domingo, fevereiro 15, 2015

DESENVOLVER: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA


JOGOS E BRINCADEIRAS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA



          Jogos e brincadeiras com objetivo de enfatizar o treino das habilidades auditivas de consciência fonológica – análise e síntese – e também treino da memória auditiva.

          Sabemos que, algumas habilidades fonológicas são essenciais para a criança avançar em suas hipóteses sobre o sistema alfabético.

          E uma das maneiras de trabalhar com a criança desde a Educação Infantil é jogando e brincando, portanto, aqui selecionei alguns jogos que farão a diferença com os seus aluninhos seja na pré-escola ou nos primeiros anos do ensino fundamental.

 

Vieira, Souza e Morais (2011) constataram que o emprego de jogos de palavras (que promovem a consciência fonológica) e da reflexão sobre textos poéticos da tradição oral (quadrinhas, parlendas e cantigas) desde o último ano da educação infantil, pode facilitar em muito a aprendizado de nossas crianças. Portanto, devemos ter em mente um planejamento voltado para o desenvolvimento das habilidades fonológicas a partir da pré-escola.

 LINK PARA VER OS JOGOS

Jogos, brincadeiras e atividades que desenvolvem a percepção e a memória auditiva são excelentes para desenvolver as habilidades de consciência fonológica.  

VER MAIS SOBRE PERCEPÇÃO AUDITIVA

VER MAIS SOBRE MEMÓRIA AUDITIVA 

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!