quarta-feira, fevereiro 22, 2012
As dinâmicas de integração – são excelentes para os primeiros dias
de aula e têm como finalidade:
- Apresentação dos participantes;
- Memorização dos respectivos nomes;
- Inicio de um relacionamento amistoso;
- Desfazer inibições;
- Expressar suas expectativas;
O JOGO DAS SAUDAÇÕES
OBJETIVO: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade;
* * Atividade inicial para promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas, no primeiro dia do ano em que se encontram.
** Como Jogar:
- Peça que todos se levantem e caminhem pelo espaço.
- Avise que você vai dar um sinal (palma ou apito) e, quando o ouvir, cada um deverá parar diante de um colega, trocar um olhar e acenar com um “tchauzinho”.
-Quem não conseguir um par para fazer isto irá sentar-se no chão.
- A brincadeira recomeça.
- A brincadeira recomeça.
- Todos voltam a caminhar pelo espaço, pois ninguém fica de fora, neste jogo.
- Agora, regra é outra: ao ouvir o sinal, todos vão parar diante de duas pessoas (nenhuma pode ser a mesma de antes), trocar um olhar e perguntar os seus nomes.
- Quem não conseguir, vai sentar-se no chão.
- Agora, vamos parar e segurar a mão de três pessoas, que não sejam as mesmas das etapas anteriores.
- Em seguida, vamos dar um forte abraço em quatro pessoas...
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.
- Para terminar, todos vão cumprimentar quem ainda não cumprimentaram e voltar aos seus lugares.
EU SOU... E VOCÊ, QUEM É?
**Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. **Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
**O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro.
** Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
**A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.
ME APRESENTO:
MATERIAL: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares, boné, camisa, lenços, etc.)
# Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa.
# Deverá ser oferecido os objetos, para que eles possam criar um visual para se apresentar.
ALÔ, ALÔ!
ALÔ, ALÔ!
## Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar”.
## É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.
PROCURANDO CORAÇÃO...
MATERIAL: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
*# Distribuir os corações já divididos de forma aleatória.
*# Ao ouvirem uma música caminhar pela sala em busca de seu par.
*# Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e os participantes conversam com seus pares.
ABRAÇANDO AMIGOS
** Formar uma grande roda.
** Formar uma grande roda.
** Colocar uma música agradável.
** Atenção à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todos”. - É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
MINHAS FÉRIAS
# Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias fui na praia"...
# O segundo continua: "Quando fui na praia fiz um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estava no barco, fui”...
MINHAS FÉRIAS
# Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias fui na praia"...
# O segundo continua: "Quando fui na praia fiz um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estava no barco, fui”...
# Assim por diante até todos participarem.
HISTÓRIA DOS PARTICIPANTES
*** Criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo.
HISTÓRIA DOS PARTICIPANTES
*** Criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo.
*** Dividir a turma em grupos de 5 ou mais componentes. Cada grupo cria a sua história para apresentar para os colegas.
*** Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Marcadores: Assuntos Complementares, Socialização
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
24 comentários:
muito legais as dinâmicas
obrigada por diponibilizar
Muito bom.Valeu pela ajuda.
Uma brincadeira manera :;.)
Muito bom mesmo..
Dicas interessantes!
Legal, eu peguei seu plano de aula é dei uma modificada. Valeu abraço até mais.
VALEU , PELAS DICAS
Adorei estas dinâmicas, simples, mas muito interessantes
grata por dividir com os colegas
vai me ajudar muito !!!!!!!!!
Amei as dinâmicas
Selecionei algumas ..obrigada.
A sua dinâmica são muito legais.
gostei muito boas
obrigado pela dica !!! valeu
legal adorei a dinâmica
AMEI .ISTO SIM QUE É ALEGRIA ALEGRIA NA HORA DE ESTUDAR.PARABÉNS!
MUITO BOA AS DINÂMICAS. ESTÁ DE PARABÉNS!!
Obrigada por estas dicas, são muito interessantes e vão me ajudar muito!
MUITO LEGAL AS DINÂMICAS. GOSTEI
Muito bom parabéns
Excelentes ideias para esse entrosamento inicial.Valeu!!
excelente post para nos inspirar em um projeto no colegio zona norte sp, legal
Muito legal
Que legal! Fico feliz por tudo isso, desejo muito sucesso em seus projetos!
Postar um comentário
Sua opinião é importante!