sexta-feira, fevereiro 21, 2014
Jogo
para ambiente pequeno.
Habilidades
que desenvolve:
**
Atenção;
**
Coordenação;
**
Percepção Tátil;
**
Volta à calma.
Aperto
de Mão
*** Formar
um círculo com os alunos, de modo, que fique a mesma quantia de alunos para um
lado e outro do juiz e do mestre.
***
Todos de mãos dadas, escondidas nas costas.
***
Um será o juiz, o outro, o mestre – apertador de mãos.
***
O mestre aperta as mãos dos participantes. Um certo número de vezes.
***
Estes devem ir passando os apertos aos colegas até chegar ao juiz. O juiz diz
qual lado chegou primeiro e quantos apertos chegaram.
***
Ganha ponto quem chegar primeiro e o número de aperto estiver certo.
Marcadores: Dia de chuva, Percepção Tátil
segunda-feira, fevereiro 17, 2014
Habilidades a serem trabalhadas:
# Afetividade; # Atenção; # Coordenação;
# Formação de liderança; # Integração;
# Sociabilidade; # Reflexo;# Ritmo;
# Volta à
calma.
Jogo dos Nomes
*** Cada aluno recebe um cartão com o
nome de um colega;
*** Um aluno começa o jogo dizendo:
___ “Fui na casa do ... FULANO ... e ele não
estava.
*** O aluno que tem este nome deverá
dizer:
___ “O ... FULANO ... estava, quem não estava
era ... BELTRANO ...
*** Assim continua o jogo até todos os
nomes serem falados.
OBS: Este
jogo é bom para fazer no primeiro dia de aula para os alunos se conhecerem.
A palma da Melancia
- Alunos sentados no chão ou em seus
lugares na sala de aula.
- Todos simulam ter em suas mãos uma
fatia de melancia e comem de uma extremidade a outra. Jogam fora as sementes,
mordem novamente, jogam fora as sementes – e jogam a casca para trás de si,
onde está um lixo imaginário.
- Limpam as mãos batendo palmas.
Palma do trem
** Os alunos sentados.
** Quando a professora erguer os
braços as crianças batem palmas, bem forte, quando ela abaixa, batem fraco; o
professor aumenta ou diminui o ritmo de erguer os braços e os alunos imitam o
movimento com palmas (fraco e forte).
Leão, Caçador e Espingarda
# Formar três grupos com a turma.
# Cada grupo, em segredo, combina
gestos que fará quando a professora der o sinal.
LEÃO:
gesto – garras e rugir
CAÇADOR:
gesto de quem está procurando a espingarda
ESPINGARDA:
gesto de apontar uma arma
# O leão come o caçador, o caçador usa
a espingarda e a espingarda mata o leão. Assim somam-se os pontos em cada
rodada.
Marcadores: Dia de chuva
segunda-feira, fevereiro 10, 2014
AUTO-RETRATO Esquema Corporal – Volta às aulas – todas as idades
0 comentários Postado por Professora Carminha às 15:27
Essa
atividade favorece o autoconhecimento; a percepção de si mesmo;
seus
pensamentos, sentimentos e ações.
AUTO-RETRATO
*** Organize a turma sentados em círculo, os pequeninos
(Pré) podem até deitar no chão.
*** Solicite que cada criança desenhe em uma folha de
papel uma figura humana de frente, da cabeça aos pés.
*** Ao terminarem, devem colocar o desenho à frente delas
e dar-lhe um nome.
*** Peça que escrevam:
(Pré e 1º Ano a
professora faz as perguntas para as crianças)
- Um acontecimento importante na boca;
- Um sentimento pela turma no coração;
- O que tem para oferecer aos colegas na mão direita,
(para os pequenos mostrar o lado);
- O que gostaria de receber dos colegas na mão esquerda;
- O que deseja alcançar junto à turma no pé direito;
- O que já alcançou junto aos colegas no pé esquerdo.
*** Quando todos terminarem, peça que reflitam sobre o
que têm em comum com o personagem desenhado e registrem no verso da folha.
*** Fazer um plenário e cada um deverá apresentar o seu
personagem.
*** A professora deverá dar ênfase nos aspectos
importantes nas falas de cada um.
*** Dando continuidade, organize a turma todos de pé na
frente de quadro-de-giz. Explique que você falará duas características opostas
e que cada aluno deverá se posicionar à sua esquerda ou à sua direita de acordo
com a imagem que tem de si. Por exemplo:
ESQUERDA DIREITA
Agitado Calmo
Falante Calado
Risonho Sério
Confiante Desconfiado
Preguiçoso Trabalhador
Tímido
Extrovertido
OBS: Faça uma tabela com as características que você vai
propor pra turma, e registre o nome dos alunos ao lado, isso é importante para
conhecer seus alunos.
Se possível no 2º semestre refaça esta atividade com a
turma para ver se aconteceram mudanças nos sentimentos, pensamentos e ações de
seus alunos.
Marcadores: Coord. Motora Fina, Criatividade
;;
Subscribe to:
Postagens (Atom)