segunda-feira, fevereiro 13, 2012


Nos primeiros dias é suficiente uma apresentação rápida e formal.
Essa rápida apresentação se faz necessária para partir para o conhecimento mútuo: fazer coisas juntos, brincar e jogar.
A professora deve aproveitar toda situação vivida pela turma como pretexto para conversa.

EXCURSÕES
* Familiaridade com o espaço da sala de aula: no primeiro dia de aula convide os alunos a passear pela sala e descobrir tudo que tem nela. Antes de o passeio combinar regras como: não fazer muito barulho e andar de vagar, sem pressa. Deixe as crianças que tem iniciativa que se movimentem sozinhas e acompanhe os mais tímidos.
-Depois do passeio fazer uma reflexão sobre o espaço em relação à quantia de pessoas e cada aluno vai ficar um pouquinho no lugar que mais gostou da sala de aula.
-Proponha aos alunos inventarem uma maneira de organizar o espaço de modo que todos possam sentar juntos para conversar. A criança participando ativamente da organização concreta do espaço comum estará sendo ativa na organização da turma. Encontrada a forma de se reunir, tenha uma conversa anima com os seus alunos.
- PERCEPÇÃO ESPACIAL - Questionar as crianças sobre: “Que lugares vocês acharam mais gostoso? Por quê? Onde fica? Perto de quê e longe de quê? Embaixo de quê e em cima de quê?”
- PERCEPÇÃO TEMPORAL – Faça novas perguntas: “Em que lugar você foi primeiro? E depois? E por último?
* Desde o primeiro dia, comece a construir com a criança as regras de convivência com a turma, faça as suas propostas e explique seus motivos, mas incentive para que elas dêem suas sugestões.

TURISMO NA ESCOLA
* Professor divide a turma em grupos; e em uma caixa preparada com antecedência fichas contendo a descrição de um local da escola, ex: lugar com prateleiras, livros, revistas...(biblioteca); colocar em uma caixa as fichas e organizar um sorteio;
* Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito;
* Depois todos saem à procura do lugar descrito. Questionar: nome do funcionário responsável por este local e sua função.
* Na sala cada grupo expõem suas observações e desenham sobre o ambiente que visitou.

COMO É MEU COLEGA
* Cada aluno desenha em papel pardo o seu retrato, os colegas dizem as características do colega. Pendurar os retratos na sala de aula.
* Nos dias seguintes perguntar a turma quem é cada um do retrato, se o colega está na sala ganha uma salva de palmas.

MATERIAIS ESCOLARES
* O professor, com antecedência, esconde materiais escolares na sala de aula, enrolados em embrulho como: tesoura, lápis, tenaz, pincel, massa de modelar, tinta, etc.
* Os alunos em duplas irão procurar os materiais, o professor utiliza o código “quente”, “morno” e “frio”;
* Depois de encontrado todos os materiais, questionar que atividades podemos fazer com cada objeto; professor explica a função de cada um e mostra onde ficam guardados.

MEU NOME
* Crachás com o nome dos alunos;
* Em círculo procurar seu crachá, identificando a letra inicial.
* Quando todos encontrem o crachá, fazer um bate-papo animado sobre as preferências, ex: alimentos, brinquedos, lugares, etc.
* Agrupar os alunos de acordo com suas afinidades, eles desenham o que gostam e mostram para os colegas.
**********
Essas atividades são desenvolvidas com crianças da Pré-escola e Anos Iniciais (1º e 2º ano).

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é importante!