quinta-feira, fevereiro 19, 2015



Os jogos constituem um espaço privilegiado para a aprendizagem e, quando bem utilizados, ampliam possibilidades de compreensão através de experiências significativas que se propõem. Seu caráter lúdico permite que inúmeras relações de naturezas diversas sejam feitas quase incansavelmente, numa quantidade bem maior do que com exercícios e propostas únicas e restritas. Porém o jogo enquanto possível elemento pedagógico não é em si o transmissor de conhecimentos. É preciso um projeto claro que integre o jogo às relações que os alunos estabelecerão no ato de jogar frente aos desafios e ações mentais e materiais que o aluno deverá fazer ao jogar. Nesta instância, o planejamento e a intenção do professor são ações fundamentais para a promoção da aprendizagem. Além disso, os jogos por seu caráter coletivo, permitem que os alunos troquem informações, façam perguntas e explicitem suas ideias, estratégias e concepções numéricas avançando em seu processo de aprendizagem.

JOGO: SETE COBRAS - adição 

 

JOGO COBRA - numerais e adição 

 

JOGO DOS PONTOS - estratégias e lógica 

domingo, fevereiro 15, 2015

Jogos, brincadeiras e atividades de consciência fonológica ajudam os alunos a refletir sobre as palavras e sobre suas partes orais e escritas.

LINK PARA AS ATIVIDADES



JOGOS E BRINCADEIRAS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA



          Jogos e brincadeiras com objetivo de enfatizar o treino das habilidades auditivas de consciência fonológica – análise e síntese – e também treino da memória auditiva.

          Sabemos que, algumas habilidades fonológicas são essenciais para a criança avançar em suas hipóteses sobre o sistema alfabético.

          E uma das maneiras de trabalhar com a criança desde a Educação Infantil é jogando e brincando, portanto, aqui selecionei alguns jogos que farão a diferença com os seus aluninhos seja na pré-escola ou nos primeiros anos do ensino fundamental.

 

Vieira, Souza e Morais (2011) constataram que o emprego de jogos de palavras (que promovem a consciência fonológica) e da reflexão sobre textos poéticos da tradição oral (quadrinhas, parlendas e cantigas) desde o último ano da educação infantil, pode facilitar em muito a aprendizado de nossas crianças. Portanto, devemos ter em mente um planejamento voltado para o desenvolvimento das habilidades fonológicas a partir da pré-escola.

 LINK PARA VER OS JOGOS

Jogos, brincadeiras e atividades que desenvolvem a percepção e a memória auditiva são excelentes para desenvolver as habilidades de consciência fonológica.  

VER MAIS SOBRE PERCEPÇÃO AUDITIVA

VER MAIS SOBRE MEMÓRIA AUDITIVA 

;;