18 de ago de 2012


Motricidade Fina ou Coordenação Motora Fina
 *Coordenação dinâmica manual: É o domínio harmonioso e delicado dos gestos.
Os exercícios de coordenação óculo-manual têm como objetivo o domínio do campo visual, associado à motricidade fina.
    O domínio da coordenação visual e da motricidade fina são elementos básicos para a escrita.
    Desenvolver a habilidade manual significa facilitar a escrita (grafismo).
    A coordenação dinâmica manual geralmente está associada a problemas visomotores, que refletem no desempenho motor (recorte, escrita, desenho, etc).

***Sugestões de atividades***

 # Coordenação dinâmica manual/visual:
Explorar as atividades:
    - movimentos coordenados de mão e olho (lançar bola, jogar bolinha de gude, rasgar, abrir, fechar...);
   - movimento dos olhos (direito, esquerdo, para cima, para baixo...);
   - movimento das mãos e dedos (amassar argila, massa de modelar, manipular, enfiar contas, cortar, separar grãos, pintura a dedo, movimentos de abrir e fechar as mãos, os dedos...);

# Coordenação Visomotora:
Desenvolver atividades de:
   - recorte – explorando materiais de diferentes texturas (cartolina, tecido, lixa, cortiça, espuma, EVA...);
   - dobradura – explorando diferentes tipos de papel (seda, sulfite, jornal...);
   - colagem sobre linhas (barbantes, lã, palitos de sorvete, palitos de fósforo...);
   - modelagem (massinha, argila, arame...);
   - cópias de desenhos, pinturas, contornos de desenho...
   - alinhavos;
   - encaixes;
   - colagem;
   - seriação;
   - classificação;
    Em todas as atividades acima descritas poderão ser explorados os dois lados do corpo, lateralidade.
    
**SUGESTÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS**

CHUVINHA DE PAPEL (Coordenação Visomotora)
PREPARAÇÃO: Alunos dispersos pela sala, sendo dispostos 4 cestos de lixo nos cantos da sala.
DESENVOLVIMENTO: Distribuir uma folha de jornal para cada criança, pedindo que amassem e façam bolinhas. A seguir colocar uma música e incentivá-las a jogarem as bolinhas umas nas outras. Quando a música parar, todos deverão pegar as bolinhas no chão e jogá-las dentro do cestinho de lixo, até que não tenha mais nenhuma bolinha no chão. Repetir a brincadeira se as crianças gostarem.

ACERTE O ALVO (Coordenação Visomotora)

PREPARAÇÃO: Alunos organizados em filas, tendo de posse uma bola. À frente, garrafas espalhadas sendo intercaladas umas próximas das outras.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal, cada participante deverá acertar o alvo, tentando derrubar a maior quantidade possível de garrafas.

ACERTE O ALVO COM CAIXINHAS (Coordenação Visomotora)

PREPARAÇÃO: Alunos organizados em filas, tendo de posse uma bola. À frente, deverão conter várias caixinhas coloridas, que deverão estar empilhadas uma sobre a outra sendo intercaladas umas próximas das outras.
DESENVOLVIMENTO: Ao sinal, cada participante deverá acertar o alvo, tentando derrubar a maior quantidade possível de caixinhas.

ESPANTALHO (Coor. Motora Fina)

PREPARAÇÃO: Forma-se duas equipes com o mesmo número cada uma, sendo que uma criança de cada equipe deverá ser o espantalho.
DESENVOLVIMENTO: O professor deverá prender a mesma quantidade de grampos na roupa de cada espantalho. Dado o início, os primeiros de cada equipe começam a tirar os grampos dos espantalhos, colocando-os dentro de um pote.
OBSERVAÇÃO: Conforme a participação de cada integrante, realizar a contagem dos prendedores.

2 comentários:

Anônimo disse...

BRINCADEIRAS SOBRE COORDENACAO DINAMICA GLOBAÇ ?

Professora Carminha disse...

Para desenvolver a coordenação dinâmica global, clique em coordenação motora ampla e esquema corporal no índice deste site.

Postar um comentário