quadrados, retângulos, círculos e triângulos;  

quinta-feira, abril 01, 2010

 
Sintese e Análise

  1. Unir as partes de uma figura para formar o todo;
  2. Decompor o todo para estudar as partes; 
  3. Armar quebra-cabeças;
  4. Perceber que o todo é formado por partes e que as partes reunidas formam novamente o todo;
  5. Montagem e desmontagem, jogos;
  6. Tatear cada parte do seu corpo: relaxar apalpando o seu corpo;
  7. Criar histórias a partir de figuras com partes do corpo;
  8. Completar as partes que faltam do desenho;
  9. Identificar o que falta de um desenho;


sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Criações do meu querido









;;