domingo, setembro 09, 2012


CABANINHA TRANSPARENTE

IDADE – até 3 anos
ESPAÇO – sala de atividades ou parque
MATERIAL:
Tule com metragem suficiente para que as paredes da cabana cheguem até o chão ou várias tiras coloridas de papel celofane, bambolê, barbante, fita crepe e ganchos de metal no teto. Sugiro, um mosqueteiro.
DESENVOLVIMENTO:
Prender o mosquiteiro, ou tule e ou celofane em árvore, brinquedos do parquinho ou nos ganchos na sala. A cabaninha deverá ir até o chão. Outra alternativa é amarrar tiras em um bambolê, formando um círculo de caimento vertical com diversas aberturas por toda a circunferência.
O tule é transparente, tem elasticidade e leveza, facilitando a manipulação das crianças sem a ajuda do adulto. Já o celofane produz um efeito visual de transformação das cores do ambiente e diferente som ao ser manipulado.
As crianças podem brincar livremente de esconder e aparecer, vendo o mundo de diferentes cores e formas.
Minha sugestão é um dia brincar com o tule e em outra ocasião utilizar o papel celofane, pois, o primeiro estimula a percepção visual, enquanto o segundo a percepção visual e auditiva.
OBJETIVO:
Interagir com outras crianças e adultos; pesquisar diferentes sons e efeitos visuais com o uso de transparências, cores e texturas; ter controle motor e limites corporais em espaço pequeno; e se movimentar e se adequar a um espaço que muda de forma quando manipulado.
Na sala de aula

SERRA, SERRA, SERRADOR

Brincadeira feita com criança de colo. Coloca-se a criança no colo com as pernas voltadas para as costas de quem está sentado. Segura-se nas mãos da criança e a leva com a cabeça até seus joelhos e retorna-a ao peito, puxando-a dizendo:
__ Serra, serra serrador... quantas tábuas já serrou...
__É uma, é duas , é três é quatro...
E cada vez que diz o número leva a criança até os joelhos. A brincadeira acaba quando a criança começar a sorrir. Tendo o cuidado para não deixá-la tonta.

4 comentários:

Valquiria & CIA disse...

O seu blog é muito bom. Está de parabéns! Me ajudou muito, obrigada.

Anônimo disse...

So tem essas duas ideias? Obrigada!

Professora Carminha disse...

Sim colega Anônima, só postei essas duas idéias pelo fato de ter dado certo com uma outra colega que me passou essas atividades, eu apenas as classifiquei de acordo com a habilidade a qual ela desenvolve: O Cognitivo.
Entenda que o motivo de ser apenas essas duas, se deve ao fato de que o Maternal não faz e nunca fez parte do meu currículo escolar.
Não sei informar diretamente, mas acredito que se você pesquisar mais um pouco, poderá encontrar algum blog em que uma outra colega se dispõe a compartilhar somente atividades para o Maternal. Boa pesquisa!

Unknown disse...

Adorei seu blog. Que Deus continue te iluminando com tantas sabedorias!

Postar um comentário

Sua opinião é importante!