16 de abr de 2012

BRINCADEIRAS PARA DIA DE CHUVA - Parte I


Nos dias chuvosos, eu encosto as cadeiras e classes nas paredes. E brinco com meus alunos na sala de aula.
CORRIDA DE BASTÃO
* Serve qualquer objeto, em geral utilizo os tubos de rolo de papel de cozinha.
 * Faça duas filas em ordem crescente de tamanho, com número igual de participantes.
* Marque um determinado lugar onde o 1° aluno deverá correr e bater a mão, ele volta bate na mão do 2° entregando-lhe o bastão e vai ocupar o último lugar na fila.
 * Repete-se o procedimento, ganha a fila que terminar primeiro.
* Os alunos que sobram servem de juiz ou bandeirinha.
CORRIDA DE CRACHÁS
               A corrida de bastão pode ser feita com crachás, primeiro cada aluno coloca seu crachá no pescoço e se apresenta, sentado ou em roda, depois a professora faz duas filas, os alunos retiram os crachás e colocam sobre a mesa, em dois grupos respectivos às  suas filas, o nome deve estar virado para cima .
 Marque um determinado lugar onde o 1° aluno deverá correr e pegar um crachá que não seja o seu e entregar na mão do dono, e sai da fila.
Repete-se o procedimento, ganha a fila que terminar primeiro. Os alunos que sobram servem de juiz ou bandeirinha.
PASSAR ANEL PIRULITO
Material: Dois anéis iguais, pirulitos pequenos no mesmo número dos participantes.
Brincadeira: Faça duas filas em ordem decrescente de tamanho( o maior fica na frente ) os alunos ficam sentados lado a lado, com os pirulitos na boca , quem chupar o pirulito é eliminado, atrapalhando seu grupo. Ao sinal da professora o 1° aluno passa o anel do cabo do seu pirulito para o do segundo e assim sucessivamente. Se o anel cair, tem que voltar ao primeiro aluno  e a turma que termina por último perde. O prêmio pode ser pirulitos para o grupo que vencer. Esta brincadeira também serve para trabalharmos ordem crescente e decrescente.



 ENFIAR BARBANTE EM AGULHÃO
Material: Dois agulhões iguais e dois  pedaços  iguais de barbante;
Os agulhões podem ser encontrados em armarinhos, agulhão de enfiar elástico ou também tem alguns com bolinha na ponta, na falta do agulhão ,assim como na brincadeira de passar anel com pirulito, utilizo clipes ou grampo de cabelo.
Brincadeira: Faça duas filas em ordem decrescente de tamanho (o maior fica na frente) os alunos ficam sentados lado a lado, com os agulhões e o barbante. Ao sinal da professora o 1° aluno enfia o cordão no agulhão levanta o agulhão enfiado mostrando-o para todos desenfia-o, passando   para o do segundo e assim sucessivamente e a turma que termina por último perde.
O PALHACINHO
Quando der a largada um aluno de determinada equipe deverá caracterizar  de palhaço, outro da mesma  equipe ganha quem terminar primeiro.
Para esta tarefa, a professora deverá dar o material igual para as equipes. Lápis de sombra, batom ou quit de maquiagem para tatuagem e maquiagem de palhaço, compradas em papelarias.
Esta brincadeira é muito divertida e criativa.

0 comentários:

Postar um comentário